Teclado ABNT ou ABNT2? Entenda as diferenças

Tempo de leitura: 6 minutos

Você sabia que no Brasil existem dois tipos de teclado para computadores? Com o aumento da curiosidade e procura pelo recurso, seja por lazer ou razões profissionais, entender as diferenças entre o teclado ABNT ou ABNT2 é fundamental. Além de te ajudar na hora de escolher a melhor opção para uso, ainda é possível investir em um bom teclado a longo prazo.

Geralmente, estamos acostumados com um posicionamento específico das teclas. Esse padrão é uma ótima forma de otimizar o processo de digitação e ainda garantir o alinhamento dos teclados, independentemente do tipo de computador ou notebook.

No entanto, algumas fabricações e produções importadas podem gerar um estranhamento nos usuários. Isso porque a disposição de determinadas teclas são diferentes das fabricadas no Brasil. Com os modelos importados – e até certas novidades nacionais – apresentando uma organização diferenciada, surgiram dúvidas em relação ao assunto.

Apesar deste estranhamento inicial, é completamente normal encontrar disposições diferentes nas teclas de alguns modelos de teclado. No Brasil, por exemplo, como dito anteriormente, temos duas configurações: o teclado ABNT ou ABNT2.

Então, é possível dizer que existe uma melhor opção entre os dois teclados? Quais são as diferenças entre os dois layouts disponíveis no país? Foi pensando nisso que preparamos este post para te ajudar a entender as principais diferenças entre o teclado ABNT ou ABNT2. Confira!

A ABNT e conceitos iniciais

Antes de conhecer a diferença entre o teclado ABNT ou ABNT2, é preciso compreender alguns conceitos iniciais sobre o assunto. Você, com certeza, já ouviu falar sobre as regras da ABNT. Na maioria dos casos, o nosso primeiro contato com o assunto já ocorre na escola, quando há a necessidade de formatação de atividades e trabalhos.

A ABNT é a sigla para Associação Brasileira de Normas Técnicas – uma entidade privada e sem fins lucrativos. O principal objetivo da associação é justamente normalizar e padronizar diversos processos no país, como projetos acadêmicos, industriais e até mesmo a disposição dos teclados para computadores e notebooks.

Esse conjunto de regras é fundamental para sistematizar os processos produtivos, garantindo o alinhamento completo em sua prática. Em relação aos formatos organizacionais dos teclados, a ABNT exige a presença de alguns símbolos, por exemplo.

Vale ressaltar ainda que ambos os modelos de teclados seguem o padrão QWERTY criado por Christopher Sholes, em 1870. O nome diz respeito à disposição das seis letras iniciais da primeira fileira do teclado. Sholes criou esse sistema de mapeamento para máquinas de escrever, facilitando a digitação por meio da disposição de letras próximas de palavras em inglês.

Teclado ABNT ou ABNT2

Agora que você entendeu um pouco mais sobre a ABNT e os conceitos relacionados aos formatos dos teclados, chegou o momento de saber um pouco mais sobre o teclado ABNT e o teclado ABNT2.

Nomear os modelos de teclado como ABNT ou ABNT2 é uma forma eficiente de agilizar a identificação dos recursos. No Brasil, o teclado ABNT foi utilizado durante muitos anos. Porém, a ausência de teclas como a AltGr (Alternate Graphics) eliminava a opção de terceira função na parte superior do teclado.

Em vista deste cenário, as exigências da ABNT tornaram possíveis novas formatações para os teclados, incluindo outros símbolos importantes. Logo, o modelo padrão nos dias atuais é o teclado ABNT2, seguindo a versão padronizada pelas regras da ABNT.

Quais são as diferenças entre o teclado ABNT ou ABNT2?

Bom, você já deve estar se perguntando, então, quais são as diferenças entre o modelo de teclado ABNT ou ABNT2. Afinal, se ambos ainda são comercializados e seguem o padrão QWERTY, existe mesmo alguma divergência que atrapalhe o processo de digitação dos usuários?

Olhando para os modelos, é um pouco difícil definir quais são as diferenças entre o teclado ABNT ou ABNT2. Caso você não tenha contato direto com os modelos ou nem ao menos tenha parado para pensar na possibilidade de diferença entre os layouts, a mudança pode passar despercebida pela sua atenção. Muitas vezes, é inclusive automático.

Contudo, existe sim algo de diferente entre o teclado ABNT ou ABNT2. Basicamente, a única diferença entre o teclado ABNT e o ABNT2 é que o layout do teclado ABNT2 possui uma tecla a mais: o AltGr.

A tecla AltGr está normalmente posicionada no lado direito da barra de espaço. Sua funcionalidade é até mesmo esquecida por muitos usuários que não necessitam de seu uso no processo de digitação no dia a dia. Mas a tecla foi uma exigência da ABNT especialmente para facilitar e padronizar o sistema.

O AltGr permite a digitação de símbolos em teclas com terceira função. Agora, antes de lhe apresentar as principais funções do AltGr, é importante falar um pouco sobre o que são as teclas de terceira função.

Na formatação dos teclados, é possível notar que algumas teclas possuem três símbolos em uma mesma tecla. Isso acontece porque existem certos caracteres que não têm posição específica.

São essas as chamadas teclas com terceira função em que o caractere principal é o maior; o segundo é acessado por meio da tecla Shift; e o terceiro é aquele que necessita da tecla AltGr e fica posicionado no canto inferior direito.

Assim, quando a tecla AltGr é pressionada junto com outra tecla que tenha a terceira função, é possível ter acesso aos símbolos diferenciados. Alguns exemplos de símbolos utilizados graças à funcionalidade do AltGr são: ¹,²,³,ª,º, entre outros.

Outra diferença entre o teclado ABNT ou ABNT2 é que o último possui a tecla do ponto de interrogação (?) ao lado da tecla Shift, no canto direito do teclado.

Caso o seu teclado não seja no modelo ABNT2, existe a possibilidade de reconfigurar o layout. A mudança pode ser feita nas configurações do seu computador, alterando a opção de formato-padrão. Logo, mesmo que visualmente o teclado seja ABNT, você pode utilizá-lo normalmente como um modelo de ABNT2. O conceito vale também para a troca de idiomas.

Entendeu quais são as diferenças entre o teclado ABNT ou ABNT2? Que tal investir em soluções eficientes e de muita qualidade? Acesse o nosso site e confira os melhores teclados disponíveis no mercado!