Upgrade de notebook: conheça 3 vantagens e desvantagens

Tempo de leitura: 6 minutos

É cada vez mais comum as pessoas buscarem por upgrades em suas máquinas de notebook e computador. Isso se dá, pois muitas vezes as pessoas precisam de uma maior potência ou um melhor desempenho de seu equipamento, mas adquirir uma máquina nova fica muito caro, então muitos optam pelos famosos upgrades de notebooks.

A maioria destes upgrades, de modo geral, são voltados para determinadas modificações e expansões da memória RAM e no formato de armazenamento da máquina. Com os SSDs tornando-se cada vez mais populares, as alterações estão se tornando mais vantajosas. Há, ainda, outras espécies de upgrade, mas a maioria dos outros elementos dos computadores possuem travas de fabricação que não permitem modificações.

memória RAM

Além disso, antes de fazer qualquer alteração, é importante ter a noção de que cada modelo de laptop tem limitações diferentes e a garantia do notebook pode não ser resguardada a depender do que for modificado em seu sistema interno. Há muitas vantagens e desvantagens para a realização de upgrades no seu notebook – se você se interessa em realizar aprimoramentos na sua máquina, confira com a gente os cuidados que deve tomar, os benefícios que pode ter e como fazer para obter o melhor desempenho possível.

Quando é necessário realizar um upgrade em seu notebook?

Muitos fatores podem motivar a necessidade de melhora do desempenho da sua máquina – por vezes a baixa capacidade de armazenamento, a baixa potência ou mesmo a lentidão do processador são geradores de insatisfação que fazem as pessoas buscarem alterações em seus notebooks.

Comprar uma nova máquina, melhor e mais potente, pode ter um custo muito superior ao valor para simplesmente realizar upgrades funcionais – sem falar que a maioria destas melhorias de rendimento são muito práticas de serem realizadas, o que faz por vezes a modificação compensar em relação a compra de uma máquina nova.

notebook com tela de boot

Há um grande ganho de praticidade e custo nos upgrades que as máquinas de hoje em dia acompanham – vale lembrar no entanto que, embora muitas melhorias sejam simples, o ideal é que sejam realizadas pelas mãos de profissionais de assistência técnica para dirimir riscos de danificar a máquina. Mesmo com o auxílio de uma assistência técnica, o atrativo de valor dos upgrades se mantém já que os preços de memórias RAM e SSDs são muito razoáveis.

Quais os principais benefícios de realizar um upgrade de notebook?

Problemas corriqueiros como superaquecimento ou a sujeira que entra no sistema dos notebooks podem acabar gerando problemas na performance da máquina – e, considerando que o notebook não tem uma vida útil tão longa, realizar manutenções na máquina vez ou outra é necessário. Principalmente no caso de notebooks mais antigos, realizar modificações pode trazer melhorias de desempenho significativas para o aparelho – sem falar do custo-benefício em relação a comprar um novo equipamento.

Quando se realiza, por exemplo, um upgrade de memória RAM, ocorre uma espécie de folga em programas que guardam informações em tempo real – ajudando a carregar programas com excesso de dados, planilhas e softwares mais avançados com um volume alto de dados.

Já os que desejam, por exemplo, realizar um upgrade de HD para SSD terão benefícios diretos na velocidade da máquina para executar desde tarefas comuns como abrir aplicativos do Windows até tarefas mais complexas. Ao passo que o disco rígido mais comum trazido nos notebooks traz uma média de velocidade de 125 MB/s, upgrades como estes costumam equipar a máquina com velocidade de leitura e escrita de dados em cerca de 550 MB, o que representa uma aceleração significativa do equipamento – isso sem falar em modelos mais avançados que alcançam velocidades de escrita por volta de 1.000 MB/s e de leitura de até 3.000 MB/s que, para quem lida com arquivos muito grandes, são capazes de proporcionar a velocidade ideal.

Quais as preocupações na realização de um upgrade na máquina de notebook?

Para não realizar danos aos aparelhos, há alguns pontos que devem ser considerados antes do usuário tomar a decisão de fazer upgrades no sistema do notebook – abaixo estão alguns aspectos a serem observados neste sentido.

• Supervisão profissional: conforme já mencionado, o mais indicado para a alteração de qualquer máquina como um notebook é que o aparelho seja levado para uma assistência técnica – as alterações devem ser feitas por profissionais adequados, dessa forma há a garantia da execução dos serviços com qualidade.

• Adaptação e compatibilidade de peças: antes de comprar peças para realizar o upgrade da máquina, é necessário verificar se a placa-mãe terá suporte e compatibilidade para com as novas peças, se elas se adaptaram ao sistema interno do notebook – geralmente encontram-se estas informações no site do fabricante da máquina.

• Disponibilidade das peças no mercado: peças para notebook não são tão facilmente encontradas no mercado para comprar, dessa forma, antes de fazer os preparativos para o upgrade, é preciso verificar o local de compra das peças e sua disponibilidade.

• Originalidade das peças novas: é necessário verificar se as peças adquiridas são de qualidade e se são originais – peças pirateadas ou com defeito podem gerar sérios problemas no sistema do seu aparelho.

Como se deve realizar um upgrade em um notebook?

Antes de realizar o upgrade é necessário saber que algumas peças no notebook dificilmente poderão ser modificadas, como a placa-mãe ou o processador – o que significa que quem deseja melhorar a performance possui um número limitado de modificações que pode realizar. Já os módulos de armazenamento do notebook são mais facilmente modificáveis, permitindo uma expansão facilitada – tal como a memória RAM do equipamento, o upgrade pode ser realizado pela simples substituição do pente por um de maior capacidade, ou através do acréscimo de um segundo módulo de memória, a depender das capacidades de alteração do modelo de notebook.

Há também como substituir o drive de CD/DVD do notebook, hoje em dia obsoleto, por uma segunda unidade de armazenamento através de adaptador de fixação.

Outra possibilidade é a substituição do HD de 2,5 polegadas por um com maior capacidade de armazenamento – esta possibilidade é muito viável para a maioria dos modelos de notebook. Estas são algumas possibilidades comuns, além, é claro, da instalação de um SSD caso seja compatível as possibilidades da máquina.

Vantagens e desvantagens de realizar um upgrade em seu notebook

Por fim, vamos verificar a lista de prós e contras constatados para saber se a realização de um upgrade em seu notebook vale ou não a pena.

Vantagens

1. Possibilidade de expansão do armazenamento;
2. Possibilidade de acelerar a máquina;
3. Praticidade em alteração das peças;
4. Custo-benefício melhor em comparação à compra de um novo aparelho.

Desvantagens

1. Possibilidade de perca da garantia original de fábrica;
2. Necessidade de levar o aparelho para uma assistência técnica;
3. Possibilidade de não encontrar as peças adequadas no mercado.

Acesse nosso site e saiba mais!