Como desviciar bateria do notebook – Aprenda aqui!

Tempo de leitura: 7 minutos

Está sem saída e se perguntando se é possível desviciar a bateria do seu notebook? Descubra aqui se isso é possível e a melhor solução!

O fato é que quanto mais antigo o notebook, mais a duração da bateria degrada com o tempo. Eu sei o quanto é chato todas as demandas por recarga frequente, mas isso acontece por causa do uso a longo prazo. E, quanto mais o tempo passa, a situação só piora.

Além disso, pode acontecer  do notebook constantemente desligar após meia hora de uso, por consequência da gravidade dos danos da bateria.

Ruim. Muito ruim. O que causou? Tem algum jeito de “desviciar”?

Pensando nisso, nós do BringIT iremos tirar suas dúvidas e oferecer as melhores soluções. Ficou curioso?

Vem comigo!

Tipos de bateria

Antes de mais nada, esse tópico se faz importante para entendermos de qual material se trata a bateria de seu notebook.

bateria de notebook

NiCd e NiMH

Baseada nas pilhas de níquel, que foram as primeiras baterias utilizadas, compostas por NiCd – bateria de níquel cádmio e as NiMH níquel-hidreto metálico são as que realmente tinham o efeito memória, nome técnico da famosa “bateria viciada”, pois elas não tinham um total controle de carga e descarga da pilha.

Embora seja raro hoje em dia, por essa composição ser super antiga, a bateria  desse tipo de material “memoriza” um valor de carga de forma errada, caso o carregamento da bateria fosse interrompido antes de terminar por completo.

Ou seja, fazendo isso repetidas vezes, carregar a bateria com determinada quantidade de carga parcial faz com que o as células internas e a placa controladora “se acostume” a receber somente uma porcentagem parcial de sua carga total, ou seja, ele ficará “viciado”.

Em outras palavras, qualquer bateria que fosse perdendo seu poder de armazenamento de energia se torna o que costumamos chamar de “viciada”.

Lítio

Hoje em dia existem as baterias conhecidas como Li-Ion, também chamadas como bateria de íon de lítio e as Li-Po de polímero de lítio. Famosa na composição de baterias para celulares e notebooks ultrafinos.

Para você entender o quanto a tecnologia avançou, as baterias de íons de lítio são capazes de armazenar até o dobro de energia das NiMh e o triplo da NiCd.

As principais vantagens das baterias de Li-Ion são:

  •  Densidade da energia elevada.
  •   A autodescarga é menor do que a metade da autodescarga das baterias NiCd e NiMh.
  •  Nenhuma descarga periódica é necessária; sem memória.
  •  Células de Li-Ion causam menos dano quando descartadas do que as de chumbo-ácido ou baterias à base de cádmio no meio ambiente.
  • O lítio é o mais leve de todos os metais usados em baterias.

É possível “desviciar” bateria do notebook?

Atualmente é raro ter baterias que viciem pelo fato da tecnologia ter vindo para colaborar com materiais na composição mais modernos e resistentes.

Antes de tudo é importante saber que todas as baterias para notebook ou outros aparelhos possuem um tempo de vida útil, ou seja, a bateria dos novos aparelhos não vicia, mas perde capacidade com o tempo e o tipo de uso.

bateria de notebook

Concluindo, a resposta é: não. Não existe nenhuma técnica comprovada ou um tutorial de como desviciar bateria do notebook.

Claro que em uma rápida pesquisa na internet você consegue encontrar diversas técnicas caseiras que dizem solucionar esse problema, como colocar a bateria no congelador, por exemplo, mas lembre-se de que não é uma garantia técnica, saiba que além de não poder resolver o seu problema, pode até mesmo provocar danos permanentes na sua bateria. Portanto, cuidado!

Aí agora você deve estar me perguntando: Se minha bateria não está viciada por que ela não mantem a carga e desliga sozinha?

