Álcool isopropílico para limpar eletrônicos

Tempo de leitura: 6 minutos

Uma das consequências da pandemia de Covid-19 foi a grande preocupação com higiene das mãos e objetos que passam por ela – incluindo nossos aparelhos. Isso nos fez questionar sobre a melhor forma de limpar nossos eletrônicos, e os especialistas já tinham a resposta na ponta da língua: o álcool isopropílico.

Para a maioria das pessoas, esse era um produto desconhecido até então – já que ninguém se preocupava em limpar seus dispositivos antes da pandemia. Contudo, o álcool isopropílico é, desde muito tempo, um forte aliado das assistências técnicas para limpar as peças, uma vez que ele não danifica componentes eletrônicos.

Graças ao coronavírus, as pessoas começaram a se preocupar mais com a higiene de seus objetos, e esse item entrou no radar popular. Se você ainda não conhece ou quer saber mais sobre o álcool isopropílico, chegou ao lugar certo: nós da bringIt trouxemos tudo o que você precisa conhecer sobre o assunto.

Álcool isopropílico para eletrônicos

Por que limpar eletrônicos?

Nos dias atuais, a resposta para isso pode parecer um pouco óbvia: Covid-19. No entanto, os aparelhos são portadores de muitos tipos diferentes de microrganismos além do novo coronavírus – e na verdade, eles sempre foram. Só que nunca nos importamos muito com isso.

Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Tartu, na Estônia, encontrou mais de 17 mil tipos de bactérias em celulares de alunos do ensino médio. O estudo analisou apenas bactérias; vale lembrar que existem outros tipos de micróbios, como vírus e protozoários, que também são responsáveis por várias outras doenças.

Além disso, o acúmulo de sujeira, como poeira e farelos, podem danificar os circuitos e bloquear saídas de ar, o que diminui a vida útil do seus dispositivos. 

Ou seja, a limpeza de eletrônicos sempre foi uma coisa importante a se fazer – e se você não tem esse hábito, é melhor começar.

Por que usar álcool isopropílico?

Nesse momento, você pode estar se perguntando: mas por que devo usar o álcool isopropílico? Não posso usar outros produtos de limpeza?

O álcool isopropílico tem uma estrutura química que o torna muito volátil – ou seja, ele evapora com muita facilidade. Isso faz com que ele evite a oxidação de componentes, o que faz dele ideal para limpar peças eletrônicas.

Assim, ele pode ser usado não apenas para limpar as superfícies dos dispositivos, mas também as partes internas, como placas de vídeo, de memória, de som, entre outras. 

Outros produtos de limpeza, por sua vez, não apenas possuem mais água, que causa oxidação, como também outros agentes que podem danificar a estrutura dos aparelhos.

Como usar o álcool isopropílico

Antes de mais nada, desligue o aparelho e/ou desconecte da tomada. Isso vai evitar possíveis choques elétricos e curto-circuitos.

Em smartphones

Com o aparelho desligado, umedeça um pano macio ou papel absorvente com um pouco de álcool isopropílico 70%. Passe pela superfície do dispositivo, com movimentos suaves e em uma única direção. Evite passar sobre as aberturas do celular, como a entrada do fone de ouvido e do carregador e sobre auto falantes e microfone.

Como já dito antes, não use outros produtos de limpeza para limpar seu smartphone – especialmente os que contém cloro e/ou outros agentes abrasivos.

Em notebooks e computadores

Em decorrência da pandemia, nosso uso de computadores aumentou muito – e com ele, o risco de contaminação pelas suas superfícies. Por exemplo, é muito comum tocarmos nas teclas e na tela depois de comer, ou mesmo tossir e espirrar em cima delas. Assim, se limpá-las já era importante antes, hoje é um hábito crucial para se evitar que micróbios se espalhem.

Para a limpeza de teclados e mouses, utilize pano ou papel umedecido com álcool isopropílico 70%. Isso vai eliminar todos os germes ali presentes. No entanto, não utilize esse produto sobre as telas; essas devem ser limpas com produtos específicos, que você pode encontrar em lojas especializadas em produtos eletrônicos, como a bringIt.

Em fones

Sim, fones de ouvido também devem ser limpos. Afinal, o ouvido é uma porta de entrada para vários micróbios, que podem causar problemas como otites, por exemplo. Não é atoa que nosso corpo produz aquela cera para nos proteger, não é mesmo?

Para fazer a higiene dos seus fones, remova as borrachinhas e lave-as com sabão. Espere que sequem completamente antes de colocar de volta, já que a água pode danificar os componentes internos. Por fim, finalize a limpeza com pano ou papel umedecido com álcool isopropílico.

Álcool isopropílico para eletrônicos

Como NÃO limpar seus eletrônicos

Agora que você já sabe como usar o álcool isopropílico para limpar seus queridos dispositivos, vamos falar sobre o que NÃO fazer com eles. 

Antes de tudo, nunca se deve utilizar água diretamente, e muito menos sabão. Isso molhará o interior do aparelho e causará oxidação dos componentes – e não há arroz no mundo que vai salvar seu amigo.

Além disso, produtos de limpeza podem danificar o display e o touch, e materiais ásperos – como certos tecidos e papeis – podem arranhá-los. Portanto, tenha cuidado na hora de escolher os itens para limpar seus eletrônicos.

Por fim, há produtos especiais para limpar telas de computador e afins – nem mesmo o álcool isopropílico é recomendável. Procure por eles em alguma loja especializada de sua confiança.

Conheça os produtos da BringIT!

Se nós te ajudamos nesse post sobre álcool isopropílico para eletrônicos, temos certeza que podemos te ajudar ainda mais!

A BringIT é uma loja a mais de 10 anos no mercado. Nesse sentido, nós contamos com um catálogo variado que abrange diversas marcas, séries e modelos. Igualmente, nossos produtos são de alta qualidade e alta performance e passaram por rigorosos testes que atestam tudo isso.

Somos especializados em baterias e oferecemos todo o suporte necessário para lhe ajudar na compra. Como resultado da nossa seriedade com o cliente, oferecemos 8 meses de garantia em suas baterias!

Achou pouco? Pois não! Além disso, nós temos preços justos e que cabem em seu bolso. Isso porque respeitamos os nossos clientes e apostamos em oferecer um belo custo-benefício! Diferencial, não é mesmo?

Procurando por uma nova bateria para o seu notebook? Clique aqui e conheça as nossas opções! Se o seu problema é fonte, nós também temos a solução! Então, clique aqui e confira!

Está em busca de mouses, teclados, fones de ouvido ou outros periféricos? Saiba quais são as nossas opções clicando aqui!

Veja também um pouco mais dos nossos produtos em nosso site!

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *