ícone compartilhar redes sociais
tela de notebook samsung

É possivel desabilitar a tela de bloqueio notebook?

Welysson

Será que é possível desabilitar a tela de bloqueio notebook? Esta é uma dúvida bastante comum entre os usuários do Windows 10!

Esta versão do sistema operacional da Microsoft, em meio à diversas atualizações e novos recursos, trouxe consigo a novidade da tela de bloqueio. Não sabe exatamente do que estamos falando? Sabe quando você liga o seu computador e antes da tela de login o sistema exibe a cada dia uma imagem diferente? Pois é, esta é a tela de bloqueio do notebook.

Embora este recurso ofereça todos os dias uma nova foto para você admirar, com informações e curiosidades sobre o tema da imagem (seja uma locação, um animal etc.) ele ao mesmo tempo pode se configurar como um problema de usabilidade para alguns usuários. Isso ocorre por que ele adiciona mais uma ação ao seu procedimento de acesso ao computador.

Por isso, muitas pessoas se irritam um pouco com este sistema e têm o desejo de remover esta etapa do processo de login. E se você também não se sente especialmente inspirado pelas belas imagens que a Microsoft seleciona, preferindo ir direto ao ponto na hora de usar o seu PC, saiba que é sim possível desabilitar a tela de bloqueio do notebook! Veja a seguir como!

Como desabilitar a tela de bloqueio do notebook?

Se você não gosta de passar pela tela de bloqueio a cada vez que abre o seu notebook, pode ser que já tenha procurado nas configurações do Windows e nas preferências do usuário a opção de desabilitar a tela de bloqueio. E com certeza não encontrou nada.

O fato é que o sistema operacional não te dá esta alternativa entre as outras disponíveis para personalizar a experiência de uso do seu PC. Mas isso não significa que seja impossível realizar esta ação.

Na verdade, o procedimento para remover a etapa da tela de bloqueio é relativamente simples. No entanto, você precisa ser cuidadoso e ter algum conhecimento sobre como utilizar o Editor de Registro do seu notebook.notebook com tela de boot

Este é um sistema que lhe permite acessar e fazer algumas alterações no banco de dados responsável pela armazenagem das configurações dos programas instalados no computador. Ou seja, ele oferece algumas opções mais avançadas para o controle das funções e dos recursos do seu sistema operacional, sendo a única opção disponível para que você desabilite a tela de bloqueio do notebook.

No entanto, para utilizá-lo é necessário conhecer os comandos específicos do Editor, uma vez que ele não oferece uma plataforma amigável e intuitiva ao usuário comum. Contudo, não precisa se assustar, basta seguir o passo a passo e você pode facilmente realizar a ação.

Veja a seguir como desabilitar a tela de boqueio do notebook por meio do Editor de Registro do Windows:

1. Pesquise por Regedit na sua barra de busca;
2. Abra o Editor de Registro;
3. Agora você vai expandir as pastas: HKEY_LOCAL_MACHINE, SOFTWARE, Policies e Microsoft. Clique duas vezes em cada uma delas para fazer isso, e siga esta ordem ao expandi-las;
4. Use o botão direito do mouse para clicar na pasta Windows;
5. Selecione “Novo”;
6. Selecione “Chave”;
7. Este processo vai criar uma nova pasta. Mude seu nome para “Personalization”;
8. Selecione sua pasta “Personalization”;
9. No painel do lado direito, clique com o botão direito do mouse e selecione “Novo”;
10. Selecione Valor DWORD (32 bits);
11. Este procedimento criou uma nova chave. Clique sobre ela com o botão direito do mouse e mude seu nome para “NoLockScreen”;
12. Clique duas vezes sobre a chave “NoLockScreen”;
13. Uma caixa de diálogo chamada Valor DWORD (32 bits) vai de abrir. Digite 1 no campo “Dados do Valor”;
14. Clique em OK e feche o Editor de Registro;
15. Reinicie o seu computador.

Seguindo estes passos, quando o seu computador reiniciar a tela de bloqueio já não vai mais aparecer, de forma que você será levado diretamente para os campos de login e senha. Se o seu sistema não estiver configurado com um usuário privado, esta etapa será eliminada e ao iniciar o computador você será levado diretamente para a sua Área de Trabalho.

Cuidados ao desabilitar o bloqueio de tela do notebook

Como você viu, embora baste seguir um simples passo a passo para fazer o processo de desativação da tela de bloqueio do seu notebook, este procedimento é realizado através de um sistema que controla por comandos específicos as configurações do seu sistema operacional. Por isso, se você não conhece como funciona o Editor de Registro, é muito importante cumprir cada passo das instruções com bastante cuidado.

Qualquer procedimento incorreto pode levar a problemas de configuração que podem até mesmo te impossibilitar de usar seu computador ou determinados programas ou recursos dele. Por isso, tenha bastante atenção ao fazer o processo para eliminar a tela de bloqueio.

E como você pôde ver, o Editor de Registro é uma ferramenta muito útil para controlar diversas funções do seu sistema operacional. Por isso, aprender como utilizá-lo e conhecer suas principais ações é muito interessante se você deseja compreender mais do funcionamento do Windows e se pretende ter maior domínio sobre as opções e os recursos que seu computador pode te oferecer.

Otimize e personalize o uso do seu notebook

Além de desabilitar a tela de bloqueio do notebook, o Windows também te dá a opção de personalizá-la. Desta forma, caso você opte por ser cauteloso e não acessar o Editor de Registro, ainda assim você pode tornar a experiência de uso do seu notebook mais agradável.

Nas configurações do Windows, selecione personalizar e em seguida Tela de Bloqueio. No painel você terá a opção de trocar Destaque do Windows por Imagem ou Apresentação de Slides. A partir daí, basta você selecionar os arquivos que deseja que o sistema exiba na tela de bloqueio do notebook.tela de bloquio notebok personalizada

E você sabia que também é possível manter seu notebook ligado mesmo com a tampa fechada? O procedimento para isso é muito simples e você pode realizar agora mesmo. Leia este artigo e descubra como manter o notebook ligado com a tampa fechada.