Tela do notebook tremendo: o que fazer quando acontece?

Tela do notebook tremendo: o que fazer quando acontece?

Tempo de leitura: 6 minutos

Quando um equipamento eletrônico começa a apresentar um problema, logo de início muitos questionamentos são feitos e de fato eles deverão ser analisados. São várias as possibilidades de diagnóstico para a tela do notebook tremendo e merecem ser minuciosamente observados para que o defeito seja reparado de forma eficiente. A seguir listamos um passo a passo para fazer diante da situação.

homem olhando a tela do notebook tremendo
A tela de notebook tremendo é problema para quem precisa usar o computador como ferramenta de trabalho.

Analise os fatores para a tela do notebook tremendo

A primeira hipótese é que alguns equipamentos, às vezes, podem apresentar oscilação de brilho durante uso. Antes de condenar que a tela do notebook tremendo não tem jeito, o melhor a ser feito é verificar algumas configurações no Windows que podem resolver este pequeno incômodo.

Para isso, primeiro, abra o Painel de Controle. No sistema do Windows 7, clique em “Menu iniciar” em seguida “Painel de Controle”. Localize a opção “Gerenciamento de cores”. Caso esteja difícil a localização do título, faça a procura pela barra de busca da pasta, no canto superior direito. Basta digitar a palavra “tela”.

aba painel de controle no sistema windows

Verifique se não há nenhuma informação de alerta. Na aba de “Avançado” confira se as configurações estão selecionadas o modo padrão ou as que você tenha definido.

aba gerenciamento de cores no sistema do windows

Fique atento a temperatura do equipamento

Mais um item a ser analisado quando a tela do notebook fica tremendo é a possibilidade de superaquecimento. O uso inapropriado do notebook, por exemplo: colocado sobre o colo ou almofadas durante o uso ou em locais que aumente o calor do equipamento pode ocasionar tal alteração. O defeito também pode estar no cooler que parou de funcionar promove o superaquecimento do equipamento.

O superaquecimento provoca diversos sintomas como lentidão, tela tremendo ou piscando e ainda causa problemas na bateria e na fonte. Então, fique atento, quando a tela começar a tremer, verifique a temperatura da máquina. Ou o contrário, se seu equipamento tem esquentado demais, verifique o que tem causado esta mudança.

Configurações de drives e aplicativos da tela

Um ponto muito importante em relação ao problema mencionado da tela do notebook tremendo, pode ser também o flat do display, assim como o próprio display. Se no caso, o uso for de um monitor VGA externo, ele também oscila, ou fica com a imagem normal. A solução pode ser esta solução a seguir: instalar drivers do site www.ma-config.com (a nova versão já está pronta para aceitar o Windows 10), ou também com o programa SlimWare.

No ato, o programa irá fazer o scanner no notebook indicando os drivers mais recentes de acordo com o sistema e a configuração da máquina.

Para concluir esta etapa de um possível diagnóstico, se nada disso for a resposta às vezes é um drive “primário”, tipo gráfico, que está desatualizado. Se isso veio ocorrer recentemente a opção mais sensata é restaurar o sistema para um ponto antes dessa falha, pois também nenhuma dessas opções pode ser a resposta.

Siga o passo a passo a seguir para tentar encontrar uma solução para o problema de tela do notebook tremendo: a opção apresentada irá reverter o notebook para um ponto anterior no tempo, chamado de ponto de restauração do sistema.

Os pontos de restauração são gerados quando você instala um novo aplicativo, driver ou uma atualização do Windows e também quando você cria um ponto de restauração do sistema manualmente. A restauração não afeta seus arquivos pessoais, mas remove os aplicativos, os drivers e as atualizações instaladas após a criação do ponto de restauração.

Para fazer isso, selecione o botão “Iniciar”, digite “Painel de Controle” e, em seguida, escolha-o na lista de resultados. Procure por “Recuperação no Painel de Controle”.

 Selecione “Recuperação”, posteriormente: “Abrir Restauração de Sistema” e botão “Avançar”.

Escolha o ponto de restauração relacionado ao aplicativo, driver ou atualização com problema e selecione “Avançar” e “Concluir”.

Queda e movimentos bruscos

Caso o notebook tenha sofrido uma queda e sua tela desencaixado, a conexão do flat pode ter perdido o contato. Há também a possibilidade de o equipamento ter passado por uma manutenção e o flat não ter sido conectado corretamente assim como algum outro cabo. Então, é preciso avaliar tais possibilidades e se possível abrir e verificar estes itens.

Neste caso, o problema pode ser identificado como monitor sem sincronismo, assim o erro aparente será a tela do notebook tremendo.

A primeira análise feita é de um rompimento parcial ou total do cabo flat que faz a comunicação entre a placa mãe do notebook e a tela.  Na maioria das vezes e quase sempre ocorre devido a constantes aberturas e fechamentos da tela e com certeza com o tempo a tela irá parar o funcionamento de vez.

Se isso acontecer o reparo é a troca do cabo. O custo vai depender do modelo do equipamento e ano de fabricação.

Para resolver isso, faça o teste: tente ligar o notebook a um monitor externo (é só ligar o cabo na entrada VGA) e veja se o problema persiste. Se continuar, pode ser problema do driver VGA. Caso a imagem esteja boa, pode ser problema no cabo flat, então recomendo levar logo na assistência, pois a máquina deverá ser desmontada e o cabo ser trocado.

Todavia, você já tenha feito o procedimento de abertura da tela e esteja habituado com esta tarefa, abra e desconecte e ligue o novamente. Sem efeito com esta ação, você pode adquirir um novo pela internet.

Substituindo a tela do notebook tremendo

Se até o momento você não identificou o problema ou uma das soluções não foi o suficiente para a tela do notebook tremendo, você já sabe né: hora de comprar uma tela nova.

No site da Bring IT você acha várias opções de tela de notebook para fazer a substituição com a qualidade e garantia que precisa. Basta pesquisar pelo modelo e marca. Observe o tamanho e onde estão localizados os conectores.

Custo de uma tela de notebook nova

Muitas pessoas acham que trocar a tela do notebook é algo caro. Contudo, é bom saber que este item custa aproximadamente 10% do preço do equipamento. Considerando que um aparelho novo, acompanha o valor do dólar e a demanda do mercado, uma tela nova certamente será um investimento para solucionar o problema da tela danificada mais barato do que comprar um notebook novo.

Assista ao vídeo da Bring IT que fala sobre as vantagens da troca da tela.

Conte com a nossa ajuda para trocar suas peças

A tela do notebook tremendo é algo que pode ter consequência no desempenho das funções do seu equipamento, principalmente, no que se refere a produtividade. Agora que você já tem informações sobre o que possivelmente ocasionou o problema e a troca da tela é algo urgente, visite nosso site e confira os produtos disponíveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *