ícone compartilhar redes sociais

Derramei líquido no teclado. O que fazer?

Welysson

Deixou cair água, café ou suco no seu teclado?  Se o seu notebook molhou, não se desespere,  é possível salvá-lo sem prejudicar a vida útil dele. Para te ajudar,  preparamos um artigo sobre como prestar os primeiros socorros ao seu aparelho quando você derramei liquido no teclado do notebook

Teclado de notebook em fundo branco

1º  Desligar o aparelho

Ao derramar qualquer tipo de líquido no teclado do notebook, desligue seu aparelho imediatamente e remova a bateria.  Se o líquido derramado for uma água “limpa”, como água de torneira, as chances de recuperação são maiores, pois um líquido “sujo” como por exemplo suco de laranja podem deixar resíduos dentro do aparelho depois que ele secar. Em alguns casos as teclas ficam mais lentas ou grudentas, sendo necessário uma limpeza interna.

Pessoa desconectando bateria de notebook em que foi derramado o líquido

2º Secar o líquido derramado no teclado do notebook

Feito isso, é preciso secar completamente o aparelho. Utilize um papel absorvente (papel toalha) ou secador de cabelo sobre o teclado do notebook. O aparelho se usado em uma temperatura média pode ajudar a evaporação da água dentro do teclado. É indicado ainda deixar o aparelho algum tempo sob o sol. No entanto, não deixe o dia todo, pois o calor intenso pode danificar, manchar ou até mesmo entortar a cobertura plástica.

3° Não recarregue a bateria

Não tente recarregar a bateria do aparelho. A ação pode atrapalhar todo o processo de secagem e ainda danificar o aparelho, pois pode ter algum curto interno ou queimar a placa-mãe.

Notebook com o cabo da fonte conectado o qual carrega a bateria seguido de um xis vermelho

4º  Hora de testar

Após secar o líquido derramado no teclado do aparelho, teste o equipamento.  Ele não funcionou? Caso ele não dê sinal de vida ou apresente problemas de mau funcionamento, procure a assistência técnica autorizada da marca.

Atenção
Caso você não possua conhecimento técnico, não tente desmontar o aparelho, pois isso pode  danificá-lo ainda mais. O técnico terá condições de desmontar e verificar se o líquido danificou alguma peça e apontará a solução.

Você também pode conferir o que fazer no nosso vídeo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *