O que usar para limpar tela de notebook?

Tempo de leitura: 5 minutos

Muita gente só se dá conta disso após comprar o notebook, mas a etapa de limpeza deste tipo de equipamento é muito importante e exige alguns cuidados. Pense bem: quando você não estiver usando seu notebook, como é que ele geralmente fica? Fechado, não é mesmo? E isso também vale para os momentos em que você está transportando o computador de um lugar para o outro.

Isso significa que nestas ocasiões, a tela do seu notebook estará em contato com o teclado, parte que geralmente reúne muita sujeira e oleosidade. Mesmo os usuários mais cuidadosos, que não comem enquanto usam o notebook e que sempre lavam as mãos antes de começar a digitar terão problemas com transferência de sujidades e detritos para a tela, uma vez que nossas mãos produzem óleos de forma natural constantemente.

Além disso, a própria poeira e outras partículas presentes no ar vão recair sobre o teclado e a tela. Ou seja, mesmo que você seja bastante cuidadoso, em algum momento a tela do seu notebook vai precisar de uma boa limpeza. E saiba que a melhor estratégia é manter uma rotina de higienização regular para prevenir incrustações no aparelho.

Cabe ainda destacar que mesmo que seja apenas poeira, sujidades depositadas sobre a tela podem levar à perda da qualidade da imagem com o tempo, alterando, por exemplo, características de brilho e vivacidade na reprodução das cores. Assim, a limpeza deve ser feita periodicamente, mesmo que o equipamento não pareça estar muito sujo.

No entanto, é muito importante saber que o processo de limpeza da tela de notebook requer uma série de cuidados, a fim de prolongar a vida útil da peça. Quer saber quais são? Então continue com a gente na leitura deste artigo e descubra o que usar para limpar tela de notebook!

limpar tela de notebook

O que NÃO usar para limpar tela de notebook

Vamos começar te apresentando os produtos que você não deve usar, sob hipótese alguma.

Isso é muito importante, uma vez que a maior parte dos materiais de limpeza que você tipicamente tem em casa não podem ser empregados para realizar a higienização da tela do seu notebook. Isso ocorre por que esta peça tem algumas características especiais que podem ser danificadas por produtos de limpeza inadequados.

Mas este assunto nós veremos mais adiante. Agora, conheça os produtos que você não pode utilizar na limpeza da tela do seu notebook:

• Desinfetantes multiuso (Tipo aquele que começa V e termina com A, igual ao nome da revista, sabe?);
• Álcool etílico de qualquer gradação, seja 46º INPM, 70, etc. (ou seja: fuja da tentação de higienizar seu notebook com o mesmo álcool que você usa nas mãos. Dica extra: o mesmo vale para o seu smartphone!);
• Limpa-vidros;
• Água sanitária;
• Detergentes;
• Papel toalha ou guardanapos;
• Flanelas comuns de algodão.

Como você viu, a maior parte dos produtos de limpeza que você tem na sua dispensa estão descartados como itens de higienização para a tela do seu notebook. Além disso, vale tomar nota de:

Como NÃO limpar a tela do seu notebook

De nada adianta comprar os materiais certos e limpar a tela do seu notebook do jeito errado. Então, vamos à dica: não esfregue com força a tela do seu notebook!

Mesmo com os produtos certos, isso pode causar danos à peça.

Quer saber o por que de tantas restrições e cuidados na hora de limpar a tela do seu notebook? Veja a seguir!

Por que é preciso ser cuidadoso na limpeza da tela do notebook?

As telas de notebook geralmente são produzidas em LED ou LCD. Estes materiais garantem uma experiência visual incrível, no entanto são muito delicados. Assim, utilizar muita força ou produtos abrasivos pode provocar ressecamento, trincos e danos irreversíveis na tela do seu notebook.

Além disso, em alguns modelos o material é revestido por uma camada de vidro, mas em outros não. Por isso, é importante optar por materiais específicos para este tipo de limpeza, a fim de garantir a preservação da vida útil do seu aparelho.

limpar tela de notebook

O que usar para limpar tela de notebook?

Muito bem, agora que você já sabe quais produtos e técnicas você nunca deve empregar na limpeza da tela do seu notebook, vamos aos produtos que podem ser utilizados.

Álcool isopropílico 70%;
• Fluido para limpeza de telas;
• Flanela de microfibra.

Estes produtos são os únicos recomendados para qualquer tipo de tela e podem ser utilizados com segurança, independente do modelo do seu notebook em específico. Isso porque eles são os únicos capazes de realizar a limpeza sem deixar qualquer tipo de filme sobre a tela (como é o caso de muitos desinfetantes), além de não provocarem reações que levam à redução da vida útil do componente.

Além disso, não possuem em suas formulações quaisquer componentes abrasivos. E esta é a mesma razão pela qual o tipo de tecido utilizado para a limpeza da tela de notebook é a microfibra.

Ela se assemelha a uma toalha, mas é bastante macia. Sem a aspereza de outros tipos de tecidos e papéis, ela garante o espalhamento adequado do produto de limpeza sem provocar riscos sobre a tela.

É fácil encontrar no mercado por valores acessíveis kits que contém um fluido de limpeza para telas acompanhado da flanela de microfibra. Eles são um ótimo investimento se você quer garantir a limpeza e a durabilidade da tela do seu notebook. Compre aqui o seu kit de limpeza para telas!

Vale lembrar que no momento de realizar a limpeza da tela do seu notebook é importante desligar o aparelho. A seguir, comece removendo a poeira da superfície com um pincel macio ou com a flanela seca. Este passo é muito importante por que os detritos podem causar arranhões e danos sobre a tela. Depois, borrife a solução de limpeza sobre a tela ou na microfibra e realize movimentos delicados, até remover as sujidades por completo.

E vale lembrar que no caso do notebook, de nada adianta limpar a tela e não limpar o teclado. Então, aproveite este momento para fazer a higienização completa do seu notebook. Veja aqui como limpar o teclado do seu notebook!