ícone compartilhar redes sociais
Notebook em primeiro plano com teclado iluminado com led branco, mais ao fundo outro notebook com o teclado iluminado com led colorido.

Saiba como acender a luz do teclado

Welysson

Mesmo que alguns desconheçam, os teclados possuem uma opção para que fiquem retroiluminados, ou seja, um teclado que dispõe de luz própria para facilitar sua utilização em ambientes de pouca luz, trazendo ao usuário toda a comodidade e segurança para que possa cumprir seus objetivos a qualquer hora ou local.

Você sabia disso? Não? Então continue a leitura, pois listamos abaixo essa e algumas outras opções para facilitar a sua vida.

O que são teclados iluminados ou de retroiluminação?

São teclados que dispõem de luzes de LED abaixo de suas teclas, trazendo assim um maior destaque para facilitar as ações necessárias.

Essa opção pode trazer grande comodidade ao usuário que se vê obrigado a trabalhar em um ambiente de má iluminação ou que não pode acender as luzes para evitar incomodar pessoas que estejam dormindo próximo, por exemplo, prejudicando assim, seu rendimento e até sua visão.

A diferença entre teclados iluminados e de retroiluminação se dá pelo fato de que os iluminados transpassam a luz pela tecla, enquanto o retroiluminado a luz se mantém apenas na base.

É necessário que saibamos se o nosso teclado dispõe de tal função, que acontece através de dois cabos flats, um para a leitura do que está sendo digitado e outro para a iluminação do teclado.

Os teclados de retroiluminação são usados para facilitar o trabalho em ambiente de pouca iluminação, fazendo com que o usuário não cometa erros de digitação ou acesse comandos que não pretendia.

Deste modo, a principal vantagem de um teclado com luz de fundo ou blacklight, em inglês, é a facilidade com que podemos trabalhar ou jogar em qualquer ambiente.

Embora comumente conhecidos, os teclados iluminados não estão disponíveis em 100% dos notebooks. Cabe ao usuário perguntar ao vendedor se sua opção tem ou não tal recurso.

É possível trocar um teclado comum por um teclado iluminado?

Infelizmente tal prática ainda não é possível, pois não haveria espaço para os cabos flats e nem os slots de encaixe para fazer essa opção funcionar. Ou seja, ou o fabricante disponibiliza o equipamento já com essa atualização ou será necessário que o usuário escolha outro modelo de equipamento.

O que é cabo flat e slot?

Cabo flat ou cabo de fita é um cabo fino feito para não ocupar grandes espaços dentro do PC ou notebook.

Slot ou fendas são encaixes projetados para conectar cabos e placas ao computador ou notebook.

Saiba como acender a luz do seu teclado

Com a chegada da pandemia, tornou-se muito comum o trabalho em home office, o que faz com que por diversas vezes seja necessário interromper o trabalho por alguma questão doméstica. Assim, é necessário trabalhar a noite, e nem sempre a iluminação do local é adequada – para isso existe a iluminação do teclado.

Há três passos necessários para ativar a iluminação em seu computador. São eles:

Passo 1

É necessário que o usuário encontre o botão que ativa a função. Ele normalmente contém o desenho de algo que remete a luz.

Na maioria dos modelos, encontra-se na parte inferior ao lado da tecla “Fn”, porém os fabricantes podem escolher por colocá-lo em outro local.

Passo 2

Após localizar o botão, basta apertá-lo para que os LEDs se acendam. Em alguns casos é necessário apertar o botão “Fn” simultaneamente para que possa iluminar o seu teclado.

Passo 3

Para ajustar a iluminação é necessário que o usuário aperte a tecla “Fn” e depois aumente ou diminua a intensidade. A opção também pode ser encontrada no menu de navegação.

Como fazer a ativação do teclado luminoso em notebooks?

Assim como teclado dos computadores, o notebook também possui um sistema de retroiluminação, que iremos ensinar como ativá-lo para que você possa utilizar essa comodidade.

Passo 1

É extremamente comum que ao digitar, o usuário acabe por dar comandos sem se dar conta, e para resolver tal problema basta encontrar o botão de brilho que pode ser localizado nos botões “F10”, “F11” ou “F12”, variando de acordo com o modelo do seu aparelho.

Passo 2

Em seguida, deve-se pressionar o “altGR” e o teclado de ativação. Em alguns modelos será necessário também pressionar o botão “Fn”.

Passo 3

Ao ativar a retroiluminação é necessário ajustar por meio de configurações a intensidade do brilho pressionando os atalhos.

Ativação pela tela inicial do Windows

O Windows também dispõe de uma função direta para ativação. Ao ligar o seu notebook, basta apertar diversas vezes o botão “F2”, assim acessando o gerenciador de recursos do Windows.

O sistema estará em inglês, do lado esquerdo, onde você deve selecionar “system configuration”. Logo após, encontrará a opção “keyboard” e deve acionar a rotina “Bright”, que se encontra no topo das opções. Após fazer isso, confirme as alterações selecionando “Apply”, feche a janela e o computador voltará a sua rotina de ativação normalmente.

Atualização do driver do teclado

Existem casos em que acontecem erros na ativação da retroiluminação. Para isso basta que o usuário atualize o drive através do gerenciador de dispositivos.

Encontre a opção “teclado’’ e selecione com o lado direito do mouse “propriedades”, assim será possível descobrir através da opção geral o status do dispositivo”.

Caso esteja desatualizado, o usuário deve acessar a aba driver e clicar em “atualizar drive”. Pode haver o problema de que a empresa não disponha de uma versão atualizada do driver em questão, mas basta uma pesquisa na internet para que esse problema seja resolvido.

Nessa pesquisa, você encontrará as versões mais atualizadas de seu drive e assim poderá corrigir as falhas no sistema que impediram o acionamento da retroiluminação.

Trouxemos todas as informações referentes ao teclado retroiluminado, mas não podemos deixar de comentar que na BringIT, é possível adquirir este e outros equipamentos para facilitar seu jogos e trabalhos.

Dispomos de variedade e qualidade com um preço acessível às suas necessidades, assim você poderá encontrar tudo o que deseja em um único lugar e terá seus periféricos com rapidez e eficiência, bastando apenas um clique para que seus desejos se tornem realidade.

Acesse nosso e-commerce!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *