Placa de vídeo e bitcoin: entenda a relação

Placa de vídeo e bitcoin: entenda a relação

Tempo de leitura: 6 minutos

O bitcoin é a febre do mercado a algum tempo e, para se aventurar nesse universo, é vital entender sobre a placa de vídeo. Isso porque essas placas estão relacionadas de forma direta ao processo de mineração dessas criptomoedas.

Bitcoin, placa de vídeo, mineração, criptomoeda, todos esses termos podem parecer complicados à primeira vista para quem não entende do assunto. Apesar disso, são termos bastante fáceis de serem explicados e, uma vez entendidos, expõe um grande atrativo que ganha cada vez mais adeptos no Brasil e no mundo.

Neste texto, então, você vai aprender o significado de cada um desses termos. No final dele, você vai entender exatamente qual a relação do bitcoin com a placa de vídeo. Além disso, você vai receber dicas valiosas sobre a mineração dessas criptomoedas.

E aí, vamos lá?!

Placas de vídeo e bitcoin: entenda de uma vez por todas

Antes de tudo, cabe lembrar o que é a placa de vídeo. Também conhecidas pelo termo GPU, as placas de vídeo são as responsáveis pelo processo gráfico do seu computador. Cabe a elas, então, a função de renderizar os gráficos que você vê na sua tela.

Por isso mesmo, elas são as queridinhas dos gamers. Afinal, são as placas de vídeo que fazem com que jogos mais pesados rodem com uma velocidade mais alta. Aqui, também cabe pontuar que a placa de vídeo costuma gerar bastante calor, devido a quantidade e velocidade de troca de informações que ela opera.

Mas e o bitcoin, do que se trata? Pois bem, apesar do termo estar em alta a um bom tempo, muitas pessoas ainda não entendem sua definição exata. De maneira simples, bitcoin é o nome dado a primeira e mais conhecida moeda digital do mundo.

Estamos falando, então, de um dinheiro eletrônico, que não está vinculado a nenhum país ou governo, e que tem seu valor definido pelo seu próprio mercado.

Pois bem, entendido o que são os dois termos, você deve estar se perguntando qual a relação entre as duas coisas. É o que vamos te explicar agora. Vamos lá?!

A relação entre a placa de vídeo e o bitcoin

Blockchain e a validação das criptomoedas

Indo direto ao ponto, a placa de vídeo e o bitcoin estão relacionados com o processo de mineração das criptomoedas. Nesse caso, o processo de mineração é a forma pela qual novas unidades de moeda entram no mercado. Ficou difícil? Calma que você vai entender tudo.

Pense bem, para que uma moeda exista, ela precisa ser emitida, registrada e validada. Para as moedas convencionais, esse processo é feito pelos órgãos do governo de cada país. No entanto, como você viu antes, o bitcoin não está atrelado a um país. Por isso, a validação das criptomoedas é feita no blockchain.

Blockchain é, portanto, o nome dado ao sistema de base de dados que faz o registro unificado das transações de criptomoedas no mundo todo. E quem faz esse processamento? De forma simples, os mineradores, através das placas de vídeo.

Mineração: onde a placa de vídeo encontra o bitcoin

Basicamente, a mineração é feita por pessoas que usam dos seus próprios computadores para validar as transações na blockchain. Essas pessoas são chamadas de mineradores e elas recebem unidades de bitcoin para fazer esse trabalho.

Mas como a mineração é um processo pesado, ela exige um processamento gráfico potente. É daí que se explica a relação dessas peças com o bitcoin. Para fazer a mineração, é necessário uma, ou até várias, placas de vídeo.

Essa relação, inclusive, tem sido motivo de grande aumento no preço das placas de vídeo no mercado. Isso porque, com o crescimento cada vez maior desse mercado, muitas pessoas se mostram interessadas em se tornar mineradoras.

Desse modo, as placas de vídeo de alta qualidade passaram a ter uma demanda cada vez maior, o que vem impactando diretamente nos preços.

O que é preciso saber sobre o uso da placa de vídeo para minerar bitcoin

Pois bem, se você deseja minerar bitcoins, é preciso ter algumas coisas em mente. Afinal, existem alguns requisitos e custos muito específicos para operar um processo de mineração.

Em primeiro lugar, lembre-se que estamos falando de um processo que exige um alto poder computacional. Dessa forma, além de uma ótima placa de vídeo, você vai precisar de uma placa mãe de qualidade, um processador potente e de uma boa memória. Isso é importante de ser estudado com antecedência, já que estamos falando de equipamentos caros.

Além disso, outra coisa para se ter em mente é a refrigeração do ambiente. Todos esses equipamentos tendem a produzir bastante calor por causa da alta quantidade de informações processadas. Assim, você com certeza vai ter que investir em um bom ar condicionado para impedir o superaquecimento.

Por fim, também existem os gastos com energia elétrica. Afinal, você vai estar trabalhando com um equipamento potente e com um sistema próprio de refrigeração, o que por si já consome bastante energia. Não só isso, esses equipamentos vão estar operando 24 horas por dia, consumindo ainda mais energia.

Conheça os produtos da bringIT!

Se nós te ajudamos nesse post sobre a relação da placa de vídeo e o bitcoin, temos certeza que podemos te ajudar ainda mais!

A BringIT é uma loja a mais de 10 anos no mercado. Nesse sentido, nós contamos com um catálogo variado que abrange diversas marcas, séries e modelos. Igualmente, nossos produtos são de alta qualidade e alta performance e passaram por rigorosos testes que atestam tudo isso.

Somos especializados em baterias e oferecemos todo o suporte necessário para lhe ajudar na compra. Como resultado da nossa seriedade com o cliente, oferecemos 8 meses de garantia em suas baterias!

Achou pouco? Pois não! Além disso, nós temos preços justos e que cabem em seu bolso. Isso porque respeitamos os nossos clientes e apostamos em oferecer um belo custo-benefício! Diferencial, não é mesmo?

Procurando por uma nova bateria para o seu notebook? Clique aqui e conheça as nossas opções! Se o seu problema é fonte, nós também temos a solução! Então, clique aqui e confira!

Está em busca de mouses, teclados, fones de ouvido ou outros periféricos? Saiba quais são as nossas opções clicando aqui!

Veja também um pouco mais dos nossos produtos em nosso site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *