ícone compartilhar redes sociais
Teclado gamer após mudar a cor do teclado

Tutorial de como mudar a cor do teclado

Welysson

Os teclados gamers são aqueles voltados para usuários que jogam no computador. Além dos atalhos e funções específicos para melhorar a experiência do jogo, uma de suas características marcantes é o colorido. Nesse texto, vamos te ensinar como mudar a cor do teclado.

Os periféricos produzidos para o mercado gamer são reconhecidos pela sua qualidade superior, diferentes modelos e pelas cores. O teclado também segue essa regra. Além de modelos no preto tradicional, você pode comprar modelos que são brancos, bronze, com tonalidade metálicas e em várias outras cores.

Entretanto, uma coisa que parte desses modelos tem em comum é um sistema de iluminação RGB ou de LED. Esse sistema de iluminação permite que o teclado se ilumine com diferentes cores e padrões.

Agora, se o seu teclado não possui um sistema de iluminação, nós também temos dicas de como mudar a cor do teclado. Continua com a gente e descubra!

Como mudar a cor do teclado gamer

Se você tem um teclado com sistema de iluminação, provavelmente, é possível optar por uma cor fixa ou um tipo de efeito luminoso multicolorido. As opções mais usadas envolvem a iluminação das teclas mais comuns usadas em jogos, como as setas de direção e as letras w, a, s, e, iluminação fixa e diferentes efeitos luminosos.

Geralmente, os tipos e padrões dos efeitos vão variar de acordo com o modelo e o fabricante do teclado. O mais importante é você saber que é possível configurar o sistema de iluminação do teclado.

Existem duas formar de mudar a cor do teclado com iluminação. A primeira é acessando o software do teclado. Nesse programa, você vai encontrar todas as personalizações que podem ser feitas no equipamento, como a definição de atalhos, configurações para quando estiver jogando e a iluminação.

Na aba referente as luzes do seu teclado você vai poder escolher entre os diferentes padrões coloridos ou optar por um padrão com cor fixa. Nesse último caso, é possível escolher a cor da iluminação. Além dos padrões, também é possível personalizar a intensidade das luzes e a velocidade dos efeitos.

Alguns teclados não têm um software específico. Então, como mudar a cor do teclado? Simples, se ele não tem um software você pode fazer as alterações acionando atalhos no próprio teclado. Geralmente, você utiliza a tecla “Função”, as teclas referentes aos números e as setas de direção.

Entretanto, cada modelo conta com seus próprios atalhos de configuração. É sempre bom conferir na caixa ou no manual de instrução os atalhos corretos para o seu equipamento.

Para trocar as cores ou o padrão de iluminação é muito simples. Pressione a tecla “Função” (Fn) e algum dos números para escolher entre diferentes efeitos luminosos. Quanto ao padrão de cor fixa, basta clicar o número referente a ele para alterar sua cor.

Após escolhido o efeito, é possível alterar a intensidade e a velocidade das luzes. Para isso, pressione Fn e as setas de direção para cima e para baixo. Para cima aumenta a intensidade da iluminação e para baixo, diminui.

A combinação Fn tecla para esquerda e direita modificam a velocidade do efeito. Para a esquerda deixa o padrão mais lento e para a direita acelera o efeito (mais efeitos são feitos por minuto).

Como mudar a cor do teclado trocando as keycaps

Se o seu teclado não possui um sistema de iluminação e você gostaria de mudar a sua cor uma das alternativas é substituir as keycaps do equipamento.

As keycaps são as capas que compõe a tecla. É aquele pedaço de plástico onde as letras e números estão desenhados. Existem vários modelos no mercado e você tem a liberdade de usar quantos quiser.

As opções de alterações são muitas e você pode trocar todas as peças do teclado ou apenas algumas. Um estilo bastante usado é trocar as cores das teclas dos comandos do seu jogo favorito. Assim, fica mais fácil encontrar as teclas certas e não se confundir.

Além das cores, o formato das letras nas keycaps também muda. Assim você tem ainda mais opções de como mudar a cor do teclado.

Por exemplo, existem jogos de keycaps que formam uma paisagem ou determinada imagem, sem as letras ou em formatos completamente diferentes, como o de um hambúrguer ou um pedaço de queijo.

Trocar as keycaps não exige mão de obra especializada e você pode fazer na sua casa. Tudo que vai precisar é um pouco de cuidado e um extrator de keycaps, ferramenta que vai te ajudar a tirar as peças do teclado.

Se você não tem uma não se preocupe, elas são fáceis de encontrar e costumam ser parte do jogo de teclas novas. Provavelmente veio uma junto com o seu teclado.

Mudando a cor pintando as teclas

Agora se você é uma pessoa criativa e tem facilidade para desenhar e/ou pintar, você mesmo pode fazer as alterações que desejar nas keycaps do seu teclado.

A lista de materiais que podem ser utilizados não é grande, mas os mais comuns são: tinta acrílica ou tinta spray e canetas marcadores permanentes. Lembre-se sempre de respeitar o período de secagem da tinta que escolher usar.

A primeira coisa a ser feita é tirar as keycaps e lava-las com água e sabão neutro. Com as peças limpas, use uma lixa fina para acabamento para tirar qualquer tipo de impureza e preparar a superfície para receber a tinta.    

Teclado com mudança de cor após pinta-lo

Com as peças pintadas, você pode usar os marcadores para desenhar ou escrever o que quiser nas peças. Uma dica: identifique as peças para que elas sejam recolocadas nos lugares corretos. As keycaps possuem formatos e curvaturas específicas e, se encaixados nos locais errados, elas podem não funcionar corretamente.

A nossa última dica de como mudar a cor do teclado é comprar um adesivo específico para teclados. Eles são mais baratos que substituir a keycaps e menos trabalhosos do que pintar suas peças. Além disso, você consegue encontrar diferentes modelos e cores de adesivos no mercado.

Agora que você sabe como mudar a cor do teclado confira os melhores modelos na loja da bringIT e acesse nosso Blog para mais novidades!