Para responder essa pergunta você precisa entender que tudo nessa vida vem com prazo de validade, até mesmo os produtos eletrônicos, portanto a perda da capacidade de alguns componentes é previsível, uma vez que os materiais usados nas células da bateria são feitos para funcionar por um tempo específico e estão sendo consumidos pelo polo positivo da bateria durante seu tempo de serviço.

Em suma, o que acontece é a perda é a oxidação da célula, processo comum de uso e envelhecimento do componente. Dessa forma, aqui iremos te dar uma dica fácil e que muitas pessoas não sabem que existe.

Faça a calibragem da bateria do notebook

Calibrar a bateria nada mais é do que fornecer estimativas mais precisas de quanta energia ainda resta na bateria, entretanto isso não quer dizer que irá lhe dar mais vida útil, mas:

  • Conserta problemas resultantes do desnivelamento de energia nas células da bateria.
  • Evita problemas de desligamento repentino
  • Diminui o tempo de carregamento.
  • Deixa a carga mais rápida.
  • Faz a bateria durar um pouco mais.
  • Informa o valor verdadeiro de carga que está sendo exibido pelo Windows.

Em suma, para calibrar, basicamente você precisa apenas:

  1. Recarregar sua bateria até 100%;
  2. Depois Descarregar sua bateria até 0% (ou o mais próximo disso);
  3. E para finalizar basta carregar completamente até os 100%

Nesse sentido, para ficar ainda mais fácil pra você, já fizemos aqui no site um post detalhado do passo a passo de como calibrar a bateria, Você pode conferir como fazer a calibragem clicando aqui.

Por último, nossa dica é, não realize este procedimento de calibragem se sua bateria não estiver precisando, pois esta atividade é indicada apenas quando:

  1. A bateria é nova ou em um aparelho novo.
  2. Quando apresenta problemas de baixa carga ou informação imprecisa de duração.
  3. Quando percebe alguma perda no seu desempenho.

Assim também, evite que sua bateria fique com menos de 20% de carga, principalmente se for deixar o seu notebook muito tempo sem uso, pois o ato de descarregar a bateria por completo nunca é indicada, a não ser neste procedimento em especial.

Em conclusão, os fabricantes recomendam calibrar a bateria do notebook a cada dois ou três meses. Isso ajuda a manter as leituras da bateria mais precisas, e você não precisa fazer isso com frequência, se não notar nenhum problema com a precisão das leituras da bateria do seu notebook.

Não resolveu, e agora?

Infelizmente, em alguns casos a calibragem da bateria não resolve e nem faz diferença mais, além disso já vimos que não é possível desviciar a bateria do notebook, então nesse último caso a solução é trocar a bateria, comprando uma nova.

Por fim, na  bringIT você encontra uma grande variedade de peças e acessórios para o seu notebook! Não deixe de conferir.

Conheça os produtos da BringIT!

Se nós te ajudamos nesse post sobre desviciar bateria do notebook, temos certeza que podemos te ajudar ainda mais!

A BringIT é uma loja a mais de 10 anos no mercado. Nesse sentido, nós contamos com um catálogo variado que abrange diversas marcas, séries e modelos. Igualmente, nossos produtos são de alta qualidade e alta performance e passaram por rigorosos testes que atestam tudo isso.

Somos especializados em baterias e oferecemos todo o suporte necessário para lhe ajudar na compra. Como resultado da nossa seriedade com o cliente, oferecemos 8 meses de garantia em suas baterias!

Achou pouco? Pois não! Além disso, nós temos preços justos e que cabem em seu bolso. Isso porque respeitamos os nossos clientes e apostamos em oferecer um belo custo-benefício! Diferencial, não é mesmo?

Procurando por uma nova bateria para o seu notebook? Clique aqui e conheça as nossas opções! Se o seu problema é fonte, nós também temos a solução! Então, clique aqui e confira!

Está em busca de mouses, teclados, fones de ouvido ou outros periféricos? Saiba quais são as nossas opções clicando aqui! Veja também um pouco mais dos nossos produtos em nosso site!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *