ícone compartilhar redes sociais
tela de notebook em monitor

Aprenda já a transformar tela de notebook em monitor

adminblog_USR

Transformar tela de notebook em monitor pode ser muito útil. Realizar esta alteração possibilita que você trabalhe com duas telas ao mesmo tempo, potencializando sua eficiência, independente do uso principal que você dê ao seu computador.

Além disso, se você tiver um notebook sem uso, aprender como transformar a tela de notebook em monitor pode te ajudar a economizar bastante, uma vez que você poderá aproveitar o equipamento antigo para uma nova função. Cabe também destacar que o uso do notebook como monitor é uma solução muito interessante para aparelhos mais antigos, que já não oferecem recursos e tecnologia tão bons ou uma capacidade de processamento adequada para as suas necessidades.

Ou seja, você pode ampliar a vida útil daquele notebook que está meio esquecido na gaveta transformando-o em um novo monitor. Além de reciclar o computador antigo e evitar um gasto desnecessário, você ainda estará valorizando o investimento que fez anos atrás ao comprar o notebook que agora já não lhe atende tão bem.

Se você ainda não tinha razões suficientes, agora com certeza está convencido de que vale a pena transformar tela de notebook em monitor. Continue com a gente neste artigo para descobrir como fazer isso.

Vantagens de usar a tela do notebook como monitor

Antes de tudo, que tal entender melhor o quão útil pode ser transformar seu notebook antigo em um monitor?

Imagine que você precisa trabalhar com vários programas rodando ao mesmo tempo, realizando constantes verificações em diferentes janelas. Neste tipo de situação, contar com um monitor extra é uma excelente solução para criar um fluxo de trabalho mais inteligente e ganhar eficiência na realização das tarefas, uma vez que uma segunda tela lhe permite ampliar a visualização da sua área de trabalho.

Um programador, por exemplo, pode realizar alterações no código de um sistema em desenvolvimento enquanto mantém um teste do programa aberto no outro monitor. Isso permite ao profissional visualizar em tempo real o efeito das edições e alterações aplicadas.

tela de notebook em monitor

Para quem trabalha com edição de imagens, por sua vez, usar a tela do notebook como um segundo monitor garante a capacidade de trabalhar com vários softwares de edição simultaneamente, o que é muito útil quando se utiliza sistemas como os da Adobe, que reconhecem alterações realizadas por outros programas em um arquivo aberto e permite atualizar a imagem para otimizar a edição. Além disso, é possível ter várias referências abertas e em exibição na tela auxiliar, facilitando o trabalho de consulta à biblioteca visual e às paletas de cores.

Para os estudantes, a utilização da tela do notebook como monitor auxiliar garante a possibilidade de assistir uma aula e realizar anotações em software separado ao mesmo tempo. Já para os gamers, várias janelas de jogos e interações podem ficar abertas simultaneamente.

Ou seja, ter uma tela auxiliar à sua disposição é sempre garantia de mais eficiência, independente das atividades que você realize no seu computador. Por isso, aprender a transformar a tela de notebook em monitor pode ser determinante para a usabilidade do seu equipamento.

Veja a seguir como fazer isso!

Como transformar tela de notebook em monitor

Para utilizar sua tela de notebook como monitor, o primeiro passo é baixar um software que faça o papel de projetar as informações do seu computador para a tela do notebook que você vai usar.

Existem inúmeras opções a um clique de distância, como Screen Focus, Duet Display, Splashtop e o que nós vamos usar aqui: o Space Desk.

No site do programa, selecione o software para o PC servidor e realize seu download no computador que você vai usar como principal. Já no seu notebook, baixe o arquivo denominado secundário.

tela de notebook em monitor

A seguir, faça a instalação de ambos os softwares nas suas máquinas, conforme as especificações do próprio Space Desk. Ao final do processo, no seu notebook aparecerá um atalho. É nele que você vai fazer a configuração que vai transformar a tela de notebook em monitor.

Por isso, abra o atalho para selecionar o PC principal. Certifique-se de que tanto o seu computador principal (o servidor) quanto o notebook que você vai usar como monitor esteja conectado à mesma rede de Internet. Assim, o programa será capaz de localizar o computador que está com o programa de servidor instalado. Deste modo, o próprio software vai te indicar o servidor localizado em um ícone no painel.

Clique neste ícone e utilize a barra de busca para averiguar o correto funcionamento da sua máquina principal. Ao realizar este procedimento, o programa vai te informar se o servidor está funcionando de forma adequada e pronto para utilização.

Agora, vamos à etapa que vai realmente transformar a tela do notebook em monitor: utilize a função projetar, nativa do seu sistema operacional Windows. Para fazer isso, basta você pressionar ao mesmo tempo a tecla de atalho do Windows e a letra P. Dependendo do modelo do seu computador e da versão do sistema operacional, pode ser que você consiga acessar este recurso pelo atalho da tecla Fn mais a tecla F4.

O sistema vai te oferecer 4 opções:

• Tela do computador somente;
• Duplicar;
• Estender;
• Segunda tela somente.

Se o seu notebook for o único monitor disponível para o seu PC, opte pela última opção, “Segunda tela somente”. Caso você queira transformar tela de notebook em monitor para usar como auxiliar, opte pela segunda alternativa “Duplicar”.

Pronto, seguindo este processo você pode facilmente transformar tela de notebook em monitor e, assim, desfrutar de todas as vantagens de ter um segundo monitor ao seu alcance, seja para suprir uma eventual indisponibilidade de tela para o seu computador, seja para empregar o seu notebook antigo como uma extensão da sua tela.

Deste modo você vai prolongar a vida útil daquele notebook velhinho e já quase esquecido e ainda vai ganhar muito mais eficiência no seu uso do computador, seja ele profissional ou recreativo.

Quer conhecer mais dicas que vão te ajudar a fazer o melhor proveito possível de todos os seus equipamentos de informática? Fique ligado no nosso blog, estamos sempre ensinando novos meios de usar seus aparelhos ao máximo!