Como ajustar brilho da tela do notebook

Ajustar o brilho da tela do seu notebook é uma tarefa bem simples e que pode ajudar em muitos aspectos, seja para não agredir a visão em determinados ambientes ou para economizar a bateria do seu aparelho.

Neste post você vai aprender algumas formas de usar essa função a seu favor e também um bônus: como economizar bateria sem reduzir o brilho da tela!

 

Como ajustar o brilho da tela do notebook

É possível ajustar o brilho da tela pelas seguintes formas: ajustando no sistema operacional, utilizando o aplicativo DimScreen, utilizando atalhos do teclado no notebook ou até mesmo pelas configurações da placa de vídeo. Explicaremos cada maneira a seguir:

Ajustando o brilho da tela pelo sistema operacional

Windows

  1. Acesse o “Painel de Controle”
  2. Na janela seguinte, acesse “Sistema e Segurança” e “Opções de Energia”.
  3. Altere a intensidade de luz em “Brilho da Tela”.

Como saber a hora certa de trocar a bateria do notebook.

Windows 8

  1. Acesse a “Barra de Tarefas” do Windows 8. Para acessar essa área, posicione o cursor do mouse no canto inferior direito da barra ou utilize o atalho “Tecla Windows + C”.
  2. Acesse as configurações e ajuste o brilho por meio do controle exibido na parte inferior da tela.

Windows 10

  1. Clique no ícone da bateria, à esquerda do relógio.
  2. Vá no botão com a representação de um sol para alternar entre o brilho fraco (25%), médio (50%), alto (75%) e máximo (100%)
  3. Caso queira definir um nível de brilho personalizado, selecione “Configurações de energia e suspensão”. O painel de controle será aberto.
  4. Deslize a tela até o fim e clique em “Configurações de energia adicionais”
  5. Por fim, use a barra localizada na parte inferior da janela para ajustar o brilho da tela.

MacBook

  1. Para acessar a configuração no Mac, acesse “Preferências de sistema”, clicando no ícone da maçã localizado na barra superior.
  2. Clique em “Monitores”
  3. Mova a barra de slide para alterar a iluminação da tela.

Utilizando o DimScreen para ajustar brilho da tela do notebook

DimScreen é um aplicativo que permite configurar o brilho da tela do seu notebook de uma maneira bem simples e fácil. O programa dispensa instalação e pode ser executado em qualquer computador por meio de um pendrive.

  1. Depois de instalar o DimScreen, um pequeno ícone será adicionado à “Barra de Tarefas”, ao lado do relógio (no Windows).
  2. Clique no ícone e selecione o nível de escurecimento que o software vai aplicar à tela. Quanto maior a porcentagem, mais escura será a exibição de imagens. As porcentagens maiores são indicadas caso você queira conservar a energia do seu notebook.

Além de configurar o brilho da tela pelo ícone na “Barra de Tarefas”, o programa também oferece a utilização de teclas de atalho. Para isso, acesse as configurações de tela do programa e determine quais os atalhos que você deseja para cada função.

Atalho no teclado para ajustar brilho da tela no notebook

Windows

Teclado preto de notebook com as teclas de ajuste de brilho da tela destacadas

Pode parecer meio óbvio para algumas pessoas, mas ainda sim é um boa dica para os que não entendem muito sobre os atalhos de teclado, em alguns modelos de notebook a configuração pode ser acessada desta forma:

  1. Pressione o botão “Fn” juntamente com a tecla de comando de luz – geralmente as teclas para aumentar ou diminuir a luz podem ser identificadas pelo desenho de um “Sol pequeno” e de um “Sol maior”
  2. Com o “Fn” pressionado, aperte a tecla do Sol maior para aumentar o brilho ou a do Sol menor para diminuí-lo. Sem pressionar as duas teclas ao mesmo tempo, o comando pode não funcionar e acabar ativando outras letras (caso o seu notebook exija o “Fn”).

Dica: Há modelos que dispensam o uso do “Fn”, como o MacBook Pro, por exemplo.

Ajustando o brilho da tela do notebook pelo software da placa de vídeo

Pelo software proprietário da sua placa de vídeo, também é possível ajustar as configurações de brilho da tela e até mesmo outras propriedades gráficas, como cor, saturação, matiz, gama, etc.

Em alguns casos, mesmo acessando as configurações e realizando a calibragem, a tela continua com baixo desempenho de exibição. Isso pode estar acontecendo devido a problemas na placa de vídeo ou na configuração dela.

Para corrigir o erro, tente atualizar o driver de placa de vídeo. Se a instalação não resolver o problema, pode ser que o dispositivo esteja com defeito (se for o caso, apenas a substituição da placa solucionará o problema).

Como economizar bateria sem reduzir o brilho da tela

O modo “Economia de Energia” presente no Windows 10 é uma ajuda e tanto na hora de aumentar a autonomia da bateria do notebook.  

Essa função, por mais útil que seja, acaba escurecendo muito a tela do seu notebook, tornando a leitura desconfortável. Uma solução para economizar ainda mais a bateria é restringir programas em segundo plano.

Confira o passo a passo para desativar aplicativos em segundo plano no Windows 10:

  1. Clique no ícone da Central de Ações do Windows 10 e selecione a opção “Todas as configurações”
  2. Dê um clique em “Privacidade”
  3. Na coluna da esquerda, clique em “Aplicativos em segundo plano”. Aparecerá uma lista com todos os programas rodando em segundo plano no sistema. Desative os apps que você não usa com frequência.
  4. Quando terminar de desativar, é só fechar a janela para que as configurações sejam aplicadas. Com menos programas rodando em segundo plano, a bateria do seu notebook vai aguentar mais tempo!

Fontes: TechtudoMicrosoft 

E aí, curtiu nosso conteúdo? Se ficou alguma dúvida, escreve pra gente aqui nos comentários.

A bringIT é um e-commerce especializado em notebooks. Confira nossos produtos clicando no banner! 😉

fonte
newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido
Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles