ícone compartilhar redes sociais
bateria de notebook

Tem como recuperar bateria de notebook?

Welysson

A durabilidade da bateria é uma questão importante para quem utiliza notebook para trabalhar ou mesmo se divertir. Ela garante a autonomia do aparelho longe de tomadas e isso pode ser fundamental em algumas situações.

Vale ressaltar que essa durabilidade não é medida em anos ou meses, e sim em ciclos. Ou seja, cada produto tem uma vida útil estimada de acordo com a quantidade de cargas completas que recebe.

De modo geral, as baterias de notebooks apresentam um funcionamento ideal entre 300 e 500 ciclos, a depender da marca, modelo e uso. A partir daí elas não conseguem garantir a autonomia ideal para o computador.

Outra questão que influencia na autonomia das baterias é a quantidade de células que elas possuem, podendo ser entre 3 e 9. Além da quantidade de miliampere-hora (mAH) que fornece. Com mais células e mais mAH o notebook consegue ficar mais tempo longe da tomada. Temos no nosso catálogo, por exemplo, essa bateria com 4400 mAH e 6 células.

bateria de notebook

Mas, depois que a bateria já está danificada pelo uso intenso, é possível recuperar a sua autonomia? Vamos entender melhor sobre isso.

Recuperando a bateria

De modo geral, não existe uma maneira certeira e eficaz de recuperar uma bateria danificada pelo uso. A melhor estratégia para melhorar o desempenho do seu notebook quanto à autonomia é adquirir uma nova.

tirando bateria de notebook

Mas, existem algumas opções que você pode testar caso não consiga adquirir um equipamento novo no momento. Vale lembrar que elas não vão garantir a recuperação da sua bateria, são apenas tentativas que podem ou não ajudar um pouco a postergar a compra da nova.

A primeira opção é realizar uma calibragem na bateria. Esse procedimento pode corrigir alguns erros que o equipamento possa ter e melhorar um pouco o desempenho. Nem sempre a calibragem trará alguma melhora, entretanto.

A segunda opção é a troca das células da bateria. Isso exige que a carcaça do produto seja retirada para que as células antigas sejam substituídas. Esse procedimento é complexo e não deve ser realizado por quem não tem experiência e conhecimento. E, mesmo após a troca, ela pode não funcionar como o esperado.

Visto isso, chegamos a conclusão que não existe uma maneira segura e eficaz de recuperar uma bateria de notebook. Se a sua já chegou ao seu pico de ciclos, o ideal é procurar uma nova para que seu computador volte a ter autonomia.

Bateria vicia?

Ainda pensando na durabilidade da bateria do notebook, elas realmente “viciam” se o aparelho ficar sempre conectado na energia? A resposta é não!

Essa situação, chamada também de “efeito memória”, ocorria sim em baterias mais antigas, como as de níquel-cádmio (NiCd). Já os equipamentos modernos são feitos com íons de lítio, composição que não permite que a bateria “vicie”.

Então, deixar o notebook ligado na tomada não prejudica a sua bateria. Assim que ela chega em 100% de carga, o próprio aparelho interrompe o carregamento e passa a operar diretamente pela corrente elétrica.

Vamos conhecer então algumas dicas para postergar ao máximo a troca, otimizando o uso diário da bateria do seu notebook. Medidas que economizam energia fazem o tempo de cada ciclo ser maior e, portanto, a bateria ter maior durabilidade.

Dicas para a bateria durar mais

  • Desligue a tela sempre que possível. Uma boa parte da energia da bateria é utilizada para manter a tela funcionando. Por isso, configure o sistema para inativá-la com o mínimo de tempo possível sem uso. Assim, você evita que ela fique ligada sem necessidade.
  • Diminua o brilho. Dependendo do ambiente, como dentro do quarto ou em outros locais mais escuros, não é preciso manter o brilho no monitor no máximo. Diminuir um pouco a intensidade ajuda a consumir menos a bateria e mantém o conforto visual.
  • Desligue o som. Se você não está realizando uma tarefa que exige sons, coloque o notebook na opção mudo. Isso evita que o aparelho gaste energia desnecessária com os circuitos de som.
  • Opte por menos periféricos. Quanto menos itens estiverem consumindo a energia do notebook, mais a bateria vai durar. Entretanto, sabemos que alguns são essenciais, como mouse e teclado. 
  • Desligue o Bluetooth e wi-fi. Não está utilizando o Bluetooth ou o wi-fi? Vale a pena manter as conexões desativadas, então. Isso ajudará a manter a autonomia do seu notebook mais alta e a bateria irá ser menos consumida.
  • Fuja do calor. É importante manter o seu notebook longe de lugares quentes e abafados, como almofadas, cobertores e travesseiros. O calor prejudica a vida útil das baterias, desse modo elas precisarão ser trocadas mais rapidamente. No nosso site temos muitas opções de bases e coolers para ajudar a manter a temperatura ideal.
  • Utilize a opção de poupar energia no notebook. Todos eles possuem uma opção de economia de energia, que muda automaticamente vários recursos para que o aparelho consuma menos energia. Vale a pena manter essa função ativada para aumentar a durabilidade da bateria.

    Mais que reparo, cuidado

    Como vimos, vale mais a pena cuidar bem da saúde da sua bateria do que pensar em formas de repará-la. Usar os recursos do notebook com parcimônia, mantê-lo sempre em temperaturas amenas e evitar quedas é a melhor maneira de prolongar a vida útil das baterias.

    Se precisar de outra bateria ou qualquer outra peça ou acessório para seu notebook, basta acessar nosso site. Vale lembrar que nossos produtos são novos, possuem a embalagem lacrada, garantia de 12 meses e acompanham a nota fiscal.

    Temos headsets, fones de ouvido, produtos para gamers, peças de reposição e uma gama de produtos para seu computador.