cabo de internet em cima do teclado de notebook

5 dicas para comprar um bom cabo de internet

Decidiu remodelar a rede de internet da sua casa ou da sua empresa e precisa de ajuda para comprar o cabeamento? Elaboramos 5 dicas para não errar na hora de investir em um cabo de internet!

Após investir uma boa quantidade de dinheiro em equipamentos certos para montar uma rede decente de internet, você precisa garantir que as conexões estejam desempenhando seu papel com a melhor qualidade possível, não é mesmo?

Não basta comprar os melhores equipamentos do mercado. Para ter uma boa internet, é necessário garantir também que o cabeamento está à altura da tecnologia que você adquiriu.

1. Comprimento do cabo de internet

O comprimento do cabo pode sim afetar a qualidade e desempenho da sua internet, mas calma, esse efeito só é significativo para cabos com mais de 100 metros de comprimento.

Logo, se sua rede é doméstica, e sua casa possui poucos cômodos, você não precisa se preocupar com esse detalhe, porém se você está montando uma rede empresarial, para prédios ou condomínios, será necessário um pouco de planejamento para garantir o melhor proveito da internet.

2. Categorias de cabo de internet

Os cabos de internet são classificados pela frequência e quantidade de transmissão de sinais elétricos que suportam. Para essa categorização é necessário avaliar algumas normas técnicas, especificações e a qualidade dos materiais utilizados na fabricação do cabo.

Cabo de internet amarelo sobre fundo azul

A fabricação desses cabos é complexa em comparação a cabos de cobre, e os materiais precisam trabalhar sem atenuação do sinal ou interferência em frequências muito altas.

No processo de fabricação, o entrelaçamento e a possibilidade de surgir bolhas ou impurezas, são fatores que podem comprometer a qualidade do cabo de internet.

A sua escolha deve considerar a qualidade entregue pelo fabricante, se o cabo de internet vai conseguir sustentar o tráfego exigido e se é compatível com a tecnologia que você está usando.

Vamos explicar para você as principais categorias de cabo de internet comercializadas atualmente, para identificar o modelo correspondente, basta ler a informação impressa na parte externa do cabo.

Cabo de internet Cat5

O padrão Cat5 é o mais antigo dos modelos de cabo de internet, e é utilizado com frequência em redes domésticas.

Sua velocidade de transmissão de dados é de até 100 Mbps, com a evolução dos equipamentos estão sendo substituídos por outros padrões de cabo de internet que suportam mais demanda.

Cabo de internet Cat5e

A versão mais moderna do cabo cat5 é o cat5e, elaborado para suportar velocidades de até 1000 Mbps, com redução de interferência. Isso possibilita o uso de cabos mais longos, e é muito bom para uso doméstico e em pequenas corporações.

Cabo de internet Cat6

A versão Cat6 pode suportar até 10 Gigabits em uma frequência de 250 MHz. Esse potencial, provavelmente, é desnecessário em uma rede doméstica.

Porém, é muito útil caso a abrangência do cabeamento tenha que ser de uma distância muito grande, mesmo que não precise suportar uma grande velocidade de transmissão.

3. Blindagem do cabo de internet

Ao escolher o seu cabo de internet é importante considerar a blindagem do material, isso porque os ambientes, sejam empresariais ou domésticos, possuem várias fontes potenciais de interferência que podem prejudicar o sinal enviado pelo cabo de internet.

Uma dica importante para identificar a qualidade de um cabo: cabos sem nenhuma blindagem são mais fáceis de clipar e são bem maleáveis, logo também são bem baratos e fáceis de encontrar.

Existe uma classificação variada por blindagem, vamos apresentar os mais comuns:

UTP (Unshielded Twisted Pair)

São os cabos sem blindagem, esse cabo é parecido com os confeccionados antes da padronização, quando a demanda de envio de sinais era somente de voz.

FTP (Foiled Twisted Pair)

Os cabos FTP possuem uma blindagem simplificada, feita com liga de alumínio ou aço, uma fina folha desses elementos envolve todos os pares de cabo, dando uma proteção às interferências externas.

STP (Shielded Twisted Pair)

Nessa categoria a blindagem é individual para cada par, reduzindo a interferência interna chamada de crosstalk, o que melhora a performance de cabos longos, é muito utilizado para cabeamento com mais e 100 metros.

SFTP (Screened Foiled Twisted Pair)

Os cabos do tipo SFTP são os melhores para áreas com muita interferência, pois possuem uma blindagem externa e uma individual para cada par, o que o torna muito resistente.

É recomendado o uso desse cabo com conectores especiais como o RJ-45 blindados, para proteger as pontas.

4. Invista em velocidade

Se você está montando uma rede poderosa para atender a sua demanda e decidiu investir em um cabo de internet mais veloz, a nossa dica é adquirir um roteador padrão AC.

Com um bom roteador você pode atingir mais de 1 Gbps, combinado com um cabo cat5e pode chegar a 1000 Mbps ou com um cat6 a 10.000 Mbps.

É importante salientar, que a rede toda e seus equipamentos precisam ter suporte para esses padrões, independente de sua internet ser cabeada ou wireless, sem aparelhos que operem nessa frequência, o investimento será inútil.

Se sua intenção for uma conexão veloz para games online esta é a melhor configuração, combinada com um bom computador e periféricos de qualidade, feitos especialmente para atender a necessidade de um jogador, como o teclado gamer da Redragon DARK AVENGER e o mouse gamer PHASER da mesma marca, você tem o ideal para uma alta performance em games online.

5. Escolha um cabo de internet de qualidade

A escolha de um cabo não deve ser embasado somente no padrão avançado do modelo, do contrário será um desperdício de recursos.

Procure o mais adequado para a sua necessidade, mas considere sempre a qualidade de fabricação do cabo de internet, muitos fabricantes alteram os componentes para reduzir o custo, e isso pode prejudicar muito a performance da sua internet.

Sem medidores específicos é difícil saber se um cabo tem boa qualidade ou não, por isso, pesquise bem se a marca é confiável!

O que achou das nossas dicas para não errar na hora de investir em um cabo de internet? Saiba mais sobre tecnologia lendo os artigos do nosso blog, e confira os melhores produtos do mercado no site BringIT.

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles