homem utilizando teclado e touchpad do notebook

Passo a passo de como ativar a rolagem do touchpad

Quer saber como ativar a rolagem do touchpad? Afinal, esse é uma das principais ferramentas que você tem para interagir com seu notebook, podendo facilitar muito a sua vida quando você não tem um mouse. Porém, os comandos para usá-lo nem sempre são os mais intuitivos.

Então, se você quiser aproveitar melhor seu notebook, continue lendo este post. Vamos apresentar um passo a passo de como ativar a rolagem do touchpad, além de algumas dicas de como usá-lo.

Muher em frente a um notebook utilizando rolagem do touchpad

Passo a passo: Como ativar a rolagem do touchpad?

1 – Verifique que os drivers estão atualizados

Os drivers são programas que fazem a comunicação entre o computador e o hardware. Ou seja, se eles não estão devidamente instalados e atualizados, os componentes do seu notebook podem não funcionar tão bem. Portanto, o primeiro passo é garantir o funcionamento dos drivers. Felizmente, isso é bem simples de fazer:

  1. Abra o gerenciador de dispositivos. A forma mais simples de fazer isso é digitando no campo de pesquisa;
  2. Escolha o touchpad que está dentro da categoria “mouse e outros dispositivos apontadores”;
  3. Clique com o botão direito e escolha a opção atualizar driver;
  4. Você também pode clicar em propriedades para verificar se o dispositivo funciona corretamente.

Normalmente os drivers são baixados automaticamente nas atualizações do Windows, mas pode ser que você precise baixá-los manualmente. Nesse caso, você deve acessar o site do fabricante e informar o modelo exato do notebook. Essa informação você encontra na parte de baixo dele.

2 – Acesse as configurações do mouse para ativar a rolagem

Com o dispositivo funcionando normalmente, você pode ativar a rolagem do mouse. Para isso, você precisa:

  1. Acessar o painel de controle digitando no campo de pesquisa do computador;
  2. Clicar na opção “Mouse”. Essa opção pode estar dentro do caminho “Hardware e Sons”, “Dispositivos e Impressoras” ou aparecer diretamente no painel de controle;
  3. Clicar em “Opções”, na última aba das propriedades do mouse;
  4. Verificar como é a rolagem no seu notebook.

Dependendo do modelo, a rolagem pode ser feita de diversas formas. Existem aqueles que fazem a rolagem com dois dedos, para teclados mais modernos com multitouch. Também é possível que a rolagem seja ativada ao passar o dedo na borda do touchpad. Verifique que as opções estão marcadas como ativadas, independente de como for feita a rolagem no seu notebook.

Quais são os outros recursos do touchpad?

Agora que você já sabe como ativar a rolagem do touchpad, é interessante falar um pouco sobre outros recursos. É claro que nem todos estão disponíveis em todos os notebooks mas, dependendo do seu modelo, você pode fazer algumas coisas bem legais. O touchpad tem um potencial enorme.

Como ativar os gestos do touchpad?

Um dos recursos mais legais são os gestos. Essas são configurações únicas que você define e que podem ser tomadas para fazer ações específicas. Para verificar quais os toques que seu notebook já possui, siga o passo a passo abaixo:

  1. Digite painel de controle na pesquisa do seu notebook;
  2. Encontre o mouse dentro dos dispositivos e hardwares;
  3. Clique na última aba, da ponta direita, que foca no seu touchpad;
  4. Confira todas as ações que você pode fazer e troque conforme necessário.

Notebooks mais novos, com multitouch, permitem fazer ações com um dedo, vários dedos e ainda opções adicionais. Por exemplo, com um dedo é quase certo que você vai fazer as três ações básicas: tocar, clicar e arrastar e soltar.

Com vários dedos, você tem algumas opções. Por exemplo, pode dar zoom na tela, com um gesto específico. Também pode clicar com dois dedos para configurar uma ação específica. O exemplo mais comum é usar essa opção para simular o botão direito do mouse e abrir menus.

Além da rolagem, ainda pode fazer a rotação da tela, também com dois dedos. Outra dica interessante é com três dedos. Você pode ativar essa opção para movê-los de um lado para o outro e interromper tarefas. Também pode usar essa opção, assim como com quatro dedos, para configurar atalhos específicos, como ir direto para a área de trabalho.

Em certos notebooks o touchpad com gestos pode deixá-lo um pouco mais lento, causando um certo delay nas ações. Se esse for o caso, você sempre pode reverter para as opções anteriores.

O que fazer se o touchpad não estiver funcionando?

Essas dicas são ótimas, mas não adiantam muito se o touchpad não estiver funcionando perfeitamente. Então, confira como reconhecer e resolver alguns problemas mais simples. Antes de mais nada, se você usa um mouse extra, desconecte. Assim, todas as ações descritas acima e quaisquer outras que você fizer, vão reconhecer o touchpad como padrão.

Já mencionamos acima que o driver pode ajudar a corrigir algum problema no touchpad, mas existem outras opções. Pode ser que você tenha dado algum comando no teclado que tenha o desativado. Isso é bem comum para quem quer usar um mouse, por exemplo, mas pode ocorrer por acidente. Dependendo do modelo, você precisa apertar alguma combinação de botões, geralmente Fn e alguns dos F1 ao F12. É possível reconhecer qual é o botão certo, pois ele tem um desenho do touchpad.

Se nada disso der certo, pode ser um problema um pouco mais grave. Por exemplo, pode ser que a BIOS do seu computador esteja com o touchpad desativado. Para verificar isso, basta segurar o F2 ou DEL ao ligar o notebook, dependendo do modelo e abrir a BIOS. Deve haver uma entrada com um nome como dispositivo apontador interno, trackpad, Elan touchpad ou só touchpad. Verifique se ela está ativada.

Se nada disso der certo, é provável que seja um problema no hardware. Uma simples limpeza pode ajudar a remover a poeira que está acumulada e impedindo o funcionamento ideal. Por conta disso, usar uma película no touchpad pode ser interessante. Também pode ser algo mais grave, como um touchpad gasto ou algum cabo que não está funcionando. De qualquer forma, o ideal é levar a assistência técnica ou começar a usar um mouse.

Agora que você já sabe como ativar a rolagem do touchpad pode testar essa opção e aprender a usar ainda melhor essa ferramenta! Como você viu, o touchpad tem muitos segredos, mostrando que é uma ferramenta muito mais poderosa do que a gente imagina.

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido
Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles