notebook aberto com bateria

Aprenda agora a reciclar bateria notebook

O lixo eletrônico, também conhecido como resíduo eletrônico, é a categoria de itens descartados que mais cresce no mundo, ano após ano. Por isso, a necessidade cada vez mais forte de instruir os usuários a reciclar bateria notebook, pilhas e aparelhos celulares, por exemplo.

Os dados que confirmam essa informação vêm da Organização das Nações Unidas (ONU), que em seu relatório “A New Circular Vision for Electronics” (Uma Nova Visão Circular para os Eletrônicos), de 2019, afirma que das 50 milhões de toneladas de lixo produzidas por ano, apenas 20% são recicladas.

Mas será que existe algo que possa ser feito para “frear” números tão preocupantes e impactantes como esses? Para descobrir a resposta continue com a gente até o final deste artigo.

tirando bateria de notebook

Entenda mais sobre os materiais que compõe uma bateria

Reciclar bateria notebook não é, definitivamente, uma tarefa simples.Isso porque, o processo exige que esses itens sejam colocados em uma sala especial, sem oxigênio e com temperaturas extremamente baixas, para que tudo saia como o esperado.

Essa ação faz com que a bateria seja dividida de três formas diferentes, formando grupos com:

  • Cobalto e lítio;
  • Plástico e alumínio;
  • Cobre e aço inoxidável.

Quando o processo é finalmente concluído, cada um desses grupos pode ser destinado para uma área diferente da indústria, gerando lucro e o início de um novo ciclo.

O que é íon de lítio?

Atualmente, boa parte das baterias de notebooks comercializados no mercado são feitas de íon de lítio, um material quase inofensivo, mas que não deve ser negligenciado, contando com descarte e reciclagem eficientes e precisos.

Conhecido como o metal mais leve existente, o lítio possui um enorme potencial eletroquímico, fornecendo quantidades incríveis de energia, ou seja, ele mostra-se perfeito como componente de produtos eletrônicos.

No entanto, o que era utilizado, inicialmente, em sua forma bruta, passou a ser comercializado e usado na indústria em forma de íon (átomo ou molécula). O motivo? Embora possua menos energia, seu manuseio se mostra muito mais seguro.

Além disso, uma bateria de íon de lítio pode alimentar um computador portátil de forma direta, reduzindo consideravelmente os custos de produção dos itens (mesmo que nem sempre essa redução chegue ao consumidor final).

No entanto, não se engane! Por melhor que esse material pareça em termos de tecnologia e inovação, seu descarte ainda precisa de cuidado, principalmente quando o assunto é reciclar bateria de notebook.

Você sabe dizer, rapidamente, se a bateria do seu computador é feita de íon de lítio? Não? Então, confira nosso artigo especial sobre o assunto e aprenda a identificar o uso desse material no seu equipamento!

Por que reciclar bateria de notebook pode ser algo vantajoso?

Reciclar bateria notebook e de outros dispositivos eletrônicos é indispensávelquando o objetivo é proteger o meio ambiente e a saúde de todos, já que torna o processo de tratamento dos materiais de sua composição mais seguro e simples.

Embora uma boa parte dos dispositivos possua baterias de íon de lítio atualmente, alguns modelos antigos ainda apresentam composições com hidreto metálico de níquel, um material extremamente perigoso para o planeta, capaz de contaminar tanto o solo como a água.

Logo, apenas “jogar” esse tipo de lixo eletrônico em grandes aterros não se mostra uma opção ecologicamente viável, o que acaba exigindo a reciclagem.

No entanto, mesmo que tal processo seja trabalhoso, ele garante a extração de materiais bastante valiosos, como:

  • Aço;
  • Níquel-cádmio;
  • Cobalto.

Tal extração pode parecer uma tarefa pesada e complicada, porém vantajosa quando comparada com a de descontaminação do meio ambiente.

bateria de notebook

Como ajudar na reciclagem de uma bateria de notebook?

As opções para quem quer contribuir com a natureza e com a saúde da população no geral são diversas quando o assunto é reciclar bateria notebook. Entre elas estão:

    1. Procure por lojas de eletrônicos que façam o recolhimento do material

Existem algumas lojas do setor que oferecem um espaço para que os clientes depositem seu lixo eletrônico de forma simples e rápida, o que inclui as famosas baterias de notebook.

Para realizar o processo, basta levar os itens até os estabelecimentos em questão e colocá-los nos lugares indicados, sem maiores preocupações. Na dúvida, faça uma rápida consulta pela internet ou por telefone, para saber quais materiais são aceitos.

    1. Faça uso da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)

A Política Nacional de Resíduos Sólidos foi criada em 2010, com o objetivo de resolver (ou ao menos diminuir) os números gigantescos de lixo eletrônico descartado de forma incorreta.

No caso de reciclar bateria de notebook,por exemplo, a PNRS é clara quanto a responsabilidade do fabricante no quesito “logística reversa”, ou seja, o mesmo deve realizar o processo de recolhimento, encaminhamento e até mesmo descarte correto dos resíduos eletrônicos.

Portanto, se você possui peças de computador portátil estragadas ou esquecidas em algum canto da sua casa, procure pelo serviço de atendimento da marca e informe-se sobre a melhor maneira de se livrar delas, o que costuma acontecer através de:

      • Coleta;
      • Envio da peça para a fábrica (ou endereço determinado pela empresa);
      • Levando até um ponto específico.
    1. Consulte as medidas tomadas e oferecidas pela prefeitura da sua cidade

Em algumas cidades brasileiras é possível fazer uso do serviço de recolhimento de lixo eletrônico, encaminhando peças antigas para o descarte correto.

Um bom exemplo desse tipo de política é a empregada em Curitiba, no Paraná, onde a prefeitura disponibiliza um cronograma mensal em seu site com datas, horário e locais onde um caminhão especial permanece para que a população entregue seus resíduos da categoria.

Além disso, há diversos pontos na cidade com espaços próprios para o descarte dos materiais. Nesse caso, basta que as pessoas que desejam reciclar bateria de notebook,pilhas, lâmpadas e outros itens, depositem os mesmos em seus lugares.

Reciclar bateria de notebook pode não ser uma tarefa tão simples,mas quando consideramos todos os fatores envolvidos, principalmente no que diz respeito ao meio ambiente e saúde, vale a pena investir um tempo para realizar o processo corretamente!

Se a sua bateria precisou ser descartada e você está em busca de uma nova para fazer a substituição, venha conferir o site da bringIT. Aqui você encontra as melhores peças para o seu computador, com preços incríveis e um excelente atendimento!

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles