Saiba como fazer ponto de interrogação no teclado

Saiba como fazer ponto de interrogação no teclado

Tempo de leitura: 6 minutos

O ponto de interrogação é usado com bastante frequência quando você está digitando algo. Por isso, é importante saber as principais formas de como fazer ponto de interrogação no teclado para estar preparado caso ocorra algum tipo de problema nas teclas.

Portanto, neste artigo você irá conhecer as formas existentes de fazer o ponto de interrogação, inclusive formas que muitas pessoas nem sabem que existem. Fique atento e descubra quais são agora mesmo!

Modo mais prático de fazer o ponto de interrogação

Entre as possibilidades, a forma mais prática de fazer o ponto de interrogação é através da tecla que a maioria dos teclados possui e que é a mais utilizada para fazer o ponto de interrogação.

Dependendo do modelo do seu teclado, pode ser que ela esteja localizada em lugares diferentes, mas, em geral, ela se encontra próximo às teclas de seta, que indicam as posições para cima, para baixo e para os lados.

Para fazer esse comando é muito simples, basta apertar simultaneamente a tecla shift e a tecla do ponto de interrogação.

Porém, não é sempre que essa tecla funciona ou existe no teclado. Em alguns modelos não existe essa tecla de ponto de interrogação e muitas vezes o teclado pode apresentar problemas de configurações e até mesmo de mau contato, impedindo o funcionamento correto.

Dentro disso, no próximo tópico você vai conhecer a segunda forma de como fazer o ponto de interrogação, que também é muito prático.

Método secundário de fazer o ponto de interrogação

Pois bem, se a tentativa anterior não deu certo ou se não foi possível tentar por falta da tecla, existe um método secundário. Observe a tecla W do seu teclado e você verá que na parte inferior da letra tem um ponto de interrogação gravado.

Em alguns teclados pode ser que o ponto de interrogação não seja visível, mas mesmo assim vai funcionar.

Para fazer o ponto de interrogação utilizando a letra W você precisa, simultaneamente, apertar a letra W e a tecla AltGr. A tecla AltGr normalmente fica localizada ao lado da tecla de espaço, aquela tecla maior e comprida que você utiliza para fazer os espaços entre as palavras.

Porém, pode ser que essa segunda forma de inserir o ponto de interrogação em uma pergunta também não funcione, ou por conta de algum defeito na letra W, ou por qualquer outro motivo que esteja impedindo a execução desse atalho.

Nesse caso, não se preocupe, pois existe um outro método que também vai permitir que você possa formar o ponto de interrogação no seu teclado. Veja abaixo!

Copia e cola

Você já deve ter ouvido falar na expressão copia e cola. Pois bem, esse mecanismo pode auxiliar você em diversas situações, inclusive quando está com problemas para formar o ponto de interrogação no teclado.

Se as dicas anteriores falharam, então você deve abrir uma página de busca da internet, como o Google, por exemplo, e escrever ponto de interrogação. Ao escrever isso e clicar em enter, o navegador irá buscar informações relacionados ao ponto de interrogação.

Com as respostas que aparecem, você localiza um ponto de interrogação e seleciona ele com o cursor. Depois de selecionado, clique em Ctrl ao mesmo tempo que clicar na letra C.

Depois disso, volte para onde você estava anteriormente, volte ao lugar em que você utilizar o ponto de interrogação. Estando no local onde deseja inserir o ponto de interrogação, clique em Ctrl ao mesmo tempo em que clicar na letra V.

Fazendo isso, você irá copiar da página da internet e colar o ponto de interrogação onde você deseja. Pode não ser a maneira mais prática, mas é eficiente da mesma forma e serve pra casos mais extremos, quando as tentativas anteriores não deram certo.

Se preferir, essa dinâmica de copiar e colar pode ser feita apenas com o mouse, sem necessidade de utilizar as teclas do teclado. Nesse caso, selecione o ponto de interrogação na pesquisa que você fez, da mesma forma que dito no passo anterior, porém, ao invés de usar as teclas para dar o comando de copiar e colar, clique com o botão direito do mouse sobre o ponto selecionado.

Você verá o surgimento de uma coluna, procure nela onde diz copiar e clique. Após, no local que você deseja fazer o ponto de interrogação, clique com o botão direito do mouse novamente e procure a opção colar. Pronto, o ponto de interrogação aparecerá.

Teclado de notebook com centro da foto a tecla de ponto de interrogação

Caso você seja canhoto, ao invés de clicar com o botão direito para abrir a coluna de opções, precisará clicar com o botão esquerdo, ou de acordo com as configurações que você tenha estabelecido para seu mouse.

Dessa forma, você acaba de descobrir três formas de como fazer ponto de interrogação no teclado. Provavelmente a primeira era a que você já conhecia e utilizava anteriormente, mas as outras duas também são eficientes e podem salvar você em diversas situações.

Como dito anteriormente, a posição das teclas e do ponto de interrogação podem variar conforme a marca do teclado USB, ou conforme o modelo do notebook que você estiver usando.

No caso do teclado Multilaser USB SLIM ABNT2, por exemplo, a tecla com o ponto de interrogação é fixa ao lado da tecla Shift.

Teclados que não seguem o padrão ABNT2 ou ABNT podem ter as teclas dispostas em locais diferentes e até mesmo não incluir todas as letras do alfabeto que se usa no Brasil, como você pode ver mais detalhadamente clicando aqui.

Portanto, saber todas essas formas de como fazer o ponto de interrogação pode ser útil em diversos momentos, não só quando seu teclado apresentar algum problema. Essas dicas podem fazer com que você consiga se comunicar de forma adequada, realizar pesquisas e escrever textos corretamente, mesmo que a forma básica de incluir o ponto de interrogação não funcione.

Assim, escolha a forma mais rápida para você, caso tenha mais de uma opção funcionando, e sempre lembro que, em últimos casos, o método de copiar e colar pode ser a solução, inclusive para falhas em outras teclas de símbolos, letras e números.