A ergonomia no trabalho é um conjunto de técnicas, exercícios e itens que aumentam o conforto e previnem de doenças relacionadas ao movimento repetitivo. Saiba como melhorar esse aspecto com dicas simples.
Antes de começarmos este conteúdo, observe a sua postura. Ela está correta? Se não, aproveite este momento para corrigi-la, relaxe também os ombros, movimente o pescoço devagar (em movimentos circulares algumas vezes para cada lado). Pronto! Só neste parágrafo você já aprendeu um exercício laboral e se movimentou o suficiente para aliviar a tensão, cuidando da sua saúde enquanto trabalha. Quer saber como melhorar ainda mais a ergonomia no trabalho? Então, continue lendo nosso artigo!
Um lugar confortável para trabalhar, seja em casa ou no escritório vai além de ter uma mesa e uma cadeira. A ergonomia é um fator importante a ser considerado, visto que a maior parte das pessoas passa diversas horas em frente ao computador e esse trabalho repetitivo, somado à postura incorreta e à despreocupação com o uso de itens ergonômicos acarreta em problemas de saúde no futuro.
Segundo informações da Previdência Social, 90% dos afastamentos de funcionários em empresas do Brasil são causados por doenças osteomoleculares ou sofrimento mental.
As doenças mais comuns que podem surgir pela falta de ergonomia no trabalho.
LER (Lesão por Esforço Repetitivo), também chamada de DORT (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho), LTC (Lesão por Trauma Cumulativo) e AMERT (Afecções Musculares Relacionadas ao Trabalho) é uma síndrome que agrupa doenças como tendinite, bursite, mialgias e que afeta os músculos, nervos e tendões. Esse distúrbio provoca inflamações e dor e pode afetar a capacidade funcional da região comprometida. A disfunção é causada por mecanismos de agressão, isso vai de esforços repetidos ou o uso de força ao executar tarefas até postura incorreta e estresse.
Cuide da sua saúde no trabalho em 6 passos simples
1- Ao trabalhar sentado, posicione a cadeira em uma altura confortável e prefira cadeiras que possibilitem o apoio dos pés no chão, apoio lombar, regulagem de altura para os braços e profundidade do assento. Manter a postura correta também é uma dica importante.
2 – Posicione a tela do computador na altura dos olhos e em uma distância confortável. Se você usa PC é só ajustar o monitor, mas se você usa notebook, uma excelente opção são as bases para notebook. Elas posicionam o notebook de uma forma que facilita tanto na usabilidade da tela quanto do teclado, tornando mais acessível e nivelado com a sua posição.
3- Preocupe-se com a iluminação, um lugar escuro dificulta a execução de tarefas. Tanto a iluminação principal quanto pensar em um ponto de luz focal pode ajudar muito.
4- Faça uma pausa. Trabalhar por horas seguidas em uma mesma posição é muito prejudicial. Pelo menos a cada 45 minutos levante, se espreguice, troque a posição das pernas e caminhe para facilitar a circulação.
Há muitas empresas que adotaram exercícios de ginástica laboral, que consiste em um momento em que os funcionários fazem diversos tipos de exercícios de alongamento para aliviar a tensão e aumentar a disposição no trabalho. Se você é freelancer, vale a pena fazer exercícios em casa mesmo.
5- Muitas pessoas que trabalham com notebook não gostam do touchpad e preferem comprar um mouse. Há diversas opções no mercado em formatos e cores diferentes. Alguns modelos são mais ergonômicos e também são ambidestros, como o M100 da Logitech. Investir em um mousepad também é uma ótima pedida. Os mousepads são interessantes tanto para melhorar a leitura do sensor óptico quanto para servir como um apoio confortável para a mão, evitando aqueles calos chatos que surgem com o tempo.
Se você escreve muitos e-mails, usa muito o teclado, considere investir em um apoio de punho também. Ele é uma excelente opção por servir como apoio para as mãos trazendo mais conforto ao executar tarefas em frente ao notebook.
6- Torne o lugar um ambiente agradável. Tenha objetos de decoração com a sua personalidade em sua mesa de trabalho. Lembre-se que é ali que você passa horas do seu dia e um lugar mais aconchegante e familiar ajuda na sensação de conforto.
Dica extra: Se você trabalha em um ambiente corporativo, priorize questões como as descritas acima. Caso a empresa que você trabalha não possua esses tipos de acessórios que ajudam na ergonomia, você pode fazer a sugestão de aquisição.
No Brasil, já existe uma regulamentação do Ministério do Trabalho e Emprego sobre a ergonomia. Ela estabelece parâmetros que sugerem que a empresa adote práticas que adaptem as condições de trabalho às características físicas e psicológicas dos trabalhadores com o objetivo de garantir conforto e uma forma mais saudável para executar as atividades do dia a dia.
E aí, gostou do nosso texto? Conte para a gente aqui nos comentários.
Na bringIT você encontra uma grande variedade de peças e acessórios para o seu notebook!
Respostas de 2
Informação muito importante para os dias de hoje
Olá, tudo bem? Ficamos muito felizes com o seu comentário! Continue nos acompanhando e, se quiser, dê sugestões pra gente de quais temas você acharia interessante de abordarmos aqui no blog. 😉