Ergonomia: Cuide da sua saúde no trabalho em 6 passos simples.

A ergonomia no trabalho é um conjunto de técnicas, exercícios e itens que aumentam o conforto e previnem de doenças relacionadas ao movimento repetitivo. Saiba como melhorar esse aspecto com dicas simples.

Antes de começarmos este conteúdo, observe a sua postura. Ela está correta? Se não, aproveite este momento para corrigi-la, relaxe também os ombros, movimente o pescoço devagar (em movimentos circulares algumas vezes para cada lado). Pronto! Só neste parágrafo você já aprendeu um exercício laboral e se movimentou o suficiente para aliviar a tensão, cuidando da sua saúde enquanto trabalha. Quer saber como melhorar ainda mais a ergonomia no trabalho? Então, continue lendo nosso artigo!

Um lugar confortável para trabalhar, seja em casa ou no escritório vai além de ter uma mesa e uma cadeira. A ergonomia é um fator importante a ser considerado, visto que a maior parte das pessoas passa diversas horas em frente ao computador e esse trabalho repetitivo, somado à postura incorreta e à despreocupação com o uso de itens ergonômicos acarreta em problemas de saúde no futuro.

Segundo  informações da Previdência Social, 90% dos afastamentos de funcionários em empresas do Brasil são causados por doenças osteomoleculares ou sofrimento mental.

As doenças mais comuns que podem surgir pela falta de ergonomia no trabalho.

back-pain-desk-poor-posture-black-man(1)

LER (Lesão por Esforço Repetitivo), também chamada de DORT (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho), LTC (Lesão por Trauma Cumulativo) e AMERT (Afecções Musculares Relacionadas ao Trabalho) é uma síndrome que agrupa doenças como tendinite, bursite, mialgias e que afeta os músculos, nervos e tendões. Esse distúrbio provoca inflamações e dor e pode afetar a capacidade funcional da região comprometida. A disfunção é causada por mecanismos de agressão, isso vai de esforços repetidos ou o uso de força ao executar tarefas até postura incorreta e estresse.

Cuide da sua saúde no trabalho em 6 passos simples

1- Ao trabalhar sentado, posicione a cadeira em uma altura confortável e prefira cadeiras que possibilitem o apoio dos pés no chão, apoio lombar, regulagem de altura para os braços e profundidade do assento. Manter a postura correta também é uma dica importante.

2 – Posicione a tela do computador na altura dos olhos e em uma distância confortável. Se você usa PC é só ajustar o monitor, mas se você usa notebook, uma excelente opção são as bases para notebook. Elas posicionam o notebook de uma forma que facilita tanto na usabilidade da tela quanto do teclado, tornando mais acessível e nivelado com a sua posição.

3- Preocupe-se com a iluminação, um lugar escuro dificulta a execução de tarefas. Tanto a iluminação principal quanto pensar em um ponto de luz focal pode ajudar muito.

4- Faça uma pausa. Trabalhar por horas seguidas em uma mesma posição é muito prejudicial. Pelo menos a cada 45 minutos levante, se espreguice, troque a posição das pernas e caminhe para facilitar a circulação.

Há muitas empresas que adotaram exercícios de ginástica laboral, que consiste em um momento em que os funcionários fazem diversos tipos de exercícios de alongamento para aliviar a tensão e aumentar a disposição no trabalho. Se você é freelancer, vale a pena fazer exercícios em casa mesmo. 

5- Muitas pessoas que trabalham com notebook não gostam do touchpad e preferem comprar um mouse. Há diversas opções no mercado em formatos e cores diferentes. Alguns modelos são mais ergonômicos e também são ambidestros, como o M100 da Logitech. Investir em um mousepad também é uma ótima pedida. Os mousepads são interessantes tanto para melhorar a leitura do sensor óptico quanto para servir como um apoio confortável para a mão, evitando aqueles calos chatos que surgem com o tempo.

_20180622125716_person_using_gel_wrist_pad_for_mouse

Se você escreve muitos e-mails, usa muito o teclado, considere investir em um apoio de punho também. Ele é uma excelente opção por servir como apoio para as mãos trazendo mais conforto ao executar tarefas em frente ao notebook.

Silicone-Teclado-Almofada-do-Descanso-de-Pulso-Ergon-mico-Suporte-Comfort-Pulso-Gel-Resto-Pad-para

6- Torne o lugar um ambiente agradável. Tenha objetos de decoração com a sua personalidade em sua mesa de trabalho. Lembre-se que é ali que você passa horas do seu dia e um lugar mais aconchegante e familiar ajuda na sensação de conforto.

Dica extra: Se você trabalha em um ambiente corporativo, priorize questões como as descritas acima. Caso a empresa que você trabalha não possua esses tipos de acessórios que ajudam na ergonomia, você pode fazer a sugestão de aquisição.

No Brasil, já existe uma regulamentação do Ministério do Trabalho e Emprego sobre a ergonomia. Ela estabelece parâmetros que sugerem que a empresa adote práticas que adaptem as condições de trabalho às características físicas e psicológicas dos trabalhadores com o objetivo de garantir conforto e uma forma mais saudável para executar as atividades do dia a dia.

E aí, gostou do nosso texto? Conte para a gente aqui nos comentários.

Na bringIT você encontra uma grande variedade de peças e acessórios para o seu notebook!

bringit

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles