Notebook Acer com tela preta – saiba o que fazer

Notebook Acer com tela preta – saiba o que fazer

Tempo de leitura: 5 minutos

Estava usando seu notebook e do nada deu tela preta? Saiba o passo a passo de como resolver esse problema e tratar o impedimento de uso.


Notebooks são um fenômeno. Capazes de permitir multifunções ao usuário, desde o acesso à internet como trabalhar em uma série de programas e realizando várias atividades, ganha destaque por ser transportável, permitindo que seja levado para todo lugar.


Mesmo com todos os avanços e por ser atualmente um dos principais veículos para ter contato com o mundo digital, é comum apresentar alguns problemas durante seu uso, que quando não conhecidas as causas ou como resolver, podem desesperar o usuário.


O Notebook Acer atua com um dos melhores sistemas e com um dos desempenhos mais eficazes em nível mundial. Contudo, mesmo com tanta tecnologia, é comum acontecer alguns problemas, como o aparecimento de tela preta durante o uso.


Questões como essa envolvem conflitos no hardware ou no software, sendo necessário seguir uma série de procedimentos para correção. 


Assim, hoje vamos mostrar o passo a passo para solucionar o problema de tela preta no notebook Acer e permitir ao usuário retomar com sua experiência e se tornar craque em resolver possíveis problemas que possam surgir posteriormente. 

O que seria a tela preta no notebook Acer?

Chamada de forma cômica pelos usuários como “tela da morte”, a tela preta no notebook Acer aparece após ligar o sistema. 


Normalmente quando se liga um computador, a tela se acende e mostra que está em inicialização. Contudo, alguns usuários no notebook Acer começaram a notar que ao ligar o aparelho, a tela se mantinha preta, não iniciando o sistema.


Assim, o usuário não consegue fazer o acesso, já que é como se o notebook desligasse e não mostrasse o status atual. Isso foi um fator que fez com que os usuários buscassem soluções para o problema, e é justamente isso que viemos trazer hoje.

Tela preta no notebook Acer: como corrigir esse problema?

Se mesmo após ligar o seu notebook Acer, persiste o problema da tela preta, vamos mostrar alguns passos necessários para resolver o problema:

Reiniciar novamente o sistema

Quando o problema se concentra especialmente na inicialização do notebook Acer, é recomendável forçar a reinicialização e verificar se após isso irá ligar normalmente.


Assim, após ligar o notebook Acer e aparecer tela preta, pressione por 15 segundos o botão de energia e aguarde desligar totalmente o sistema. Depois que foi desligado, aperte novamente o botão para ligar o notebook. 


Com isso, o software irá sofrer uma reposição, fazendo com que repare internamente problemas e quando ligado novamente, possa solucionar o conflito da tela preta.

Verificar a origem da tela preta

Outro passo é verificar se o problema de tela preta no notebook Acer é com a própria tela ou por alguma outra questão.


Isso pode ser facilmente identificado conectando seu notebook Acer a um monitor diferente, através de um cabo ou a distância. Ao projetar o que está fazendo no seu notebook em outra tela, consegue observar onde está o problema.


Caso seja exibido normalmente na tela do monitor externo, significa que o problema está na tela do seu notebook Acer. Por outro lado, se o erro persistir mesmo externamente, a tela está viável para uso, sendo então outro problema que está causando a tela preta. 

Teste a origem da tela preta pelas funções de seu teclado!

Aqui mostra a importância de explorar o teclado do seu notebook Acer para entender o problema e buscar identificar possíveis erros.


Todo notebook apresenta as teclas de função, responsáveis justamente por ligar ou desligar alguma funcionalidade e fazer esse controle. Assim, nada melhor que testar pelas funções se há algum fator que está influenciando no aparecimento de tela preta.


Por exemplo, apertando a tecla F2 ao ligar o notebook Acer para acessar diretamente as configurações da BIOS, capaz de promover a inicialização do hardware e executar suas tarefas novamente.


Também a partir da tecla F10 pode ser otimizada a inicialização do sistema, e quando associada a tecla ALT, começa a ser executado a solução de problemas procurados e em processo de identificação.


Por fim, para sistemas que estavam suspensos ou em hibernação, uma forma de reiniciar é utilizando o atalho das teclas:  Windows > Ctrl > Shift > B. 

Fazer limpeza contra vírus e possíveis invasores

Finalmente, é sempre bom observar se seu notebook Acer não está sendo alvo de vírus ou possíveis invasões que podem estar ocasionando diversos problemas no sistema, entre eles a tela preta.


Por exemplo, ataques diretos no disco podem corromper ou causar a partição do Windows, causando instabilidades no funcionamento do sistema. Por isso, é muito importante usar um antivírus confiável que irá regular a incidência de invasores no seu notebook Acer.


Com o uso do antivírus é possível eliminar erros e fazer uma limpeza contra tudo o que impede o bom desempenho do seu aparelho. 

Faça sempre backup dos seus arquivos

Para fechar, como forçar a reinicialização e testar constantemente o sistema pode ser mais agressivo, alguns arquivos podem ser perdidos nesse processo, principalmente se estiverem na fase de serem salvos.


Por isso, é importante sempre estar em dia com o backup de seus arquivos para evitar que problemas como a tela preta no seu notebook Acer prejudiquem o salvamento.

Aprenda a eliminar erros do seu notebook!

Agora que você já sabe como eliminar de vez o aparecimento da tela preta, não fique esperando outros problemas surgirem no seu notebook.


Estude sobre outros conflitos que podem surgir no uso de um notebook e esteja em dia com as novidades que melhoram sua experiência com o aparelho.


Faça a diferença e melhore seu próprio desempenho tecnológico!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *