Teclado mecânico limpo sobre mesa branca

Como limpar teclado mecânico?

Os teclados dos nossos computadores ou notebooks são ferramentas de uso quase diário, seja para jogar, digitar um trabalho ou, até mesmo, comentar alguma publicação nas redes sociais. Com a utilização constante e sua exposição ao ambiente é comum que os teclados ficam sujos, entretanto, também é muito comum que esqueçamos de fazer a sua limpeza. Nesse texto, vamos te ensinar como limpar teclado mecânico.

O teclado mecânico é aquele cujas teclas são mais altas, sendo que cada uma possui o seu próprio switch de ativação. Dessa forma, o excesso de poeira e outros resíduos podem comprometer o funcionamento do periférico e prejudicar a jogabilidade ou a digitação do usuário.

Antes de explicar como limpar teclado mecânico, vamos mostrar quais os materiais necessários para fazer uma limpeza completa aí, na sua casa.

Utensílios para limpar teclado mecânico

Ao aprender como limpar teclado mecânico, você vai perceber que é um processo simples e que não recorre a nenhuma ferramenta. Para fazer uma limpeza completa você vai precisar de produtos e itens, normalmente, encontrados em casa.

Apenas o keycap puller não é de uso doméstico. Entretanto, é comum que esse objeto faça parte dos itens que acompanharam o seu teclado mecânico no momento da compra, então, é possível que você já tenha um.

Os utensílios necessários para aprender como limpar teclado mecânico são:

Pincel

Pode ser qualquer pincel, desde que as cerdas não sejam muito duras e nem largo demais que não alcance os cantos do teclado. O importante é que o pincel esteja limpo, sem nenhum tipo de resíduo, e seco para não danificar o seu equipamento.

Caso você prefira comprar um, basta procurar em lojas de material de construção. O pincel com tamanho de 1.5” polegadas vai ter o tamanho ideal para fazer a limpeza do seu teclado mecânico. Além disso, o preço é pequeno, você não deve gastar mais do que R$ 5,00 para comprar o seu.

Keyscaps Puller

Como dito, esses utensílios costumam vir inclusos com o teclado mecânico, mesmo assim, se você quiser, pode comprar um. Eles são bem fáceis de achar e também são baratos.

Panos

Serão necessários dois panos, um para fazer a limpeza e outro para secar as peças que tiverem algum contato com água. De preferência a tecidos com boa capacidade de absorção, mas que não soltem fiapos (como os tecidos de algodão). Nesse sentido, as flanelas e toalhas de microfibra são as suas melhores escolhas.

Como limpar teclado mecânico

Antes de começar a limpar o seu teclado mecânico, recomendamos que você tire uma foto do mesmo. O objetivo é guardar um mapa de prova, assim, você vai saber a posição correta de todas as teclas e não vai ter dificuldade na hora de colocá-las de volta.

1º passo: Remover as Keyscaps

Com a ajuda do Keycaps Puller retire todas as Keycaps (capa de plástico com o nome da tecla e que nossos dedos tocam na digitação) do seu teclado.

Em seguida, ponham as keycaps em um recipiente com água. Não utilize nenhuma espécie de sabão ou detergente, os produtos químicos presentes nesses materiais de limpeza poder danificar suas peças.

A limpeza das keycaps será feita apenas com água limpa. Deixe-as de molho na água enquanto você faz a limpeza do restante do equipamento.

2º passo: Tirar a Poeira

Com as Keyscaps fora do caminho é possível ver o quanto de sujeira está acumulada no seu teclado mecânico. Com o pincel vamos retirar toda aquela poeira e sujeira superficiais que estão soltas.

Comece pela parte de cima e siga até a parte inferior. Passe o pincel com delicadeza por toda a área do teclado e, principalmente entre os switches. Os espaços entre as teclas são reduzidos, por isso tenha paciência e procure os melhores ângulos para retirar a sujeira.

Agora, com o pano de microfibra, termine de retirar toda a sujeira. Dobre o tecido para que consiga passar com ele pelos pequenos espaços. Em algum momento, caso seja necessário esfregar determinada mancha, faça com cuidado e sem exercer pressão que vá danificar seu teclado.

Não é recomendado a utilização de água ou qualquer tipo de material de limpeza. Os líquidos podem acabar se infiltrando no teclado e, assim, comprometer permanentemente o seu funcionamento.

3º passo: Limpar as Keyscaps

Chegou a hora de limpar as Keyscaps que estavam de molho. Só o contato com a água retirou boa parte da sujeira dessas peças de plásticos, agora, uma a uma limpe-as com o pano.

Não utilize muita força para não quebrar as peças ou apagar as inscrições em cada uma delas. Passe o pano por toda a superfície, incluindo a parte interna (onde a keycaps se encaixa ao switch), sempre com cuidado.

Depois coloque as peças limpas separadas em outro recipiente. Quando terminar de limpar todas as keyscaps, use o pano seco para retirar os possíveis excessos de água que possam ter se acumulado. Como a peça é pequena, é recomendado que você as deixe secarem no tempo, de preferência em locais protegidos da luz e de intensa fonte de calor.

Atenção: é comum que a água se acumule no encaixe das keyscaps, sendo assim, procure deixar que elas sequem em uma posição que permita o escoamento da água!

A luminosidade e o calor podem alterar as características físicas das Keyscaps, podendo alterar sua cor, nitidez da inscrição e, até mesmo, seu formato. Nesses casos, a utilização da keycap ficará comprometida ou, nos piores casos, poderá ser inutilizada.

Teclado mecânico limpo com backlight colorida

Colocando tudo no lugar

Agora que você tem certeza de que suas keyscaps estão completamente secas (não esqueça de verificar o encaixe com o switch) e seu teclado já está livre de sujeiras, basta colocar todas as peças no lugar.

Para isso, utilize a foto que você tirou do seu teclado mais cedo. Assim você vai conseguir encaixar as peças nos switches corretos.

Fique por dentro das novidades do blog e da loja da bringIT

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido
Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles