8 coisas que podem ter acontecido para a tela de notebook escura

Tempo de leitura: 5 minutos

O seu notebook liga, mas a tela fica escura ou simplesmente nem liga? Então continue lendo para verificar 8 possíveis causas para esse problema e saber o que fazer para solucioná-lo.

Baixa luminosidade da tela, erro na configuração, infecção por malware ou até mesmo um defeito no hardware. São diversas as razões que podem levar a sua tela a estar escura ou até mesmo preta.

Problemas na tela são um grande transtorno, já que a usabilidade diminui e dá vontade de tacar o notebook na parede. Mas respire fundo!

Ninguém está a salvo de problemas como esse e, por isso, a BringIT separou o que você precisa fazer em cada um desses casos.

Na dúvida, sempre vale lembrar que é melhor contar com a ajuda de um técnico, evitando tentar resolver o problema sozinho e acabar acidentalmente danificando componentes da sua máquina (e tendo mais gastos com isso).

tela de notebook preta

1. Tela de descanso

Partindo do básico: pode ser que a tela de notebook escura seja apenas sua tela em modo de descanso. Se esse for o caso, é possível forçar uma resposta através das teclas “Windows Ctrl Shift B”, acelerando a volta da máquina às tarefas.

2. Erro de configuração

Também pode acontecer de a tela de notebook escura ser um erro de configuração. Nesse caso, uma forma de ligar é colocar o Modo de Segurança do Windows, que inicializa a máquina somente com o necessário e dá conta de fazer a imagem voltar para que a configuração seja reajustada.

A questão é que, para isso, é preciso utilizar algum monitor, o que é facilmente obtido através do uso de um cabo HDMI.

3. Brilho da tela

Se o problema não é a tela completamente preta, e sim a redução da luminosidade da tela a quase zero, fique tranquilo, pois a situação é ainda mais fácil de resolver.

Na maior parte dos casos, o comando para o brilho de tela é acionado pelas teclas Fn ícone de brilho (um solzinho). Acontece que é muito fácil esbarrar nessas teclas acidentalmente e acabar por modificar essa configuração simples de brilho na tela.

Essa função foi criada na intenção de otimizar o uso de bateria nos notebooks, evitando o gasto provocado pelo brilho máximo quando ele não for necessário.

Assim sendo, se esse for o problema da sua máquina, basta reajustar o brilho através dessas teclas, verificando a intensidade que melhor lhe atende.

Outro caminho, se você não quiser utilizar os atalhos de teclado, é acessar no seu Windows 10 a aba Configurações, Sistema e, por fim, Vídeo.

4. Curto na placa mãe

Outro problema que pode levar a uma tela preta é a ocorrência de um curto na placa mãe, queimando algum componente.

Isso porque a maior parte dos notebooks fabricados hoje possuem telas de LED e há um componente na placa mãe que protege essas telas de variações na tensão.

Quando essa proteção não ocorre, um curto pode danificar o equipamento e interferir na exibição de imagem. Entretanto, falhas no cabo ou na rede elétrica também podem queimar algum componente, deixando a tela sem brilho.

5. Tela com defeito

Falamos da possibilidade de que o problema seja na placa mãe e afete a tela. Mas também pode acontecer da sua tela precisar de substituição por conta de algum defeito.

Nesse caso, a troca de tela está cercada de muitos mitos: há quem ache que vale mais a pena comprar um equipamento novo, mas depende.

Se seu notebook nunca deu problema e agora veio esse defeito, talvez valha consertar a máquina e ater-se à sua confiabilidade. No fim, é preciso também pensar no orçamento: telas de touch são mais caras e difíceis de encontrar, por exemplo.

Uma forma de testar se esse é o problema é conectar o notebook a um monitor via cabo HDMI e verificar se a imagem é transmitida.

Se precisar trocar a tela do notebook, opte por um produto confiável e de qualidade garantida. Na BringIT você encontra a tela compatível com seu notebook por um ótimo custo-benefício, realiza a compra 100% online e recebe o produto em casa em poucos dias (ou até no mesmo dia, dependendo da região de entrega!).

6. Hora de trocar a pasta térmica

Outro motivo relativamente comum para a tela preta é resultado da falta de manutenção: o desgaste da pasta térmica pode facilitar o superaquecimento de componentes.

O jeito é fazer a manutenção do seu equipamento regularmente, verificando possíveis problemas no sistema de resfriamento. Esse serviço, no entanto, precisa ser feito por um profissional capacitado.

limpar tela de notebook preta

7. Hora de dar uma checada no antivírus e no antimalware

A tela escura também pode ser causada por um vírus ou malware. Por isso, vale recorrer ao seu software de proteção e fazer uma varredura da sua máquina.

Há diversos antivírus gratuitos que nem demandam instalação.

8. Driver de vídeo desatualizado

Caso sua tela não tenha nenhum problema aparente, como rachadura ou outra questão visível, então pode ser um problema no driver de vídeo.

Verifique se o seu driver de gráficos é a versão mais recente, pois o driver desatualizado pode trazer problemas de exibição e causar bastante incômodo.

Basta acessar o Windows Update e clicar em Atualização de drivers e software para verificar as atualizações pendentes.

Outros problemas

As 8 situações apontadas anteriormente não são todo o conjunto de problemas que podem afetar seu notebook e prejudicar a exibição da imagem em tela.

Existe a possibilidade do seu cabo flat estar danificado, causando oscilações (como quando a tela fica piscando) ou até mesmo alterando o brilho.

Como dissemos antes, o jeito é contar com assistência técnica para ter certeza de solucionar a questão de forma eficaz.

E aí, gostou dessas informações?

Se essas informações te ajudaram a resolver o seu problema ou sanaram a sua curiosidade, não deixe de verificar os conteúdos do nosso blog.

Quer comprar uma tela nova, um cabo HDMI ou um notebook novo? Acesse nosso site ou entre em contato através de nossas redes sociais (Youtube | Facebook | Instagram).