ícone compartilhar redes sociais
consertando bateria

Medidor de bateria para notebook: quais devo usar?

Welysson

Por que é essencial um medidor de bateria de notebook? As pessoas passam a maior parte do tempo conectadas. O mundo virtual não substitui relações presenciais, mas é essencial para encurtar distâncias e facilitar o encontro de pessoas que moram longe, que trabalham em home office e não podem perder oportunidades. Esse espaço online abriga trilhões de informações importantes. 

Muitas pessoas trabalham e usam o notebook para diversas atividades, e estar com a bateria sempre carregada é estar sempre preparado para não se desconectar em momentos cruciais, como uma reunião com o CEO da empresa, parabéns da avó que mora longe e uma live da sua banda preferida.

Por isso, vamos te ensinar a como aproveitar ao máximo a bateria do notebook, sem perder a qualidade do mesmo.

Se for mantida a vida útil, a bateria pode durar por muito tempo, dando mais autonomia ao usuário.

O que são medidores de bateria?

O medidor de bateria para notebook têm o objetivo de medir o funcionamento da bateria do notebook, em relação ao consumo, com o objetivo de identificar a vida útil da mesma. Os medidores podem ser programas de computador ou medidores físicos

Alguns programas podem ter o poder de calibrar a bateria, ou seja, nivelar as cargas de energia nas células internas. Outro ponto, é que o próprio Windows oferece um painel com todas as informações da bateria, sendo: nível, número de ciclos de carga e vida útil. Além disso, é possível configurar o consumo da bateria de acordo com o uso do usuário. 

Quais são os tipos de medidores de bateria para notebook?

Como já foi dito anteriormente, existem dois tipos de medidores da bateria. Veja abaixo uma lista completa com opções que você poderá usar no seu notebook.

Medidor físico para bateria de notebook

1- Multímetro

Com este aparelho, o mais indicado é realizar a medição na fonte de energia do notebook. Em quais casos o procedimento deverá ser feito? 

  • A fonte esquentar demais- algum componente interno pode estar entrando em curto. 
  • Luz de led da fonte não acende- os circuitos podem ter queimado por pico de energia ou queda da fonte
  • Fonte conectada, mas não carrega o notebook- nesse caso, podem ser diversas situações: problema na fonte, no cabo, no conector ou na entrada de energia do notebook.

2- Programas de computador

Existem uma série de programas que são capazes de fazer a medição da bateria do notebook. Em alguns casos é necessário fazer o download no computador, porém em outro não. Veja abaixo uma lista que preparamos para você:

programa de computador

BatteryInfoView

Programa gratuito, com um layout simples e com um quadro de informações bem completo. Inclui os seguintes dados: nome da bateria, fabricante, serial number, data de fabricação, status de carga (descarga/recarga), capacidade, voltagem, avaliação e outros. Funciona no Windows 2000 a Windows 10.

BatteryCare

Também gratuito. É um medidor de bateria para notebook, mas a sua função principal é para calibrar a mesma. Esse procedimento é muito importante para que os níveis de energia das células fiquem iguais. Além disso, ele monitora as descargas e recargas ajudando aumentar sua autonomia melhorando a sua vida útil.

BatteryMon

Gratuito. Faz o diagnóstico, compara e procura problemas na bateria. O diferencial deste programa é a apresentação das informações através de um gráfico super completo. Nele, o usuário tem acesso as pontos críticos, nível de energia das células e performance das mesmas.

Relatório do Windows

No sistema operacional do Windows, o usuário pode ter acesso a essas informações também. Basta fazer o seguinte processo: 1- Selecione “Prompt de comando” 2- Digite digite o comando powercfg /batteryreport 3- Acesse o relatório o em C:\battery_report.html. 4- Pronto! Agora você terá acesso a todas as informações da bateria do notebook.

Quando eu devo usar o medidor de bateria para notebook?

A medição da bateria deve ocorrer quando o usuário perceber problemas no carregamento, ou, quando o notebook tiver muito tempo de uso. Na segunda opção, pode ser possível com a identificação de problemas evitar transtorno financeiros e prejuízos no trabalho. 

Geralmente, é recomendado medir uma vez por ano. Mais do que isso só se o notebook estiver sendo muito utilizado, por mais de 12 horas por dia.

Qualquer bateria pode ser medida?

Sim! O usuário pode ter acesso as informações da bateria do notebook principalmente no sistema operacional do Windows. Basta realizar os passos do tutorial acima.

Posso usar o medidor para outras coisas?

O medidor físico, o altímetro digital, pode ser usado para medir baterias de celular, relógios, tablets e outros. Portanto, você pode estender a verificação da maioria dos seus gadgets pessoais.

Práticas para manter a vida útil da bateria do notebook

Para manter e até aumentar a vida útil da bateria, recomendamos alguns procedimentos.

  • Tenha cuidado ao manusear o computador
    Quedas e tombos frequentes podem causar danos permanentes na composição da sua bateria. Podendo perder o dispositivo por inteiro. 
  • Armazene em local seguro
    Guarde o notebook em lugares baixos, de preferência dentro de case (mochila) própria.
  • Armazene em local arejado 
    Para não aquecer mais do que o normal e estragar os componentes internos.
  • Não use o notebook no colo
    Para não sobreaquecer a bateria, não use o computador no colo, porque isso pode obstruir as entradas de ar do mesmo.
  • Não deixe a carga chegar a zero
    Cada recarga a 100% é contada como um ciclo. Portanto, dependendo do modelo do notebook, a bateria pode perder a vida útil em torno de 350 a 500 ciclos, ou seja, são 60 meses (5 anos).

Conte com a nossa ajuda para trocar suas peças

A Bring IT sabe como é importante dar conteúdos legais para seus clientes e visitantes e, por isso, pensamos neste conteúdo para você.

Caso você precise de peças ou acessórios para seu notebook, acesse nosso site e confira os produtos disponíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *