Tela de notebook: tudo o que você precisa saber para escolher a melhor opção.

Tempo de leitura: 8 minutos

O que é a tela de notebook? Essa é uma das partes mais importantes do computador, pois ela é a responsável pela visualização de todo o conteúdo: textos, imagens, vídeos, dados e etc. É através deste componente que o usuário interage com o que está sendo mostrado para ele. 

Como utilizar a tela de notebook? Qual a melhor opção? Fique tranquilo! Vamos te dar todas as dicas sobre tela de notebook para que você tenha a melhor experiência. 

Como funciona a tela do notebook?

A tela do notebook compõe o que chamamos de hardware do computador. Que nada mais é que a parte física da máquina. Como por exemplo: mouse, teclado, bateria, componentes internos, circuitos e etc. A tela de notebook assim como os outros componentes, funciona a base de energia. Por isso, a bateria do computador precisa estar sempre carregada, pois ela não funciona separadamente.

Tipos de tela do notebook

Com os avanços tecnológicos, não só os processadores foram ficando melhores, mas as telas também. Afinal, com maior capacidade de trabalho, maior a responsabilidade da máquina de transmitir uma imagem de qualidade. Para cada tipo de trabalho ou diversão, pode-se escolher qual a melhor opção para o seu caso. Por isso, leia abaixo os tipo de tela de notebook que existem no mercado. 

tela de notebook led

1- LCD CCFL

A sigla LCD significa Display de Cristal Líquido, que em inglês é Liquid Crystal Display. A lâmpada de iluminação da tela é fluorescente, emite uma luz branca e fica aceso o tempo todo. Ou seja, o cristal líquido permanece o tempo todo em atividade, emitindo as cores RGB.  A LCD emite menos luz, e por isso, o contraste é menor. Por exemplo, as cores mais escuras ficam mais claras e menos chapadas. Como a tecnologia é mais “antiga”, o preço dela pode ser menor. 

2- LCD LED

Toda tela de LED é LCD LED. Mas, qual a diferença entre elas? Bom, a tela de LED possui  várias lâmpadas de LED por trás da tela de LCD, que fazem o processo de emitir as cores para cada pixel da tela.  Portanto, as imagens são geradas por meio de diodos de luz.
Por essas características, as cores são mais vivas e fortes e a luz não oscila como nas de LCD. Além disso, ela tem a vantagem de ter baixo consumo de energia, mas o preço pode ser um pouco mais caro. 

O que é o LED?

Do inglês Light Emitting Diode, traduzido literalmente para o português Diodo Emissor de Luz, o LED nada mais é do que a tecnologia do LCD só que mais avançada em relação a qualidade da imagem. A única diferença são as lâmpadas de iluminação traseira que fazem com que a imagem fique mais nítida e bonita. Além disso, como mencionado no tópico acima, as cores são mais vivas e o contraste é maior. Proporcionando ao usuário uma experiência diferenciada.

Qualidade da tela de notebook

1- TELA HD

Essa tela é a mais básica em termos de resolução de imagem. Ela tem 1 milhão de pixels, o que sugere um bom uso para quem usa o notebook para trabalhos básicos como: edição de documentos, planilhas, envio de emails e etc. Geralmente, a maioria dos notebooks já vem com essa tecnologia de 720p(pixels). 

2- FULL HD

É uma ótima tela para quem usa o notebook para assistir filmes e séries, pois é conhecida por ter alta definição São aproximadamente 2 milhões de pixels, ou seja, 1080 (pixels). O único contra é o preço que está em média de R$2500 ou mais. Mas, para quem tem um orçamento maior, essa pode ser a melhor opção. 

Portanto, saiba mais em nosso artigo super completo sobre telas Full HD. Nele destrinchamos toda a tecnologia Full HD para os usuários mais exigentes em relação a qualidade de imagem. 

Entretendo a família com sessões de cinema. As telas de notebook Full HD são as melhores opções.

3- 4K (Ultra HD)

O último avanço tecnológico em relação a telas de notebook. A qualidade é tão boa, que parece uma tela de cinema IMAX. Ela serve para assistir séries ou filmes com muita qualidade, nitidez e clareza. Além disso, para jogos ela é uma das melhores opções. Porém, ela é muito mais cara. Alguns computadores podem custar mais de R$6.000 dependendo das configurações. 

A resolução da tela tem 8 milhões de pixels, ou seja, são telas para quem quer a melhor imagem. Confira um vídeo da Dell sobre um de seus produtos com tecnologia 4K.

Tamanhos da tela de notebook

O tamanho da tela também influencia nos valores do notebook. Atualmente, temos notebooks nos tamanho de 11 polegadas a 17 polegadas. Lembrando que quanto maior a tela, mais pesado o notebook pode ficar. 

Trocando a tela de notebook

Para quem deseja trocar a tela do notebook por defeito: É importante verificar se ele ainda está na garantia. Se sim, procure a assistência técnica autorizada para que eles possam efetuar o diagnóstico do problema. Caso ele não esteja na garantia, leve a uma assistência de sua confiança, pois assim você pode evitar maiores problemas. 

Qual a melhor tela de notebook?

Agora que você já tem informações importantes sobre tela de notebook, vamos te dar mais algumas dicas sobre o assunto. Vamos lá?

1- Melhor tela para jogos

A melhor tela para jogos é a Full HD, pois ela tem mais pixels, ou seja, tem mais clareza e nitidez. Muitos jogos são pesados e precisam de uma imagem com qualidade para entregar ao usuário uma experiência completa. Por exemplo, jogos como Fortnite, CS e LOL, ficam ainda melhores em telas FULL HD. 

2- Melhor tela para edição de tarefas diárias

Para editar documentos, planilhas, acessar redes sociais e email, não precisamos necessariamente de uma tela Full HD. Você pode optar por uma qualidade de tela mais simples, porque as tarefas citadas acima não precisam de uma qualidade de imagem impecável. Mas, lembrando que isso vai do gosto do usuário, pois bonito é aquilo que brilha na frente dos nossos olhos, mesmo que isso seja uma planilha lotada com números. 

3- Melhor tela para ver filmes e séries

Aqui também temos outro exemplo em que telas FULL HD são a melhor opção. Assim como a informática está em constante evolução, o mundo cinematográfico também. Até porque os efeitos visuais fazem parte do universo tecnológico também. Entramos novamente na questão da entrega da melhor experiência ao usuário, porque os principais filmes e séries são rodados e editados com equipamentos extremamente avançados. 

E quem não quer ter a experiência do cinema dentro de casa? Por isso, a sua melhor escolha é a tela Full HD. 

Bônus – Monitores para PC

monitor de PC

Além da tela de notebook, temos os monitores para PC que também seguiram a tecnologia de melhoramento da qualidade de imagem. Mas, será que a escolha desse componente é exatamente igual? Bom, aqui temos uma dica muito boa para quem quer comprar um monitor de PC. Ele pode ser usado como segunda tela do notebook! Sim, é possível! Você pode passar séries, filmes e jogos. Além disso,  pode até mesmo editar vídeos e imagens em duas telas. Essa técnica é muito empregada por quem tem um notebook, mas precisa da imagem maior e com mais qualidade. Como fazer o procedimento? É bem simples! Siga o tutorial abaixo:

Antes de mais nada, identifique qual a saída do seu monitor. Se é VGA ou HDMI. Lembrando que o monitor funciona a base de energia, por isso é necessário ligá-lo no seu notebook. 

1- Clique com o botão direito do mouse na tela;

2- Clique em Resoluções de Tela;

3- Escolha a opção duplicar monitor;

4- Confirme clicando em OK.

Prontinho! Agora você já pode usar os dois ao mesmo tempo. Lembrando que esse tutorial é para você estender a tela do notebook para o monitor. 

Conte com a nossa ajuda para trocar suas peças

Bring IT sabe como é importante dar conteúdos legais para seus clientes e visitantes e, por isso, pensamos neste conteúdo para você. Tela de notebook: o que você precisa saber para escolher a melhor opção.

Caso você precise de peças ou acessórios para seu notebook, acesse nosso site e confira os produtos disponíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *