ícone compartilhar redes sociais
Teclado de notebook: guia com atalhos, dicas de manutenção e compra

Teclado de notebook: guia com atalhos, dicas de manutenção e compra!

Alessandra Pitta

Precisa de dicas quando o assunto é o teclado para notebook? Quer aprender os melhores atalhos, dominar a configuração do seu dispositivo ou entender como comprar um produto compatível? Estamos aqui para ajudar em todas essas etapas!

Neste artigo, vamos falar sobre as principais dúvidas que você pode ter sobre o teclado do seu notebook e dar soluções práticas para cada um delas! Além disso, tem presente por tempo limitado no final deste artigo. Fique até o fim para aproveitar a oferta exclusiva! 💙

Atenção tem cupom no final deste artigo!

Teclado travado: O que fazer em caso de bloqueio?

Comece reiniciando o notebook. Se o teclado não voltar ao normal, veja se o cabo está bem conectado à placa-mãe.

Limpe a sujeira entre as teclas usando um pincel macio e atualize os drivers do teclado no site do fabricante.

Se nada funcionar, desative teclas de alternância, como Num Lock, Caps Lock ou Scroll Lock, se estiverem ativadas.

Agora, veja as configurações de idioma do teclado nas configurações do sistema operacional. Você pode fazer um teste com um teclado externo para descobrir se o problema está no teclado interno do notebook. Para saber mais, clique aqui.

Como inserir um ponto de interrogação no teclado (entre outros atalhos)?

Para inserir um ponto de interrogação, pressione Shift e, ao mesmo tempo, aquela tecla com o ponto de interrogação. Se não encontrar a tecla específica, pressione a letra W junto com a tecla AltGr. Quer conhecer outros atalhos? Dê uma olhada na lista abaixo:

  • Atalho para emojis: Windows + Ponto Final
  • Atalho para minimizar todas as janelas: Windows + L
  • Print da tela salvo em JPG: Win + PrintScreen
  • Capturar parte da tela: Windows + Shift + S
  • Bloquear o Windows: Windows + L
  • Abrir aba fechada recentemente: CTRL + Shift + T
  • Abrir link em uma nova aba: CTRL + Botão esquerdo
  • Atalho para adicionar página aos favoritos: CTRL + D
  • Atalho para virar a tela do computador: Alt Gr + Setas
  • Organizar abas lado a lado: Windows + Setas
  • Atalho para abrir o histórico de navegação: CTRL + H
  • Atalho para abrir Downloads: CTRL + J
  • Atalho para limpar histórico de navegação: CTRL + Shift + DEL
  • Atalho para gravar tela do computador: Windows + G

Alternando idiomas: Como usar o teclado em inglês?

Caso o idioma não esteja instalado no seu notebook, adicione o teclado em inglês, escolhendo a opção "Estados Unidos (internacional) QWERT" e remova outras configurações de teclado para evitar confusões.

Pronto! Agora, seu teclado está pronto para uso com os atalhos certos para caracteres especiais e acentos, incluindo o "ç". Quer saber mais sobre esse assunto? É só clicar aqui.

Desvendando a tecla Shift: Qual sua função?

A tecla Shift do teclado é usada para deixar letras maiúsculas e acessar símbolos diferentes. Ela também serve para criar atalhos, realçar textos e abrir o gerenciador de tarefas.

Além de tudo isso, se você pressionar Shift enquanto o Windows estiver iniciando, consegue acessar as opções de reparo do sistema. Deu para perceber que essa tecla é bem útil, não é?

Teclado que troca letras por números

Primeiro, segure ao mesmo tempo as teclas FN e Num Lock. Se não funcionar, siga estes passos: Abra o teclado virtual pelo menu "Iniciar", clique em "Opções", ative o teclado numérico e pressione FN + Num Lock. Problema resolvido!

Como limpar o meu teclado de notebook?

Você pode limpar o seu teclado de notebook de duas formas:

Pano úmido: Use um pano macio levemente umedecido com água para limpar as teclas e um pincel fino para os espaços entre elas. O algodão também pode ser usado para tirar sujeiras acumuladas nos vãos.

Usando ventilação: Use um dispositivo que gere vento como um ventilador, secador de cabelo, aspirador ou nebulizador, para soprar ar sobre o teclado em diferentes posições. O importante é não usar ar quente para não prejudicar o notebook!

Como lidar com teclas muito sujas: em casos extremos, use uma solução de água morna e detergente suave. Mergulhe o cotonete na solução e limpe delicadamente as teclas afetadas. Lembre-se de secar completamente o teclado depois da limpeza.

A limpeza adequada do teclado pode prolongar sua vida útil e garantir uma experiência de digitação mais agradável. Se o problema continuar ou se o dispositivo precisar de uma assistência adicional, consulte um profissional!

Falando em prevenção, você pode usar películas de proteção para evitar danos futuros causados por líquidos ou sujeira.

Meu teclado molhou! E agora?

Primeiro, desligue o notebook e remova a bateria. Se for água, existem mais chances de recuperação do que se for um líquido mais corrosivo.

Use papel absorvente ou um secador de cabelo em temperatura média para secar completamente o teclado. Evite expor o notebook ao sol e nem carregue a bateria neste momento, pois isso pode danificar o aparelho!

Após secar o líquido, teste o funcionamento. Se não funcionar, procure sua assistência técnica de confiança.

Dica extra: Se você não tiver conhecimento técnico, evite desmontar o notebook. Deixe que um técnico avalie e resolva o problema adequadamente.

Problemas comuns adicionais e suas soluções

Já falamos de problemas comuns, como teclado desconfigurado e travado, mas existem outras questões que podem incomodar! Aqui estão algumas situações extras:

Teclas quebradas: Se uma ou mais teclas do seu teclado de notebook estiverem quebradas, pode ser que você precise trocar de dispositivo. Na dúvida, fale com um técnico e veja se vale a pena ou não fazer a substituição.

Teclas que não respondem: Se algumas teclas não responderem quando pressionadas, pode ser por motivo de sujeira. Tente limpar o teclado conforme as dicas acima. Se o problema continuar, aqui também vale a troca.

Teclado com atraso de resposta: Se você perceber um atraso grande entre a digitação e a exibição das letras na tela, pode ser por problema de software ou hardware. Reinicie o notebook e veja se existem atualizações de driver disponíveis para o teclado. Se não resolver, avalie uma possível substituição.

Teclado emitindo sons estranhos: Seu teclado fazendo sons estranhos ao digitar, como cliques e estalos? Pode ser um problema com os interruptores das teclas. Nesse caso, pode ser necessário substituir o teclado.

Tome sempre muito cuidado quando lidar com questões de hardware, se não souber o que fazer, chame um profissional especializado.

Teclado de notebook desconfigurado: Soluções simples

Primeiro, veja se o problema é de configuração ou físico. Reinicie o notebook e veja se as teclas produzem números em vez de letras. Se sim, pressione Fn + Num Lock ou use o teclado virtual para ativar o Num Lock.

Se o teclado trocar letras por símbolos, pode ser um vírus. Use um antivírus e reconfigure se precisar. Adicione também um novo layout de teclado compatível com seu padrão (como ABNT2 para o português brasileiro). Se o problema persistir, pesquise possíveis danos físicos.

Caso nenhuma das dicas acima funcione, considere a substituição do teclado.

Teclado quebrado: Próximos passos

O seu teclado de notebook quebrou e você precisa comprar um novo? Confira nossas dicas a seguir e faça a melhor escolha!

Identifique o modelo do seu notebook: escolha o layout de teclado que você está mais acostumado a usar, como português brasileiro ou inglês.

Verifique a compatibilidade: o modelo de teclado que você escolher deve ser compatível com o seu notebook. Por isso, confira o código Part Number e se as teclas são parecidas com as do seu teclado atual.

Confira os modelos compatíveis: Veja se o teclado que você escolheu é compatível com o modelo do seu notebook. Para saber mais sobre isso, leia este artigo.

Considere características especiais: Se você precisa de recursos extras, como um mouse embutido entre as teclas ou um teclado iluminado, verifique se o modelo que você escolheu oferece essas opções.

Preste atenção às diferenças: Repare que alguns teclados para notebook têm teclas um pouco diferentes, como a tecla Shift, então veja se isso vai ser um problema para você.

Peça ajuda se precisar: Se estiver na dúvida, chame um profissional para te ajudar.

Assista ao vídeo abaixo, onde damos mais dicas para te ajudar a escolher o teclado certo para o seu notebook:

Precisa comprar um teclado para notebook? Aqui tem cupom pra você!

A bringIT está aqui para ajudar você a encontrar o teclado certo para o seu notebook. Quer motivos para comprar com a gente? Temos!

Somos a maior empresa brasileira especializada em peças e acessórios para notebooks, com 15 anos de mercado enviando pedidos para todo o Brasil! Além disso, nossos produtos são testados e validados por um setor super competente de controle de qualidade.

Comprando em nosso site, você confere em nossa página de categorias várias opções de teclados para notebook compatíveis com as marcas mais tops do mercado! Acer, Apple, Asus, Dell, HP, LG, Lenovo, Positivo, Samsung, Sony Vaio, são algumas delas.

Ficou com alguma dúvida e quer saber mais sobre compatibilidade para acertar na escolha do modelo? É só clicar aqui.

Esperamos que este guia tenha sido útil para resolver suas dúvidas sobre teclado de notebook. E lembre-se: manter seu teclado limpo e em bom estado é essencial para uma experiência de digitação agradável e sem contratempos! E, caso precise, busque a ajuda de um profissional qualificado e de confiança.

Isso mesmo! Adicione ao carrinho o cupom VIMDOBLOG e ganhe 3% de desconto na categoria de teclados para notebook para compras acima de R$350! Atenção: cupom válido somente para o mês de maio de 2024. Em caso de dúvidas, fale com a nossa equipe.

Esperamos que você tenha gostado do conteúdo e do presente!

Desejamos ótimas compras!

Confira nossos teclados para notebook mais buscados:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *