Dúvidas Frequentes

O que é uma tela IPS e como ela funciona no notebook?

tela-ips-dois-notebooks-em-cima-da-mesa

A tela de um dispositivo é fundamental para termos uma boa experiência ao executar alguma tarefa no notebook ou assistir nosso seriado favorito na TV. A cada ano, nós consumidores estamos mais exigentes e queremos experiências mais vivas e próximas do real. É justamente nesse ponto que a tecnologia IPS veio para melhorar a qualidade de imagem das telas.

 

Neste artigo nós vamos ajudar você a entender como funciona essa tecnologia e como ela impacta na qualidade de imagem da  tela do seu notebook ou outro aparelho eletrônico. Mas, antes de saber o que é IPS, conheça os “bastidores” de um monitor LCD TFT.

 

Como funciona uma tela LCD?

Para entender melhor o que é IPS, vamos começar falando da tela LCD. Dentro de uma tela LCD existem os cristais líquidos, são eles os responsáveis por refletir luz para os pixels a partir de um processo químico que basicamente sofre alterações na cor a medida recebe (ou não) corrente elétrica.  

 

Tela LCD, LED ou CCFL. Qual a diferença?

Isso tudo acontece dentro do pixel, que é compostos de 3 camadas: duas de vidro e uma de cristal líquido, as camadas de vidro ficam nas extremidades e o cristal líquido no meio. Ambas as camadas possuem ranhuras, observe na imagem abaixo que o vidro de trás tem ranhuras na vertical e o da frente, na horizontal. São por essas ranhuras que a iluminação do backlight (luz que fica atrás da tela de LCD) reflete no vidro da frente.

Imagem 1

PIXEL APAGADO

Imagem 2

PIXEL ACESO

 

*Processo de passagem de luz em em pixels de um monitor TFT

 

Como a tela fica colorida?

tela-ips-tela-notebook-tv-tablet-celular

 

A tecnologia responsável por trazer diferentes cores para a tela dos monitores é chamada de TFT (thin film transistor).

Os pixels possuem três cores diferentes: vermelho, verde e azul: o famoso RGB. Essas cores são como uma fina camada de cor que fica no vidro da frente do pixel. São essas cores que conseguem refletir milhares de outros tons que por fim se unem e formam uma imagem no monitor.

Então, assim que o pixel recebe uma quantidade de energia, os cristais líquidos fazem uma espécie de “barreira” que faz com que a luz não consiga passar pelas ranhuras da segunda camada de vidro, como no exemplo da imagem 1. Neste caso, aquele pixel fica escuro. Já na imagem 2 temos o pixel aceso, que não recebeu nenhuma carga e por isso os cristais líquidos fazem uma curvatura de 90 graus que é por onde a luz passa.

Quem controla esse processo de dentro do LCD são chamados de transistores que assumem forma e espessura também semelhante a de uma película. Resumindo, o LCD é cheio de camadas.

 

Quais as diferenças de uma tela IPS?

 

A tecnologia IPS (In-plane switching) é uma atualização da TFT, a geração anterior de telas. Na TFT, quando a energia é adicionada nos cristais líquidos, faz com que eles se distorçam e permitam que a tela tenha passagem de luz. Porém, nesse processo, os cristais ficam bagunçados e é essa falta de alinhamento que faz com que as cores não fiquem tão fiéis e tenham o ângulo de visão reduzido.

Como comprar uma tela nova para o meu notebook?

Era muito comum acontecer isso em televisores mais antigos, quando nem todos da sala conseguiam assistir com a mesma qualidade devido à posição em que estavam sentados em relação ao aparelho.

 

Becoming Great Entrepreneurs (1)

Quando uma tela tem a tecnologia IPS, a posição dos cristais muda. Enquanto na TFT os cristais estão em posição vertical, as de IPS estão em posição horizontal. Essa foi a forma encontrada para que as moléculas de cristal líquido fiquem melhor agrupadas.

TELA IPS

É a partir daí que as imagens reproduzidas em uma tela IPS ganham mais nitidez, fidelidade de cores e tempo de resposta mais curto do que a TFT.

 

Resumindo

É sempre bom lembrar que a IPS e a TFT são uma tecnologia que foi se atualizando ao longo do tempo. Isso quer dizer que as telas não deixaram de ser TFT mesmo já sendo IPS. A IPS veio para organizar melhor as moléculas de cristal líquido, portanto é uma considerável melhoria na tecnologia utilizada.

 

E aí, deu pra entender como funciona? Se ficou alguma dúvida, você pode escrever nos comentários aqui embaixo!

 

Até a próxima! 😉

 

Na bringIT você encontra a tela ideal para o seu notebook!

bringit

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *