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Tela “piscando” com cabo HDMI, o que fazer?

Welysson

O monitor que você está usando com o cabo HDMI está apresentando algumas falhas na conexão? Talvez possamos ajudar você! Neste passo a passo ensinamos possíveis soluções para esse problema.

O cabo HDMI é um periférico muito versátil e simples de usar em diversas situações. Seja apresentando um trabalho, vendo um filme de forma mais confortável em uma tela maior que a do seu notebook ou até mesmo jogando. O problema é que existem alguns “bugs” que podem atrapalhar no dia a dia.  Se você usa o seu notebook para reproduzir som e imagem na TV e a tela anda “piscando” repentinamente, fazendo perder a conexão, talvez essa dica pode ser muito útil para você.

As possíveis causas são as seguintes:

1 – HDMI com mau contato

Pode parecer algo muito óbvio, mas seu cabo pode estar apenas com mau contato. Isso pode ser ajustado manualmente. Então, experimente tirar e conectar novamente o cabo da entrada HDMI e certifique-se de que ele está em uma posição segura.

Isso quer dizer que o cabo NÃO pode estar:

  • Dobrado
  • Pendurado
  • Enrolado
  • Ou sendo pressionado de forma excessiva

 

Deixar o cabo dobrado, principalmente próximo das duas extremidades é bem prejudicial, fique atento!

 

2- Resolução errada da tela ou driver desatualizado

Siga as instruções abaixo e verifique se o comportamento persiste na conexão do computador com a TV ou outra tela.

 

Use a função projetar.

  1.   Clique com o botão direito do mouse em um espaço livre da área de trabalho e clique em resolução da tela. foto-tutorial-tv-piscando-1
  2.   Agora clique na lista suspensa Múltiplos vídeos e selecione uma das opções. A seguir, clique em OK.

 

Observação: A opção Estender estes vídeos amplia a área de trabalho na tela secundária e cria um espaço livre para os programas. A opção Duplicar estes vídeos mostra a área de trabalho em ambas as telas. foto-tutorial-tv-piscando-2

Observação: Um método rápido para fazer isso é manter pressionada a tecla Windows + P uma vez. Desta maneira, vão aparecer as opções de múltiplos vídeos. Para deslizar pelas opções, pressione Windows + P. foto-tutorial-tv-piscando-3

Teste e veja se o comportamento se repete. Caso o comportamento continue, execute o próximo procedimento.

 

Atualize o driver de vídeo

Entre no site do fabricante do seu computador e realize o download e instalação do driver de vídeo compatível com o sistema operacional Windows 7.

Aproveite para baixar e instalar todos os drivers disponíveis para Windows 7 como da placa de rede, placa de som, chipset, Bios, entre outros.

Teste e veja se o comportamento se repete, caso o comportamento persista, teste novamente com as informações solicitadas no inicio do post.

(Tutorial baseado em um computador com Windows 7)

Fonte: Microsoft Community

 

 O que quer dizer “Ligação HDMI não suportada“

3 – Cabo HDMI com defeito

Quanto tempo, aproximadamente, de uso seu cabo HDMI tem?

Se você já usa cabos HDMI há muito tempo, mas de uma hora para outra seus filmes, séries ou games começaram a apresentar falhas de transmissão, o problema pode estar tanto na entrada do seu dispositivo, quanto no próprio cabo HDMI.

Se o problema for na porta HDMI do dispositivo: fatores como o  tempo de uso e o jeito inadequado de usar o cabo – como vimos no tópico 1 – pode fazer com que a porta seja danificada. É possível resolver esse problema se você simplesmente conectar seu cabo a uma outra entrada HDMI disponível no aparelho. Dê preferência a uma que não seja muito usada.

Se neste procedimento o problema não resolver, siga o próximo passo:

Já se o problema for no cabo é bem simples também. Faça a substituição! Há diversos tamanhos de comprimento de cabo HDMI que podem atender a sua necessidade, como por exemplo os cabos com 30cm: ideal para conexões mais próximas. E para as distâncias mais longas temos também cabos com 1 metro, 2 metros e 5 metros.

 

E para ainda mais versatilidade, existem adaptadores HDMI que podem solucionar problemas como: um cabo que precisa ser instalado próximo a uma parede muito estreita que faz com que o cabo dobre e danifique com o tempo.

 

E aí, gostou do nosso conteúdo?

Se ainda ficou alguma dúvida, escreva para a gente aqui nos comentários!

 

Na bringIT você encontra uma grande variedade de peças e acessórios para notebook!

 

bringit

 

 

Respostas de 8

  1. Boa noite.
    Tenho uma Tv Samsung Q60.
    Quando conecto 2 cabos HDMI ou mais, um dos canais pisca.
    O que devo fazer?
    Desde já agradeço.

  2. Uso um notebook para projetar em 2 tvs, sendo q uma é de 42″ e outra de 32″, ao conectar-las no switch a que fica mais distante, pisca as vezes. O problema deve ser no switch ou será que pelas tvs serem de tamanhos diferentes?.

  3. Boa noite , não estou conseguindo assistir direito na minha tv porque quando coloco o crome cast ele funciona umas 2 minutos e em seguida sai do vídeo e volta a tela normal com a paisagem e o horário , há tentei trocar o cabo HDMI e já troquei o crome cast mas continua caindo a conexão . O que eu faço ?

  4. Boa noite, Miriam! Entendo a frustração de não conseguir assistir seus vídeos sem interrupções. Como você já tentou trocar o cabo HDMI e o Chromecast, parece que o problema pode estar relacionado a outras questões.

    Aqui estão algumas dicas que podem ajudar:

    1. **Verifique a conexão de Wi-Fi**: Certifique-se de que o Chromecast está conectado a uma rede Wi-Fi estável. Quedas na conexão podem fazer com que ele volte à tela inicial.

    2. **Reinicie seu roteador e o Chromecast**: Desligue o roteador da tomada por alguns segundos e depois ligue novamente. Faça o mesmo com o Chromecast. Isso pode resolver problemas temporários de conexão.

    3. **Verifique a fonte de alimentação**: Certifique-se de que o Chromecast está sendo alimentado pela fonte de energia correta e não diretamente pela porta USB da TV, pois isso pode causar instabilidade.

    4. **Atualize o firmware da TV e do Chromecast**: Verifique se há atualizações de software disponíveis para sua TV e para o Chromecast. Manter os dispositivos atualizados pode corrigir bugs e melhorar a estabilidade.

    Se o problema persistir, pode ser uma boa ideia testar o Chromecast em outra TV para verificar se o problema é específico da sua TV atual ou até mesmo do receptor de WI-FI do Chromecast.

    Espero que essas dicas ajudem! Se precisar de mais assistência, estou à disposição. Na bringIT, você também encontra uma variedade de cabos e acessórios que podem ajudar a melhorar sua experiência de conexão. Boa sorte!

  5. Olá, não consigo assistir direito, eu conecto meu notebook (velhinho) ASUS na tv da sala, uma samsung 40″, às vezes na tv do quarto, uma LG 32″, para assistir a HBO MAX, tendo em vista que elas não tem mais atualizações para alguns apps, cada tv tem seu próprio cabo HDMI, já mudei ele de entrada, mesmo assim, quando vou assistir a tela fica piscando. Isso pode ser um problema no meu notebook? Ele cai a internet com frequência e tenho sempre que reiniciar para voltar.

  6. Olá, Jonatha!

    Obrigado por compartilhar sua situação conosco!

    A tela piscando pode estar relacionada tanto a um mau contato no cabo HDMI, como mencionamos no post, quanto a uma incompatibilidade na resolução ou até mesmo um driver desatualizado no notebook. Como você já testou diferentes TVs e cabos, o próximo passo seria verificar os drivers de vídeo e tentar atualizá-los. Além disso, vale conferir se a resolução do seu notebook está configurada corretamente para as TVs.

    Outra possibilidade é o desempenho do notebook estar comprometido, o que pode influenciar tanto na estabilidade da internet quanto na reprodução dos vídeos. Quando a internet cai, a necessidade de reiniciar também pode estar sobrecarregando a máquina. Por isso, vale a pena cojitar a posssibilidade de formatar o seu notebook e colocar os drivers mais recentes de todos os componentes.

    Se puder, tenta seguir essas dicas para atualizar os drivers e ajustar a resolução. Qualquer coisa, estamos por aqui para ajudar mais!

    Abraços e boa sorte com o seu setup!

    Equipe bringIT

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