Bonequinho de Lego do Star Wars mostrando como tirar tecla do notebook

Saiba como tirar tecla do notebook para trocar

Poucas coisas são tão irritantes para quem trabalha o dia todo em frente a um computador ou joga por horas em um desses equipamentos, do que teclas que simplesmente não funcionam direito. Os motivos para isso acontecer são os mais diversos, incluindo sujeira, problemas internos e até mesmo a quebra dessas peças.

Felizmente, é possível verificar ou trocar tais chaves por conta própria, resolvendo de vez o problema. Mas, antes de se aventurar em uma tarefa tão importante, é preciso ter cuidado e saber exatamente o que você está fazendo, principalmente quando se trata de um computador portátil.

Se você quer aprender como tirar tecla do notebooks em danificar o equipamento, está no lugar certo! Continue essa leitura e descubra os segredos para desmontar essa região como um profissional!

Por que devo retirar as teclas do lugar?

Como mencionamos anteriormente, os motivos para o mau funcionamento de um teclado podem ser diversos, incluindo em muitos casos, a presença de sujeiras, como pó, cabelos e até mesmo restos de comida, afinal, comer em frente ao computador já se tornou um hábito para muita gente.

O problema é que o acúmulo desses materiais na região pode ocasionar o travamento das teclas. Logo, é preciso mantê-la sempre limpa e higienizada.

Se você já cometeu esse erro e agora está sofrendo as consequências de um teclado ruim ou se quer garantir que isso não aconteça com o seu equipamento, aprenda como tirar tecla do notebook de maneira rápida, segura e 100% eficiente quanto antes.

Afinal, manter tudo em ordem garante que o desempenho do seu computador permaneça como desejado, prolongando sua vida útil e proporcionando economia para o seu bolso!

Conheça as ferramentas que você precisa ter em mãos para retirar as teclas

Mesmo que você nunca tenha cogitado aprender a como tirar tecla do notebook, saiba que muitas pessoas já possuem essa prática ou já tiveram que cumprir essa missão para consertar seus computadores. Por isso, não é difícil encontrar no mercado ferramentas específicas, feitas para auxiliar o processo, sem danificar o equipamento.

Para saber mais, fique de olho na lista que preparamos a seguir com os utensílios que você pode encontrar em lojas especializadas:

Bonequinhos de Lego do Starwars dentro do teclado depois de tirar tecla do notebook

Keycap Extrator

O keycap extrator é uma ferramenta projetada para ajudar as pessoas a retirarem keycaps, ou seja, as capinhas das teclas (essa superfície com a qual entramos em contato direto ao digitarmos e onde as letras e números estão impressos). A ideia é remover essa parte da tecla sem que haja algum dano ao equipamento e à própria chave.

No entanto, é preciso ficar atento, já que nem todos os notebooks possuem peças que se soltam apenas com o uso de uma ferramenta como essa. Na dúvida, faça uma breve pesquisa na internet ou converse com um especialista.

Jogo de ferramentas e chaves

Você pode comprar jogos prontos de ferramentas online ou adquirir determinadas chaves à parte. Ter esses equipamentos por perto é uma excelente opção para quem possui um notebook onde o teclado está armazenado internamente, ou seja, ele não está localizado em uma região individual ou facilmente destacável.

Assim, é preciso que o usuário abra a tampa traseira do computador e siga as instruções abaixo:

  • Retire a bateria;
  • Remova a placa-mãe;
  • Verifique se não há nenhum outro componente no caminho até o teclado;
  • Só então remova, cuidadosamente, as teclas necessárias.

Além disso, um jogo de chaves e ferramentas pode ser bastante útil para eventuais ajustes que envolvam outras partes do equipamento.

Embora algumas pessoas ainda tenham certo receio, existe uma série de consertos de notebooks simples, que podem ser feitos em casa sem maiores problemas. Você quer saber quais são eles e como executá-los da melhor maneira possível? Então, confira nossas dicas clicando aqui.

Como tirar as teclas de um notebook?

Agora que você já sabe os motivos e ferramentas para aprender a como retirar tecla de notebook, é hora de fazer o processo acontecer. Para computadores portáteis no geral, utilize as seguintes dicas:

  • Comece fazendo um registro com a câmera do seu celular, para ter uma noção do posicionamento correto de todas as teclas posteriormente (caso seja necessário);
  • Desligue o notebook e coloque-o sobre uma superfície limpa, seca e iluminada;
  • Caso não seja necessário abrir o equipamento para fazer a retirada das teclas, coloque com cuidado a ponta de uma chave de fenda específica sob o canto de qualquer uma das peças e levante-a delicadamente;
  • Letras e números podem ser mais fáceis de retirar do que teclas compridas. Tenha isso em mente para não forçar nenhuma delas mais que o necessário e acabar quebrando alguma parte do teclado;
  • Essas chaves maiores, como “Enter” ou a barra de espaço, costumam ser conectadas a um pequeno pino de metal, por isso dão mais trabalho.

Como tirar teclas de um notebook Mac?

Para retirar as teclas do seu Mac, utilize ferramentas destinadas à marca, já que a configuração do teclado é um pouco diferente das demais (geralmente, mais firme). Com tais ferramentas em mãos, prossiga a tarefa da seguinte maneira:

  • Desligue seu Mac;
  • Coloque-o sobre uma superfície limpa, seca e iluminada;
  • Posicione a ferramenta de modo que ela entre debaixo da tampa da tecla e empurre a ponta para fora do buraco;
  • Retire a tecla com muito cuidado. Quando a chave for removida, você ouvirá um leve estalo;
  • Gire a tecla para cima e puxe-a;
  • Assim como no caso anterior, as chaves maiores precisam de um cuidado extra, já que possuem uma barra estabilizadora.

Viu só como tirar tecla do notebook é simples? No entanto, lembre-se sempre de ter todas as ferramentas em mãos e não se apavorar caso algo pareça estranho no meio do caminho. Na dúvida, releia esse tutorial e procure imagens e vídeos na internet, para que você possa ter certeza de que está na direção certa.

Se você decidiu limpar ou consertar seu teclado por conta própria, venha conhecer o site da bringIT. Aqui, você encontra tudo o que precisa para realizar tais procedimentos com total confiança e segurança, além de ter acesso a profissionais experientes, que podem tirar todas as suas dúvidas.

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido
Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles