ícone compartilhar redes sociais
aplicação de pasta térmica na placa de vídeo

Pasta térmica para placa de vídeo: tudo o que você precisa saber

Welysson

Você sabe o que é pasta térmica para placa de vídeo?

A maioria dos computadores acaba apresentando um “problema” muito comum: o superaquecimento. Esse aquecimento exacerbado da máquina pode também atingir um dos principais componentes do computador, como a placa de vídeo, e a pasta térmica pode ser usada para que ela superaqueça.

A pasta térmica se tornou um produto indispensável e é algo que precisa ser substituído de tempos em tempos para garantir que o seu computador não seja danificado pelo superaquecimento. A maioria das pessoas já tem esse hábito de substituir a pasta térmica de seus processadores, mas acabam negligenciando a placa de vídeo.

Com o grande crescimento na qualidade dos conteúdos produzidos em mídia que reproduzimos em nossos notebooks e computadores, sobretudo em relação aos games, a necessidade de placas de vídeos mais potentes também levou a uma necessidade de garantir que elas não se superaqueçam, daí a necessidade de conferir também a sua pasta térmica.

Hoje vamos trazer tudo o que você precisa saber sobre a Pasta Térmica para Placas de Vídeos

O que é e qual a função da pasta térmica para placa de vídeo?

Muita gente nem sabe da existência da tal pasta térmica em seus computadores, mas ela é um componente essencial em evitar que sua máquina queime por excesso de calor gerado.

A pasta térmica é um composto químico líquido, viscoso, geralmente têm cor branca ou prateada e normalmente à base de silicone ou mesmo metais como aço, cobre e alumínio; é aplicada na superfície do processador para que o excesso de calor seja dissipado pelo cooler (ou “resfriador”).

As pastas térmicas de silicone costumam ser mais baratas e mais seguras. Tente evitar as pastas térmicas muito líquidas, pois são difíceis de utilizar e normalmente são usadas por profissionais já treinados. Não vá estragar seu PC tentando consertá-lo!

Ok, agora já sabemos o que é uma pasta térmica e já sabemos que ela serve para ajudar na dissipação de calor do seu computador, evitando o superaquecimento. Ou seja, a pasta térmica vai conduzir o calor para fora da sua máquina.

Um ponto importante aqui é entender que, para isso, cada pasta tem o seu coeficiente de condutibilidade. Esse coeficiente de condutibilidade das pastas térmicas determina o grau de “facilidade” da transferência de calor do material.

Esses coeficientes são determinados em números e é comum que se use a pasta térmica de coeficiente 5 para os computadores convencionais, de uso cotidiano, enquanto a pasta de coeficiente 7 já é mais indicada para os computadores dos gamers, que exigem mais da placa de vídeo.

Quando substituir a pasta térmica para placa de vídeo e o quanto ela dura

Todos os computadores já saem de fábrica com a pasta térmica, é claro. Ocorre que a sua função e efetividade pode ficar comprometida pela qualidade do material ou mesmo pelo uso prolongado.

Algumas pessoas sugerem a substituição anual, outras defendem que nunca é necessário trocar a pasta térmica, principalmente da placa de vídeo. Entretanto, é importante observar que estas pastas térmicas tendem a se ressecar e perder o seu fator de condutibilidade do calor.

Como já dissemos, a qualidade da pasta térmica diz muito quanto à sua durabilidade, mas também é necessário notar pontos como frequência de uso da máquina, se ela demonstra sinais de superaquecimento ou o prazo de validade de pasta que você pode ter escolhido.

As pastas térmicas normalmente têm a sua validade definida da seguinte forma, considerando o tipo de material de produção:

• Pasta térmica a base de silicone: validade de 3 anos
• Pasta térmica a base de aço, alumínio e cobre: validade de 5 anos
• Pasta térmica a base de prata: validade entre 8 e 10 anos.

A maioria das pastas térmicas pode superar mais de um ano de uso intenso em seu computador sem serem substituídas, mas procure se atentar aos sinais de superaquecimento ou mal funcionamento da máquina.

Os computadores gamer podem precisar de uma atenção especial quanto à pasta térmica da placa de vídeo, pois os jogos costumam exigir muito – e cada vez mais – delas.

Aliás, placas de vídeos para computadores gamer costumam ser mais caros, então a sua manutenção deve realmente ter um cuidado maior para se evitar um prejuízo ainda maior.

Como escolher a pasta térmica ideal e algumas dicas de aplicação

Já dissemos que as pastas térmicas envolvem alguns fatores: seus materiais, níveis de condutibilidade, prazo de validade. Então, como escolher uma boa pasta térmica?

O preço das pastas térmicas varia de acordo com esses fatores e os preços podem variar de R$ 5,00 a até R$ 100,00, normalmente. É importante optar por uma pasta térmica que realmente vai atender o que você precisa, que é ajudar no controle da temperatura da sua máquina.

As máquinas de silicone não são caras e oferecem uma alta condução térmica, também são muito fáceis de serem aplicadas e recobrem totalmente as superfícies térmicas, preenchendo todas as micro lacunas entre as superfícies e evitando que o ar seja retido.

Você não precisa aplicar muita pasta térmica no processador nem na placa de vídeo. Aplicar muita pasta não significa mais efetividade e pode acabar prejudicando a máquina. Além disso, é preciso lembrar de remover a pasta térmica que você está substituindo (basta usar álcool isopropílico e raspar os vestígios da pasta “velha”).

Uma pasta térmica de silicone de fator de condutibilidade mais que satisfatório é a Pasta Térmica Implastec de 100g, que é quimicamente inerte, não corrosiva (o que vai evitar danos a qualquer componente da sua máquina) e atóxica, apresentando ótima estabilidade térmica.

Esta pasta pode ser usada em diferentes tipos de componentes que precisam dessa função dissipadora de calor.

Lembre-se também que a pasta precisa de um tempinho para começar a “fazer efeito”, então leia as instruções para ver direitinho o quanto esperar.

Já a pasta Pasta Térmica Prata Thermal da Implastec, também de silicone, oferece um fator de condução térmica mais alto de 1,2w/mK, e cumpre todas as funções necessárias de uma pasta térmica em proteger a sua placa de vídeo e demais componentes.

Você não precisa aplicar a pasta em toda a superfície do processador ou da placa de vídeo, mas apenas na parte superior central e poucas gotas farão efeitos. Um produto que se destaca se destaca pela facilidade de uso é a
Pasta Térmica Thermal Silver da Implastec
em formato de seringa, que facilita a aplicação direcionada em seus componentes.

Agora as pastas térmicas não são mais um mistério, certo? É muito fácil cuidar de seu computador com procedimentos simples que podem evitar muitos prejuízos e é sempre bom conhecer mais desses procedimentos.