ícone compartilhar redes sociais
Pessoa segurando uma embalagem de álcool isopropílico, ao fundo usa um pano para limpar um notebook fechado.

Álcool Isopropílico para limpeza de eletroeletrônicos: saiba se é recomendado e como utilizá-lo

Welysson

Detergentes, desengordurantes, produtos de limpeza, álcool isopropílico e até mesmo álcool gel. O que não faltam são opções de produtos usados pelos brasileiros para limpar os seus eletrônicos – Entretanto, nem todos são adequados. Você sabe diferenciar os produtos corretos para fazer esse tipo de limpeza?

Embora alguns desses produtos sejam comuns no nosso dia a dia, a verdade é que nem todos podem entrar em contato com componentes eletrônicos. Seja externamente como as telas e carcaças ou nos contatos, a verdade é que usar produtos inadequados pode trazer muita dor de cabeça!

Produtos como o detergente e a água podem trazer efeitos indesejados como a oxidação de peças e dos contatos, por exemplo. Definitivamente, economizar na limpeza do seu eletrônico pode acabar saindo caro, fazendo você gastar muito mais em um conserto por causa dessa atitude do que nos produtos corretos.

Por isso, nosso post de hoje é sobre um dos produtos mais indicados para a limpeza dos eletrônicos: o álcool isopropílico. Se você nunca ouviu falar dele ou não faz ideia de como utilizá-lo, fique tranquilo!

Nós da bringIT criamos esse post e vamos detalhar melhor sobre as vantagens de utilizá-lo em seus eletrônicos. 

Álcool Isopropílico

Em primeiro lugar, falemos sobre o produto: o álcool isopropílico.

O álcool isopropílico é também conhecido como isopropanol. Apesar do equívoco de muitas pessoas, é um produto bem diferente do que utilizamos no dia a dia. 

Você sabe a diferença entre os álcoois etílico e isopropílico? São produtos distintos pertencentes às famílias dos álcoois, apresentando também, finalidades distintas.

Agora que você já sabe sobre a substância em questão, vamos ao seu uso!

De modo geral, pode ser aplicado em limpezas, assim como em diferentes dispositivos eletrônicos – o ideal é que seja aplicado de modo isolado e sem misturas.

O álcool isopropílico pode ser usado tanto na limpeza de carcaça quanto em contatos como na tela de notebooks. Neste último caso, é importante que a concentração (e principalmente a quantidade) estejam corretas para evitar danos!

Uma opção para evitar esse problema é comprar uma solução limpa telas. Portanto, confira aqui algumas das opções!

Sendo um bom produto, o álcool isopropílico oferece um grande desempenho, o que pode ser muito bom em uma limpeza! Contudo, apresenta pontos negativos, como causador de danos e manchas.

Isso nos leva a considerar as informações passadas pelo fabricante antes do uso. Além do questionamento: é recomendado o seu uso?

É recomendado o uso de álcool isopropílico? 

De modo geral, a limpeza de eletrônicos acaba trazendo muitas dúvidas aos seus usuários. A meta aqui é deixar o dispositivo em plenas condições de uso, sem danos devido a produtos.

A limpeza, quando leve, basta somente um pano seco. Assim, já consegue minimizar a sujeira causada pelo uso diário, não sendo necessário o uso de produtos. Contudo, em alguns casos é preciso investir em uma limpeza mais pesada, envolvendo até mesmo a desmontagem do aparelho, por exemplo.

Pois bem, são situações comuns e saber como proceder é fundamental.

Em lojas de informática você conta com diversos produtos específicos para cada peça, seja para um celular ou notebook. Na ausência destes, pode ser utilizado o muito conhecido álcool isopropílico.

Então, a resposta para a grande pergunta desse tópico é “sim”. É claro que se deve considerar diversos fatores, mas o álcool isopropílico pode sim ser a sua alternativa.

Entretanto, é necessário considerar as especificações dos fabricantes. Devido a pandemia por covid-19, muitos fabricantes indicaram a limpeza de eletrônicos com o álcool isopropílico ao invés do álcool etílico. Isso devido a sua volatilidade e baixo índice de água que evita a oxidação das peças.

Por fim, é importante considerar a concentração do álcool isopropílico. Alguns fabricantes de celulares recomendaram seu uso em 70%. Porém, seu uso em superfícies mais sensíveis com o LED ou LCD requer diluições para não danificar o display.

Como executar a limpeza de eletrônicos

Para executar a limpeza dos eletrônicos com o álcool isopropílico é necessário seguir alguns passos simples. Sejam eles notebooks, computadores, celulares ou televisores.

  1. Em primeiro lugar, é recomendado que os dispositivos sejam desligados.

  2. Em seguida, umedeça um pano com o álcool isopropílico sem que fique encharcado.

  3. Execute a limpeza das peças ou superfícies com movimentos suaves, evitando entradas de áudio ou microfones, por exemplo.

  4. Se necessário, finalize passando um pano seco sobre os eletrônicos.

Vale lembrar que a limpeza com álcool isopropílico é eficaz, mas não substitui produtos próprios e específicos ao uso.

Além disso, a limpeza pode ser substituída por um pano seco em alguns casos. Nunca deixe os produtos submersos em produtos de qualquer gênero ou utilize abrasivos.

Use álcool isopropílico com consciência e aproveite a limpeza do seu eletrônico!

Conheça os produtos da bringIT!

Se nós te ajudamos nesse post sobre Álcool Isopropílico para limpeza de eletroeletrônicos, temos certeza de que podemos te ajudar ainda mais!

A bringIT é uma loja com mais de 10 anos de mercado. Nesse sentido, nós contamos com um catálogo variado que abrange diversas marcas, séries e modelos. Igualmente, nossos produtos são de alta qualidade e alta performance e passaram por rigorosos testes que atestam tudo isso.

Somos especializados em baterias e oferecemos todo o suporte necessário para lhe ajudar na compra. Como resultado da nossa seriedade com o cliente, oferecemos 8 meses de garantia em suas baterias!

Achou pouco? Pois não! Além disso, nós temos preços justos e que cabem em seu bolso. Isso porque respeitamos os nossos clientes e apostamos em oferecer um belo custo-benefício! Diferencial, não é mesmo?

Procurando por uma nova bateria para o seu notebook? Clique aqui e conheça as nossas opções! Se o seu problema é fonte, nós também temos a solução! Então, clique aqui e confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *