Saiba como escolher um bom monitor

Tempo de leitura: 7 minutos

O monitor é a janela para a alma do PC. Sem a exibição correta, tudo o que você fizer em seu sistema parecerá sem brilho, quer você esteja jogando, vendo ou editando fotos e vídeos ou apenas lendo texto em seus sites favoritos. Por isso, você deve saber como escolher monitor para o seu computador ou notebook.

Os fornecedores de hardware entendem como a experiência muda com diferentes especificações e características de exibição e inundaram o mercado com uma grande quantidade de opções. Mas quais recursos e especificações são mais valiosos para a forma como você usa seu monitor?

dois monitores

Você deve escolher um monitor 4K, 1440p, 1080p ou apenas resolução HD – e qual é a diferença afinal? Quanto importam as taxas de atualização e os tempos de resposta? Coisas como o modo de baixa luminosidade azul, G-Sync e FreeSync são cruciais? E como suas prioridades devem mudar se seu foco for jogos versus aplicações profissionais ou até mesmo para uso geral?

Nem todos os monitores são criados iguais, pois certas características físicas e tecnologias integradas em um determinado produto podem fornecer os melhores resultados para a execução de aplicações de jogos, em oposição a ferramentas de escritório ou programas profissionais de design gráfico/edição de vídeos.

É preciso notar que os monitores têm seu próprio vocabulário que você precisa entender para poder escolher um monitor correto para você .

Como escolher um monitor: Tipos de monitores

Na superfície, o tamanho da tela pode parecer ser a única diferença entre monitores além da marca. Antes de entrarmos em tudo o que está acontecendo atrás de cada monitor e o que seu PC pode precisar para obter os resultados corretos, é melhor introduzir os tipos de monitores, bem como as várias formas e tamanhos em que eles podem ser encontrados.

Monitores para uso geral

Os monitores de uso geral podem ser encontrados em casa ou nos escritórios de trabalho e são usados principalmente para executar aplicativos Microsoft Office, navegadores web ou programas de computador que não precisam de processamento gráfico pesado.

Por causa disso, você normalmente poderá dizer quais monitores são para uso geral com base em seu preço bastante baixo. Como estes produtos suportam orçamentos menores, seu PC não precisará de especificações de ponta ou grandes configurações para utilizar adequadamente estes monitores padrão.

Profissional (Design Gráfico, Foto e Vídeo)

Caso você é um artista digital, criador de conteúdo ou apenas procurando começar no campo do entretenimento visual, conhecer o que um monitor de design/edição profissional pode lhe oferecer é uma obrigação. Logo, se você está projetando algo que será exibido através de impressão ou em um website, obter a cor certa é muito importante.

Se você decidir cortar os custos e optar por um monitor de menor custo, as cores que você possa ter em mente ao finalizar um projeto podem aparecer de forma bem diferente em outras telas. Naturalmente, você já precisará ter uma máquina que possa executar programas como Adobe Photoshop ou Apple’s Final Cut Pro.

Jogos

Assim como um bom pedaço dos videogames que eles exibem, os monitores de jogos precisam ser rápidos. “Rápido” em termos de monitor se refere à taxa de atualização e tempo de resposta de cada monitor.

pessoa jogando

Os tempos de resposta da tela podem ser cruciais para determinar se a taxa de atualização de um monitor parece boa, pois são uma medida de quão rapidamente as cores podem ser mudadas; atualmente o tempo de resposta mais rápido em um monitor é de 1 milissegundo (ms).

Dicas de como escolher um monitor

O primeiro passo é, determine o objetivo principal de seu monitor: jogos, uso profissional ou geral.

Geralmente, os jogadores devem priorizar taxas de atualização rápidas e tempos de resposta baixos, os profissionais devem priorizar a precisão das cores e os usuários de uso geral têm necessidades menos específicas, mas também optarão por um monitor com um painel VA de alto contraste.

Quanto maior for a resolução, melhor será a imagem. A resolução de um monitor informa quantos pixels um monitor tem no formato largura x altura. 1920 x 1080 (também conhecido como 1080p, Full HD e HD) é o mínimo que você precisa. Mas você obterá imagens mais nítidas com QHD e ainda mais nítidas com 4K.

O tamanho também importa. A densidade de pixels tem um grande impacto na qualidade do monitor, e nosso ponto inicial é de 109 pixels por polegada (ppi). Um monitor maior terá baixa densidade de pixels se tiver uma resolução menor.

Taxas de atualização

quanto maior, melhor. A taxa de atualização informa o número de vezes que seu monitor é atualizado com novas informações por segundo e é medido em hertz (Hz). Números maiores equivalem a imagens melhores, mais suaves e menos desfocadas.

A taxa de atualização é especialmente importante para os jogadores, que vão querer um monitor com pelo menos 75 Hz (a maioria dos monitores projetados para jogos oferecem pelo menos 120 Hz), combinado com o menor tempo de resposta que você pode encontrar. Se você não estiver jogando, uma taxa de atualização de 60 Hz já será suficiente.

Tempos de resposta: quanto mais curto o tempo de resposta, melhor, mas não é uma grande prioridade, a menos que você esteja jogando. O tempo de resposta diz quanto tempo um monitor leva para mudar pixels individuais de preto para branco ou, se seu tempo de resposta GTG, de uma tonalidade de cinza para outra.

Tempos de resposta mais longos podem significar uma borrada de movimento quando estiver jogando ou assistindo vídeos de ritmo acelerado. Para monitores de jogos, o maior tempo de resposta que você provavelmente verá é de 5ms, enquanto os monitores de jogos mais rápidos podem ter um tempo de resposta de 0,5ms.

Tecnologia do painel: Para qualidade de imagem, TN < IPS < VA. Os monitores TN são os mais rápidos, mas os mais baratos, devido à qualidade de imagem mais baixa quando se vê de um ângulo lateral. Os monitores IPS têm tempos de resposta ligeiramente mais rápidos e mostram cores melhores do que os painéis VA, mas os monitores VA têm o melhor contraste entre todos os três tipos de painel. Para saber mais sobre a diferença entre os tipos de painéis, veja a seção dedicada abaixo.

Como escolher um monitor: Considere um monitor curvo

Os monitores curvos devem tornar sua experiência mais imersiva com um grande campo de visão e são considerados menos difíceis de se ver. No entanto, eles podem ser propensos a brilhar ao visualizar de certos ângulos (fontes de luz estão vindo de vários ângulos ao invés de um). Monitores curvos efetivos são geralmente ultrawide e pelo menos 30 polegadas, o que ambos apontam para custos mais altos.

Conheça os produtos da BringIT!

Se nós te ajudamos nesse post sobre como escolher um monitor, temos certeza que podemos te ajudar ainda mais!

A BringIT é uma loja a mais de 10 anos no mercado. Nesse sentido, nós contamos com um catálogo variado que abrange diversas marcas, séries e modelos. Igualmente, nossos produtos são de alta qualidade e alta performance e passaram por rigorosos testes que atestam tudo isso.

Somos especializados em baterias e oferecemos todo o suporte necessário para lhe ajudar na compra. Como resultado da nossa seriedade com o cliente, oferecemos 8 meses de garantia em suas baterias!

Achou pouco? Pois não! Além disso, nós temos preços justos e que cabem em seu bolso. Isso porque respeitamos os nossos clientes e apostamos em oferecer um belo custo-benefício! Diferencial, não é mesmo?

Procurando por uma nova bateria para o seu notebook? Clique aqui e conheça as nossas opções! Se o seu problema é fonte, nós também temos a solução! Então, clique aqui e confira!

Está em busca de mouses, teclados, fones de ouvido ou outros periféricos? Saiba quais são as nossas opções clicando aqui! Veja também um pouco mais dos nossos produtos em nosso site!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *