Seu notebook molhou? Os primeiros passos para evitar uma perda

Seu notebook molhou? Os primeiros passos para evitar uma perda

Tempo de leitura: 5 minutos

Saiba o que fazer para salvar o seu notebook caso você derrame água ou qualquer outro líquido em cima dele.


Imagine a seguinte cena: Você está sentado em sua mesa usando o notebook e ao lado dele tem uma xícara de café ou um copo de água. Até aí tudo bem, isso é muito normal. Porém, por algum descuido ou acidente, você esbarra e derrama todo o líquido em cima do seu notebook. Desastre!


Mesmo sem ver uma cena dessas, só lendo, é de partir o coração, não é mesmo? Apesar da fatalidade, se você agir rápido, pode ser possível ainda salvar o seu equipamento. Neste post selecionamos algumas dicas iniciais para que você faça e evite a perda total do seu notebook. Confira!

Notebook molhou? Qual o primeiro passo?

Mesmo sendo uma situação complicada, se o seu notebook molhou não se desespere, porém, aja rapidamente. A primeira atitude que se deve fazer é desligar o notebook e retirar a bateria, caso seja possível. Não se preocupe em desligar de forma correta, apenas pressione o botão até que o notebook apague, e retire ele da fonte de alimentação que fica ligada à rede de energia elétrica.


Feito isso, retire o notebook de perto do restante do líquido que ficou espalhado na superfície que ele estava. A seguir desconecte todos os dispositivos periféricos ligados à ele, como: 


Além de te dar mais mobilidade para manusear o notebook, desconectar esses dispositivos também os protegem, evitando que fiquem danificados ou até mesmo queimem e percam totalmente suas funções.

Como secar o notebook que molhou?

Depois que o notebook molhou e você já desconectou todos os dispositivos externos dele é hora de começar a secar. Siga o passo a passo abaixo:

  1. Com uma toalha ou um pano de microfibra, seque a parte externa do seu notebook. Esse procedimento deve ser feito com bastante cuidado e atenção para não deixar nenhuma parte ainda molhada. Lembre de usar tecidos que não soltem fiapos para não danificar a sua máquina;

  2. Feito isso, coloque o notebook em uma superfície plana, em cima de uma toalha, e vire ele, aberto, de cabeça para baixo. O ideal é usar um canto de mesa onde a tela possa ficar para baixo e o teclado encostado na toalha;

  3. Mantenha o notebook nessa posição por pelo menos dois dias, certificando que ele esteja completamente seco. Caso o notebook molhou apenas com água, o problema será mais leve, visto que ela não é corrosiva. Outros líquidos como os açucarados e os alcoólicos são os mais problemáticos e podem deixar resíduos nos componentes internos.

Caso tenha derramado muito líquido e entrado no notebook será preciso abrir e secar os componentes internos. Esse procedimento é mais avançado e exige conhecimento. Caso não tenha experiência, recomendamos procurar um técnico especializado ou uma assistência técnica.

O notebook molhou internamente. O que fazer?

Como dito acima, esse procedimento é mais técnico e difícil de ser feito, porém, se você tem conhecimento, ele pode garantir que o seu notebook não morra. Confira o passo a passo de como secar internamente:

  1. Aterre-se antes de tocar nas partes internas do notebook. Fique com os dois pés calçados no chão. Esse procedimento irá remover a eletricidade estática do seu corpo e também das suas roupas. Isso evita que circuitos sejam queimados pela eletricidade;

  2. Abra o notebook e remova os componentes internos que não são fixos como memórias, HD, SSD e outros. Certifique-se de remover corretamente essas partes para não danificá-los. Algumas são presas com parafusos e outras apenas encaixadas;

  3. Verifique os componentes que foram removidos à procura de qualquer parte que esteja molhada ou com sinais de umidade e corrosão. Tudo deve ser seco. Caso o líquido não seja água, use um cotonete e álcool isopropílico para limpar e consequentemente evaporar a sujeira;

  4. Depois de secar e limpar todas as partes deixe elas ao ar livre por pelo menos dois ou três dias. Não use um secador para acelerar o processo, o ar quente pode provocar problemas estáticos nas peças. 

  5. Após esse tempo, junte todas as peças e remonte o seu notebook. Ligue e veja se tudo irá funcionar normalmente.

Caso você tenha um modelo de notebook que não possa ser desmontado ou um Macbook, o melhor é levar diretamente para uma assistência técnica cuidar dele. 

Mesmo nesses modelos, siga os primeiros passos, até que possa levar ao técnico. Outro procedimento que ajuda bastante é colocar o aparelho dentro de vasilha ou saco com bastante arroz. O grão absorve a umidade e pode amenizar a situação. 

Como prevenir?

A principal forma de prevenção é evitar tomar líquidos ou mantê-los perto do seu notebook. Acidentes podem acontecer até com as pessoas mais cuidadosas. 


Existem também algumas capas e películas de silicone que são à prova de água e podem ajudar a evitar esse tipo de situação. Só deve-se ter cuidado ao usar esses tipos de proteções em partes de ventilação, para não tapar-las e causar outros tipos de problemas na sua máquina.

Mais dicas para o notebook que molhou

Essas foram algumas dicas e o passo a passo do que fazer caso o seu notebook molhe com algum tipo de líquido. 


Quer saber mais dicas úteis como essa sobre esse problema? Aqui na bringIT o que não falta é informação. Preparamos um vídeo no YouTube super intuitivo explicando tudo sobre esse assunto. 


O nosso blog também está recheado de posts que podem te ajudar em diversos assuntos. Acesse agora mesmo e fique por dentro de tudo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *