Qual a melhor opção: SSD para notebook, memória RAM ou placa de vídeo?

Descubra as vantagens e desvantagens dessas três opções para o seu notebook e suas diferenças. Veja agora.

Se você costuma passar muito tempo no computador, deve saber exatamente como é a sensação de ver seu dispositivo levando longos e intermináveis segundos para carregar até mesmo páginas simples, não é mesmo? A frustração se torna ainda maior quando você nem sequer sabe o motivo para isso acontecer, o que o coloca em um verdadeiro “beco sem saída”.

Nesses momentos, não são poucas as pessoas que cogitam, simplesmente, trocar de equipamento, mandando o antigo diretamente para o lixo eletrônico. Mas, infelizmente, nem todo mundo possui recursos para isso. Então, o que fazer para mudar tal situação? Continuar com um PC lento e ineficiente? Adquirir um novo e melhor?

Acredite, existe uma maneira de dar vida nova (e ao menos mais alguns anos de duração) para a sua máquina: optando por um SSD para notebook, memória RAM ou placa de vídeo. Para descobrir os prós e contras de cada um desses componentes de extrema importância para o seu hardware, acompanhe nosso artigo a seguir!

As vantagens do SSD para notebook

O papel de um SSD (Solid State Drive) em um notebook é essencial para melhorar o desempenho geral do dispositivo. Diferente dos discos rígidos tradicionais (HDDs), os SSDs usam memória flash para armazenar dados, o que resulta em uma velocidade de acesso e gravação de dados muito mais rápida. Isso significa que tudo, desde a inicialização do sistema operacional até o carregamento de aplicativos e a transferência de arquivos, acontece de maneira mais ágil.

Além da velocidade, os SSDs para notebook trazem benefícios em termos de confiabilidade e durabilidade. Como não possuem partes móveis, eles são menos suscetíveis a danos físicos, o que os torna ideais para notebooks, que muitas vezes são transportados e podem sofrer impactos. Esta característica também contribui para uma operação mais silenciosa, já que não há discos girando internamente.

Do ponto de vista do consumo de energia, os SSDs para notebook são mais eficientes do que os HDDs. Eles consomem menos energia, o que ajuda a prolongar a vida útil da bateria do notebook. Isso é particularmente benéfico para usuários que dependem de seus aparelhos em movimento e precisam de uma bateria que dure mais. Em resumo, a inclusão de um SSD em um notebook transforma a experiência do usuário, proporcionando melhor desempenho, maior resistência e eficiência energética. Essas características tornam o SSD uma escolha cada vez mais popular para usuários de notebooks que buscam velocidade, durabilidade e uma operação eficiente.

As vantagens de adicionar mais memória RAM

Entre memória RAM ou placa de vídeo, a primeira opção pode ser melhor a escolha caso o seu objetivo seja garantir mais força ao seu sistema operacional. Como isso é possível? Basta entender bem a função de tal item no seu computador, como veremos abaixo.

De modo resumido, podemos dizer que a memória RAM atua como um ponto ou um local de armazenamento temporário, onde todos os dados e informações do sistema se alojam para que ele opere como o esperado. No entanto, não se confunda! Apesar da descrição, uma memória RAM não é o mesmo que um disco rígido (HD), certo?

Voltando ao assunto, todas as informações que ficam armazenadas na memória RAM podem ser acessadas rapidamente e de modo bastante fácil, diferentemente do que ocorre com o disco rígido (HD), aliás. Desse modo, quanto mais memória RAM o seu dispositivo tiver, seja ele de mesa ou notebook, mais rápido ele será, já que haverá um número menor de partes do componente dedicadas individualmente a cada tarefa ou função em execução.

Então, adicionar mais memória RAM resolverá todos os problemas do meu dispositivo?

A resposta certa é: definitivamente, não. Afinal, adicionar mais memória RAM tornará o seu computador mais rápido, mas não garantirá nada além disso.

O que isso significa? Que você não poderá, apenas com esse upgrade, aproveitar seu tempo livre com jogos que possuem gráficos de alta resolução ou muito pesados, ou ainda instalar programas e aplicativos novos, que não eram nem um pouco compatíveis com o seu sistema operacional anteriormente.

Lembre-se que mais memória RAM significa, unicamente, mais memória.

Assim, se você está em dúvida se opta por memória RAM ou placa de vídeo e encontra-se totalmente satisfeito com o seu computador como ele é, apenas procura por mais rapidez e eficiência, a primeira opção pode ser perfeita para você.

As vantagens de escolher uma placa de vídeo para o seu dispositivo

Agora, se você está procurando por algo que leve o seu computador a um outro nível de eficiência, uma nova placa de vídeo pode ser a escolha ideal.

Também conhecida como placa gráfica, uma placa de vídeo nova pode fazer os aplicativos e programas do seu equipamento, por mais antigos que eles sejam, funcionarem perfeitamente e muito mais rápido.

Uma placa de vídeo é capaz de lhe fazer imergir nos melhores e mais modernos gráficos de jogos do mundo, garantindo iluminação e movimentos únicos. O mesmo vale claro, para filmes em altíssima resolução, como os em 4K e ultra definição. Além disso, as placas gráficas são pensadas e fabricadas para durarem muito tempo, ou seja, são um ótimo investimento de longo prazo.

Então, a placa de vídeo resolverá todos os meus problemas?

Se entre a memória RAM ou placa de vídeo você escolheu a segunda opção, saiba que, apesar de suas inúmeras vantagens, há pontos que a mesma não é capaz de resolver.

O primeiro ponto que precisamos destacar é que, muitas vantagens cobram um alto preço, literalmente. Uma boa placa de vídeo pode apresentar valores relativamente pesados para muita gente, o que acaba fazendo alguns usuários desistirem do upgrade.

Mas, por outro lado, é preciso lembrar que sua durabilidade pode valer, e muito, o investimento. Além disso, uma placa de vídeo se mostra a melhor opção para fortalecer seu PC por ao menos alguns anos.

O que escolher, afinal de contas: SSD para notebook, memória RAM ou placa de vídeo?

Bem, agora você já conhece as principais vantagens e desvantagens de optar por SSD para notebook, memória RAM ou placa de vídeo, não é mesmo? Então, é hora de descobrir como fazer a escolha correta.

A melhor maneira de fazer essa escolha, de modo certeiro, é pensar nas suas principais necessidades. Faça as seguintes perguntas para si mesmo:

  • Eu utilizo mais o meu dispositivo para o trabalho em si ou para jogos?
  • Eu utilizo meu computador para as duas coisas, jogos e trabalho, com a mesma intensidade?
  • Eu estou completamente satisfeito com o que o meu sistema operacional me oferece neste exato momento?
  • Eu estou disposto a investir um bom valor para ter um dispositivo duradouro?

Se você respondeu positivamente para todas essas questões, a melhor opção para você é, sem dúvida, uma memória RAM.

Agora, responda algumas questões extras:

  • Você quer aumentar a capacidade do seu dispositivo como um todo?
  • Você não se importa em pagar mais caro em um componente?
  • Para você, uma imagem de qualidade faz toda a diferença?

No caso de “sim” para todas elas, talvez seja hora de optar por uma boa placa de vídeo. Isso porque, o que faz alguém escolher tal componente é, simplesmente, querer melhorar o que já se tem em vez de mudar completamente a configuração da máquina.

Agora, se você tem um notebook com ruídos estranhos, frequentes erros de disco, superaquecimento e vibração excessiva, deve considerar o SSD para notebook

Seja qual for a sua escolha, SSD para notebook, memória RAM ou placa de vídeo, saiba que com as informações contidas neste artigo, você provavelmente acertará em cheio.

Para SSDs para notebook, RAMs e placas de vídeo de alta qualidade e com preços incríveis, acesse agora mesmo o site da bringIT. Na dúvida, fale sempre com um de nossos especialistas, combinado?

Veja também alguns dos nossos produtos mais buscados:

  • SSD 240GB para notebook;
  • SSD 500GB para notebook;
  • SSD para notebook Samsung;
  • SSD para notebook Dell;
  • SSD para notebook Lenovo;
  • SSD para notebook Acer.

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles