Como ajustar o brilho da tela do seu notebook

Tempo de leitura: 5 minutos

Ajustar o brilho da tela do seu notebook é uma tarefa bem simples e que pode ajudar em muitos aspectos, seja para não agredir a visão em determinados ambientes ou para economizar a bateria do seu aparelho. Neste conteúdo você vai aprender algumas formas de usar essa função a seu favor e também um bônus: como economizar bateria sem reduzir o brilho da tela!

Para facilitar ainda mais a visualização dos mini tutoriais, vamos apresentar primeiro a dica sobre os atalhos rápidos para ajustes de brilho e em seguida as dicas de configuração, separadas pelos sistemas operacionais mais atuais e mais usados: Windows, de forma geral, Windows 8, Windows 10 e Mac.

Como economizar bateria sem reduzir o brilho da tela

economizar-bateria-sem-reduzir-brilho-tela

O modo “Economia de Energia” presente no Windows 10 é uma ajuda e tanto na hora de aumentar a autonomia da bateria do notebook.  Essa função, por mais útil que seja, acaba escurecendo muito a tela do seu notebook, tornando a leitura desconfortável. Uma solução para economizar ainda mais a bateria é restringir programas em segundo plano.

Tela LCD, LED ou CCFL. Qual a diferença?

Confira o passo a passo para desativar aplicativos em segundo plano no Windows 10:

1- Clique no ícone da Central de Ações do Windows 10 e selecione a opção “Todas as configurações”.

2-  Dê um clique em “Privacidade”.

3- Na coluna da esquerda, clique em “Aplicativos em segundo plano”. Aparecerá uma lista com todos os programas rodando em segundo plano no sistema. Desative os apps que você não usa com frequência.

4- Quando terminar de desativar, é só fechar a janela para que as configurações sejam aplicadas. Com menos programas rodando em segundo plano, a bateria do seu notebook vai aguentar mais tempo!

Calibrando a iluminação da tela do notebook pelo sistema operacional

Windows

Para alterar a iluminação no sistema Windows, é necessário acessar o “Painel de Controle”. Na janela seguinte, acesse “Sistema e Segurança” e “Opções de Energia”. Altere a intensidade de luz em “Brilho da Tela”.

Como saber a hora certa de trocar a bateria do notebook.

Windows 8

No Windows 8, você pode alterar a iluminação acessando a “Barra de Tarefas” do Windows 8. Para acessar essa área, posicione o cursor do mouse no canto inferior direito da barra ou utilize o atalho “Tecla Windows + C”. Depois acesse as configurações e ajuste o brilho por meio do controle exibido na parte inferior da tela.

Calibrando a iluminação pelo sistema operacional - blogbringit

Windows 10

Passo 1. Clique no ícone da bateria, à esquerda do relógio. Em seguida, vá no botão com a representação de um sol para alternar entre o brilho fraco (25%), médio (50%), alto (75%) e máximo (100%);

Passo 2. Caso queira definir um nível de brilho personalizado, selecione “Configurações de energia e suspensão”. O painel de controle será aberto. Deslize a tela até o fim e clique em “Configurações de energia adicionais”;

Passo 3. Por fim, use a barra localizada na parte inferior da janela para ajustar o brilho da tela.

MacBooks

Para acessar a configuração no Mac, acesse “Preferências de sistema”, clicando no ícone da maçã localizado na barra superior. Em seguida, clique em “Monitores” e mova a barra de slide para alterar a iluminação da tela.

 

Como ajustar o brilho da tela do seu notebook


Utilizando o aplicativo DimScreen para alterar a luminosidade da tela

Como ajustar o brilho da tela do seu notebook

DimScreen é um aplicativo que permite configurar o brilho da tela do seu notebook de uma maneira bem simples e fácil. O programa dispensa instalação e pode ser executado em qualquer computador por meio de um pendrive.

Depois de ativado, um pequeno ícone é adicionado à “Barra de Tarefas”, ao lado do relógio (no Windows). Ao clicar no ícone, você poderá selecionar o nível de escurecimento que o software vai aplicar à tela. Quanto maior a porcentagem, mais escura será a exibição de imagens. As porcentagens maiores são indicadas caso você queira conservar a energia do seu notebook.

Além de configurar o brilho da tela pelo ícone na “Barra de Tarefas”, o programa também oferece a utilização de teclas de atalho. Para isso, acesse as configurações de tela do programa e determine quais os atalhos que você deseja para cada função.

Atalho para diminuir ou aumentar a luminosidade da tela

Windows

Acessando as configurações de brilho pelo teclado - blogbringit

Pode parecer meio óbvio para algumas pessoas, mas ainda sim é um boa dica para os que não entendem muito sobre os atalhos de teclado, em alguns modelos de notebook a configuração pode ser acessada pressionando o botão “Fn” juntamente com a tecla de comando de luz – geralmente as teclas para aumentar ou diminuir a luz podem ser identificadas pelo desenho de um “Sol pequeno” e de um “Sol maior”.

Posso trocar meu teclado normal por um com iluminação?

Com o “Fn” pressionado, aperte a tecla do Sol maior para aumentar o brilho ou a do Sol menor para diminuí-lo. Sem pressionar as duas teclas ao mesmo tempo, o comando pode não funcionar e acabar ativando outras letras (caso o seu notebook exija o “Fn”). Há modelos que dispensam o uso do “Fn”, como o MacBook Pro, por exemplo.

Mac

Os computadores da Apple (MacBook Pro e MacBook Air) dispensam o uso da tecla “Fn”. Nesse caso, basta pressionar os botões F1 e F2 para controlar a luminosidade da tela.


Ajustes gráficos como brilho, cor e saturação pelo software da placa de vídeo

Como ajustar o brilho da tela do seu notebook

Pelo software proprietário da sua placa de vídeo, também é possível ajustar as configurações de brilho da tela e até mesmo outras propriedades gráficas, como cor, saturação, matiz, gama, etc.

Em alguns casos, mesmo acessando as configurações e realizando a calibragem, a tela continua com baixo desempenho de exibição. Isso pode estar acontecendo devido a problemas na placa de vídeo ou na configuração dela.

Para corrigir o erro, tente atualizar o driver de placa de vídeo. Se a instalação não resolver o problema, pode ser que o dispositivo esteja com defeito (se for o caso, apenas a substituição da placa solucionará o problema).

Fontes: TechtudoMicrosoft 

E aí, curtiu nosso conteúdo? Se ficou alguma dúvida, escreve pra gente aqui nos comentários.

A bringIT é um e-commerce especializado em notebooks. Confira nossos produtos clicando no banner! 😉

fonte

2 Comentários


  1. Muito obrigado por compartilhar tal informação. =D

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *