ícone compartilhar redes sociais
gravar tela do notebook

Tem como gravar tela de notebook?

Welysson

Gravar a tela de notebook é uma função muito útil que cada vez tem sido mais procurada, seja por profissionais, seja por usuários recreativos. Com a gravação da tela, você pode criar um passo a passo, lançar um tutorial, dar uma videoaula, mostrar seu fluxo de trabalho ou compartilhar um gameplay.gravar tela de jogo no notebook

Ou seja, este recurso é muito útil, pois permite que você registre para uso posterior ou compartilhe com outras pessoas o seu procedimento de uso em qualquer software ou jogo que você tenha no seu computador. Mas a grande questão é: tem como gravar tela de notebook?

Sim, é possível gravar a tela do seu notebook! E existem diferentes formas pelas quais você pode fazer isso, utilizando desde recursos nativos do seu sistema operacional, até softwares gratuitos ou pagos que oferecem diversas funções.

E então, está pronto para descobrir como gravar tela de notebook? Então siga na leitura deste artigo que nós vamos te mostrar os principais métodos!

Como gravar a tela do notebook no Windows 10?

Muita gente não sabe, mas o Windows 10 oferece um recurso nativo para a gravação da tela do seu notebook. E embora existam outros softwares que possam realizar este trabalho, oferecendo mais funções interessantes para o pós-processamento das imagens, a grande vantagem de usar a ferramenta de gravação de tela do Windows é que ela sobrecarregue menos o seu sistema.

Alguns programas de gravação de tela podem pesar muito, comprometendo o desempenho do seu PC e, assim, também prejudicando o resultado da sua gravação. Isso é especialmente válido para artistas que gravam seus processos em softwares de edição de imagem pesados, como o Photoshop e para gamers que desejam registrar seu gameplay.

gravar tela de notebook

Nestes casos, ter o máximo desempenho do computador é indispensável. Por isso, em vez de ficar testando diversos softwares de gravação de tela, que tal começar usando o recurso nativo de captura de tela do Windows?

Para fazer isso, siga os seguintes passos:

• Inicie o programa ou jogo que você quer gravar;
• Pressione as teclas “Windows” e “G” simultaneamente.

O Windows vai abrir uma barra de controle, bem como outras opções para acompanhamento da sua gravação. Inclusive, uma delas, à esquerda, lhe permite acompanhar o desempenho do seu computador durante o processo. A barra superior oferece opções para compartilhar seu jogo ao vivo ou para gravar a sua tela.

Nas opções que aparecem à esquerda, você pode ativar ou desativar o microfone, capturar uma foto da tela, gravar as ações realizadas na tela e ativar ou desativar a câmera durante o compartilhamento da imagem.

Selecione as opções que desejar para gravar seu vídeo. Quando terminar, selecione no mesmo quadro a opção “Encerrar gravação”.

Mas, e agora? Como assistir a gravação da tela do seu notebook? Simples: por padrão, o Windows vai salvar sua gravação na pasta de vídeos da sua galeria.

Como gravar tela de notebook no Macbook?

Assim como no Windows, os notebooks da Apple também oferecem recursos nativos para a gravação de tela. No caso dos produtos desta marca, trata-se do programa QuickTime Player.

Assim, acesse seu ícone na barra de programas.

• Acesse “Arquivo”;
• Acesse “Nova Gravação de Tela” ou use o atalho pressionando “^ comand N”.

Este procedimento vai abrir uma janela de gravação. O botão vermelho central inicia e para o processo de captura de vídeo da tela do notebook. A mesma janela também vai oferecer opções para você manter o microfone ligado ou desligado, bem como para controlar o volume na captura de áudio.

Para salvar seu vídeo a partir da gravação da tela do notebook Mac é muito fácil. Ao fim do processo, quando pausar sua gravação, o vídeo será exibido na sua tela. Desta forma você pode assistir para verificar se o resultado está satisfatório. Se estiver pronto, basta fechar o programa, e ele vai te perguntar se você quer salvar a gravação da tela.

A partir daí, basta você escolher a pasta onde quer armazenar seu vídeo com a captura da tela do seu notebook, e pronto.

Outras formas de gravar a tela do seu notebook

Se por alguma razão você quiser testar outros métodos de gravação de tela de notebook, você pode recorrer a alguns softwares específicos para esta tarefa. Geralmente quem aposta nestes programas busca funções que não são parte dos sistemas nativos de gravação de tela.

Muitos deles oferecem recursos adicionais e avançados que permitem editar o conteúdo da gravação, por exemplo. Veja a seguir alguns softwares que você pode usar para gravar a tela do notebook:

EZ Vid

Este programa é muito procurado por oferecer algumas ferramentas de edição que podem ser bastante úteis. Isso facilita o processo e ajuda a evitar a ocupação do seu computador com muitos softwares diferentes.

O EZ Vid também oferece o Gamer Mode, ferramenta especialmente projetada para a captura de gameplay. No entanto, este programa está disponível apenas para Windows.

Apowersoft

Este programa se destaca por estar disponível tanto para o sistema operacional do Windows quanto para Mac. Um dos recursos mais interessantes deste software é que você pode selecionar apenas uma parte da sua tela para aparecer na gravação.

Outro diferencial do Apowersoft é que ele permite que se façam anotações na tela, tanto na forma de texto, quanto de desenho, o que torna a experiência mais completa, especialmente para quem deseja gravar aulas e tutoriais.

Movavi

Este programa para gravação de tela de notebook oferece recursos de edição em uma interface ideal para quem não tem experiência com este tipo de trabalho. Além disso, permite o controle de aspectos estéticos da imagem, como contraste, aplicação de filtros, etc.

O Movavi também está disponível tanto para Windows quanto para Mac.

Comece a gravar agora mesmo!

Pronto, agora você já sabe que tem como gravar a tela do notebook e já conhece diferentes métodos e recursos para gravar seu trabalho, suas aulas ou seus jogos. Quer dar um upgrade no seu notebook para garantir máximo desempenho e os melhores resultados na sua gravação?

Visite nosso site e conheça as diversas opções para turbinar a sua máquina!