ícone compartilhar redes sociais
Teclado de pc que funciona com backlight

O teclado do PC não funciona? Entenda as causas

Welysson

Saber o porquê de seu teclado do PC não funciona é uma forma de evitar mudanças frequentes e desnecessárias. O teclado é uma parte importante do seu PC, e também requer manutenção diária.

Especificações de configuração, hábitos de limpeza e a forma como é usado podem causar muitas frustrações caso não seja seguido os cuidados necessários. Se houver um problema com o teclado, verifique o que está causando isso e preste atenção as possíveis causas. Confira agora mesmo!

Principais problemas

É muito comum configurar um novo teclado em um idioma diferente do que você está usando. Quando você pressiona as teclas e as regras de acento, isso muda completamente os caracteres que serão exibidos na tela.

O simples hábito de comer e beber com um notebook pode causar alguns problemas. O acúmulo de detritos e poeira acima e abaixo das teclas pode prejudicar seriamente o bom funcionamento do teclado. Dependendo da quantidade de sujeira retida, algumas chaves podem até ficar inutilizáveis ou ser a causa de porque o teclado do seu pc não funciona. Aprenda como limpa-lo nesse post.

Além disso, se você derramar líquido no teclado, pode danificar completamente outras partes do computador. Não use produtos de limpeza doméstica (como detergentes, produtos multiuso ou sabão) para limpar o teclado. Existem tecnologias e produtos específicos que podem atender a esses objetivos.

Outra causa de porque o teclado do PC não funciona é que as teclas de filtro podem ser ativadas acidentalmente. Essa tecla causa um intervalo entre o momento em que você digita no teclado e as informações exibidas na tela. Se essa opção for desativada, a tela e o teclado responderá mais rápido.

Se a configuração do idioma estiver correta e as letras e números no computador estiverem trocados ou de cabeça para baixo, é sinal de um vírus. Quando as informações na tela não correspondem às informações digitadas, uma possibilidade é que o teclado do PC provavelmente esteja infectado.

Soluções para teclado de PC que não funciona

Caso seu PC esteja infectado por vírus, você precisará executar o software antivírus mais recente em que você confia. Se o problema persistir mesmo com o uso de um software antivírus, você também pode restaurar o sistema para a hora/data anterior ou a hora/data organizadas automaticamente pelo sistema.

Outra forma mais radical é formatar a partição HD (disco rígido) e reinstalar todo o sistema operacional, o que não é tão recomendado assim, nem fácil para usuários leigos.

Se as teclas começarem a travar, a digitação falhar, a tecla pressionada não subir, etc. Isso pode ser um sinal de acúmulo de poeira ou pode ser o resultado de um acidente com líquido, como café ou refrigerante.

Para evitar que isso aconteça, certifique-se de expor o notebook a um local empoeirado e o equipamento deve ser mantido. Lembre-se de que você deve ter muito cuidado ao limpar o computador para evitar danos aos componentes internos.

Use uma garrafa de spray de ar dedicada para a limpeza, use uma escova relativamente média, macia, cotonete ou pano fino, ou mesmo um pequeno aspirador de pó com um bico especial.

Teclado de PC mac

Falhas operacionais

Normalmente, devido ao mau funcionamento do sistema operacional, o teclado pode ter problemas. Nesses casos, a primeira opção é o famoso reboot, que pode até corrigir muitos problemas. Se você não conseguir usar o mouse ou o teclado para reiniciar o computador, basta continuar pressionando o botão liga/desliga “Liga/Desliga” até que a máquina desligue.

Use este “atalho” apenas quando necessário, pois um desligamento repentino pode causar problemas com a máquina, como perda de arquivos não salvos ou até mesmo danos ao disco rígido.

Muitos problemas com o teclado estão relacionados ao driver. Eles são responsáveis ​​pela relação entre o sistema e o hardware, ou seja, as partes físicas que compõem o notebook, como vídeo, mouse e teclado.

Esse problema pode ocorrer se você estiver acostumado a instalar software de terceiros com frequência ou a desligar o computador diretamente com um botão, sem usar o comando “desligar” do sistema operacional.

Corrigir esses problemas não é grande coisa, mas requer atenção especial. Antes de mudar o driver do teclado do PC, é recomendável criar um ponto de restauração do sistema.

Dessa forma, se ocorrer um problema durante o reparo do driver, você pode retornar o sistema operacional ao estado anterior à alteração para restaurar todas as configurações.

Essa dica se aplica a quaisquer alterações que você fizer que possam comprometer a integridade do seu PC. Para criar um ponto de restauração, vá para “Painel de Controle”> “Sistema e Segurança”> “Sistema”> “Proteção do Sistema”, clique em “Criar” e siga as instruções.

Após esse procedimento, insira um nome para identificação usando a opção “Restauração do sistema”, pois essa janela pode retornar o sistema ao ponto criado anteriormente.

É importante observar que, para usuários do Windows 10, a maioria das configurações do sistema pode ser acessada por pesquisa direta pressionando a tecla com o logotipo do Windows e digitando o que você está procurando. A próxima etapa é encontrar o driver do teclado.

Para visualizar todos os componentes de hardware do notebook, vá para Painel de Controle > Hardware e Sons > Gerenciador de Dispositivos.

Se você não colocou nada no componente, realizou todos os testes acima, mas ainda não consegue resolver o problema no teclado do PC, pode ser uma falha séria de hardware.

Nesse caso, tente conectar um teclado USB externo. Se tudo for restaurado ao estado anterior, você pode garantir que o defeito esteja em alguns componentes físicos do notebook. Ter tal teclado é uma boa escolha, não só pode ser usado para testes, mas também pode fornecer um soquete quando não pode ser usado sem um computador.

A maioria dos modelos de teclado USB é plug-and-play, ou seja, basta conectar e começar a usar. Dessa forma, você não perderá tempo tentando resolver problemas potencialmente complicados, como no caso de substituição de peças.

A BringIT pode auxiliar com várias peças de notebook, pois abrange as principais marcas e fornece produtos que resolvem esses problemas.

Agora que você sabe porque seu teclado de PC não funciona e está procurando um modelo de teclado compatível com seu PC, conte conosco para ajudá-lo! Visite a nossa página e conheça nossos produtos!