Em certos momentos, podemos nos deparar com problemas nos nossos eletrônicos. A era da informática trouxe diversas tecnologias embutidas em um único aparelho, tornando esses, cada vez menores. Os notebooks se tornaram parte do dia a dia em detrimento da facilidade de transporte e, consequentemente, para o trabalho.
Dessa forma, o aparelho que mais nos desagrada quando apresenta defeitos é aquele que utilizamos como ferramenta de profissão. Um desses defeitos ocasionais é o teclado, que em detrimento de diversos motivos pode vir a parar de funcionar. Por isso, nesse post, detalharemos como prosseguir caso o teclado do notebook não funcione.
Problemas no notebook em geral
Primeiramente, para entender o caso, precisamos ter em mente as possíveis facetas que causam a parada do teclado, e para isso, explicaremos as diferenças entre problemas físicos (hardware) e abstratos (software).
Todo defeito de notebook é causado por uma dessas duas problemáticas, e caso venha a acontecer por falha no sistema, o conserto geralmente se dá através de um técnico, por meio de formatação ou atualização de drivers.
Pode ser causado por vírus, desconfiguração do driver de teclado, conflito entre peça e sistema operacional ou alguma aplicação que altere o funcionamento normal. Os drivers são tipos de software (aplicações) diferentes, eles possibilitam a comunicação entre a peça física (o teclado em si) e o sistema operacional (usualmente o Windows).
A outra possibilidade é uma falha física, na própria peça do teclado, pode ser algumas teclas, todas as teclas, a conexão do teclado com a placa mãe (a placa central do notebook) ou mesmo ele inteiro. O teclado do notebook não funciona, portanto, se não há resposta de nenhuma tecla, você pode utilizar um teclado USB externo para ajudar a definir a origem do problema, nos tutoriais a seguir.
Como saber a origem do problema
Para verificar se o seu problema é uma falta ou desatualização dos drivers siga os seguintes passos:
- Digite na barra de pesquisa “Gerenciador de Dispositivos”
- Após isso, navegue até a parte de teclados, e verifique se há algum aviso de erro ou inexistência de drivers.
- Caso haja, clique com o botão direito sobre o driver com erro e selecione “atualizar driver”.
- Reinicie o computador.
- Se não solucionar, repita o procedimento, mas ao invés de atualizar selecione “desinstalar driver”.
- Reinicie o computador.
Não se preocupe, pode ser que o problema não esteja listado nesse gerenciador e, nesse caso, você precisará instalar um programa chamado “Driver Booster”, depois de instalá-lo, execute uma varredura para identificar possíveis drivers faltantes. Caso o dispositivo de teclado esteja listado como desatualizado, execute a instalação na parte direita da listagem que aparecerá. Clique aqui para informações mais detalhadas de como atualizar seus drivers.
Após realizar esses passos, reinicie o computador e verifique se o problema foi resolvido, se não foi, tente reiniciar o notebook em modo de segurança e continue lendo as próximas dicas.
Visto isso, caso o problema persista, pode ser um software malicioso alterando essa comunicação, desse modo, é imprescindível instalar um bom antivírus, ou caso já possua um, executar a verificação completa, aplicar as recomendações após a verificação e agendar regularmente uma varredura, para evitar problemas futuros, como esse. O teclado do notebook não funciona, e mesmo após a varredura, pode ser que o vírus ainda esteja conflitando esse funcionamento, se for o caso, leve em um técnico para que ele realize uma formatação e atualização de todos os drivers, ou formate por conta própria seguindo esse tutorial .
O teclado do notebook não funciona por problemas físicos
Uma outra possibilidade é o dano físico da peça, e é preciso estabelecer se foi um dano permanente ou se é possível reverter. Comer perto do notebook, usar o dispositivo em locais úmidos e quentes, em locais que deixam resíduos como poeira (em obras, por exemplo) podem diminuir a vida útil das peças por conta de desgastes e oxidação.
Possivelmente, em alguns casos, o defeito se resolve com uma limpeza utilizando álcool isopropílico e um pincel ou pano macio, para não danificar permanentemente os contatos das teclas.
Após realizar a limpeza e verificar que o teclado continua sem funcionar, pode ser necessário a troca da peça, ou em alguns casos, a troca do cabo de contato entre teclado e placa mãe.
Entretanto, se o dano já tiver sido permanente, a troca do teclado será inevitável, dessa maneira, iremos te auxiliar a escolher o modelo correto para o seu notebook, de modo que seja compatível e de boa qualidade para você. É preciso destacar que cada modelo de dispositivo possui um tipo de teclado, um formato, tamanho, encaixe, disposição de teclas, quantidade de teclas, então escolher o modelo exato é imprescindível.
Escolhendo o teclado ideal
Se o seu teclado do notebook não funciona, e você já realizou as etapas anteriores, chegou a hora de escolher o modelo de peça ideal.
- Primeiramente identifique a marca do notebook.
- Depois disso, verifique a numeração de modelo, ela fica na parte inferior, próximo as ventoinhas e parafusos para desmontar.
- Verifique na internet a compatibilidade do seu teclado com outros modelos, pois acontece de outras peças serem similares ou idênticas à sua, facilitando, assim, na hora de realizar a compra. Essas informações geralmente estão descritas no manual de usuário dos notebooks, no geral.
- Verificar as outras opções de países, por exemplo, pode ser que seu modelo seja americano, ou que você compre por engano um modelo US-ABNT, e dessa forma, ficarão faltando teclas essenciais do dia a dia. No modelo português-Brasil de teclados, possuem dois formatos, ABNT e ABNT 2, atente-se para essas diferenças também.
- Verificar se a combinação de cabos entre teclado e placa mãe são compatíveis, o cabo Flat, se não for a mesma conexão o teclado não terá resposta quando for instalado.
Comprando o teclado
Após realizar os testes e verificar os modelos compatíveis com o seu notebook, chegou a hora de pôr fim no teclado que não funciona e comprar um novo. Para isso, você deve procurar lojas especializadas em produtos de boa qualidade e evitar falsificados ou usados, pois pode apresentar os mesmos problemas, rapidamente. É comum ver problemas decorrentes de compras em locais suspeitos, é essencial a compra através de lojas seguras.
Para comprar teclados e/ou outras peças de qualidade para o seu notebook, visite a BringIt.