O que devo saber antes de fazer um upgrade de processador de notebook i3 para i5?

Tempo de leitura: 6 minutos

Está pensando em dar um upgrade no seu notebook para deixá-lo mais rápido, com melhor performance e apto a fazer atividades mais exigentes de memória? Ótimo! Porém, antes de levar sua máquina para trocar as peças, é preciso levar alguns fatores importantes em conta. Neste texto, vamos explicar o que você deve saber antes de fazer um upgrade de processador de notebook i3 para i5.

Está interessado no assunto? Então acompanhe conosco neste conteúdo até o fim!

Sua máquina é compatível?

O primeiro fator que deve ser levado em conta antes que você compre as peças e faça os serviços de upgrade é saber se o seu notebook é compatível com o novo processador que você deseja instalar. Isso é de fundamental importância, porque dependendo do slot, do chipset e da placa mãe do seu computador, pode ser que não haja compatibilidade.

Explicamos melhor: os processadores da linha I da Intel utilizam o mesmo soquete (a peça que encaixa o processador à placa-mãe). Mas conseguir encaixar o processador não garante automaticamente que ele será reconhecido.

upgrade processador

Algumas placas-mãe não foram projetadas para suportar processadores mais novos ou com uma performance mais sofisticada, desta forma seus componentes podem sofrer uma sobrecarga ou simplesmente não funcionar porque o processador não é reconhecido. Nestes casos, o computador não pode nem ser ligado corretamente.

Muitas vezes, a placa-mãe só aceita a troca de processadores de um componente para outro do mesmo modelo. Observe se este não é o seu caso. Se for, você poderá fazer upgrade de outras partes, como a memória RAM e o HD, mas não conseguirá fazer a melhoria do processador.

Aproveite para conhecer outras peças que podem fazer parte do seu upgrade para notebook. Clique e acesse nosso e-commerce!

O novo processador está adequado às suas atividades?

Só faz sentido trocar o seu processador por um mais novo se você precisa de mais performance em suas atividades de trabalho, estudo ou entretenimento. Veja alguns sinais de que o processador que você usa não está dando conta das tarefas aos quais é submetido:

  • Notebook fica muito lento
  • Notebook trava e/ou reinicia sozinho com frequência
  • Notebook costuma sobreaquecer
  • Sistema operacional apresenta falhas fatais em aplicativos

Se você passa por uma ou mais situação como esta com frequência, pode ser uma boa ideia realizar um upgrade no seu notebook. Contudo, se o seu computador tem apresentado um desempenho satisfatório, talvez o seu processador atual seja adequado, sendo suficiente um upgrade na memória RAM ou no HD para deixar a sua experiência mais fluída.

Se você pretende iniciar novos projetos com exigência de alta performance do computador, como jogos pesados, atividades de edição de vídeo ou tarefas que lidam com efeitos gráficos, pode ser uma ótima ideia fazer o upgrade do seu processador.

Neste caso, o i5 é uma ótima escolha. Mas para ter a certeza de ter a melhor performance, tenha certeza de que seu processador tem GPU integrada. A GPU é a unidade de processamento gráfico que vai deixar seu computador mais rápido no processamento de imagens em 3D.

Que outros upgrades precisam ser feitos em conjunto?

Normalmente, um processador sozinho não faz milagres. Quando um computador recebe um novo processador, é recomendável que outros upgrades também sejam feitos para que o conjunto do notebook possa operar com maior eficiência. Assim, o processador poderá entregar a sua melhor performance com memória RAM otimizada, processamento gráfico dedicado e mais armazenamento, preferencialmente em SSD.

memória RAM

Quando você estiver fazendo um orçamento para adquirir um novo processador para o seu notebook, aproveite para pesquisar os valores e as condições destas outras peças. Ao adquiri-las conjuntamente, você pode obter condições especiais de pagamento ou a vantagem de pagar apenas um único valor de frete.

Além disso, na hora de instalar estas novas peças em sua máquina, você também terá menos gastos ao solicitar a instalação das peças todas de uma só vez.

O custo-benefício do seu upgrade vai valer a pena?

Em muitos casos, o custo-benefício de um upgrade vale muito a pena para o seu bolso ou para o orçamento de sua empresa. Entretanto, nem sempre este é o caso. Às vezes, pode ser mais vantajoso comprar um computador novo com as configurações já melhoradas.

Isto vai variar de acordo com as configurações da máquina que você já possui, o dinheiro disponível para investir, a vida útil das peças que você já tem utilizado e as configurações do processador que deseja adquirir.

Existem diversos processadores i5, de diferentes gerações e com diferentes configurações. Alguns modelos são projetados para menor consumo de energia, outros para uma performance máxima de trabalho.

Um processador i5 combinado com mais memória RAM pode dar uma grande extensão à vida útil do seu notebook ou dos computadores da sua empresa, custando menos do que a aquisição de máquinas novas. Coloque tudo na ponta do lápis e veja qual a opção mais adequada para a sua realidade.

Leve seu computador na assistência técnica de confiança

Antes mesmo de comprar as peças para o upgrade do seu notebook, é importante já ter conversado com o técnico de sua confiança. Ele poderá dar dicas importantes sobre as peças que você terá de comprar, bem como conselhos sobre o momento certo de fazer o upgrade do processador.

Além disso, a troca de um processador não é tão simples quanto parece. Se feita de forma equivocada, ela pode provocar danos não apenas ao seu novo processador, mas pode até mesmo queimar a placa-mãe e outros componentes do notebook, deixando-o praticamente inutilizado.

A troca do processador exige paciência e conhecimento dos componentes do notebook. Por isso, só faça a troca você mesmo se tiver total segurança do que está fazendo. Caso não, deixe este serviço para o seu técnico de informática especializado e de confiança. Ele poderá assegurar a qualidade do serviço e o sucesso na troca da peça.

A bringIt tem um catálogo completo de peças, acessórios, periféricos e ferramentas de manutenção para notebooks. Conheça o nosso portfólio de produtos a preços acessíveis para você ou para sua empresa!