Como atualizar os drivers do seu notebook

drivers_imagem_one

Está com um driver desatualizado e algumas funções do seu notebook estão prejudicadas?  Nós do blog bringIT vamos lhe ensinar como atualizar os drivers do seu notebook!

Conceitos básicos

Existem diversas maneiras de fazer a atualização de drivers. Mas antes é importante entender alguns conceitos básicos.  Driver é utilizado para fazer a comunicação entre um hardware e o sistema operacional utilizado na sua máquina. Enquanto hardware são os dispositivos físicos do notebook ou desktop que são englobados ao sistema operacional. Por exemplo, a impressora é um hardware, e o driver seria o responsável pela função de comunicar, na hora da impressão, se irá imprimir em preto e branco ou colorido, por exemplo. Outros exemplos de hardware são: teclado, scanner, placa de vídeo, pen drive, monitor e outros periféricos.

Gerenciados de Dispositivos

drivers_imagem_two

Uma maneira simples de atualizar os drivers da sua máquina, sem precisar fazer o download de algum programa, é utilizar o Gerenciador de Dispositivos. Tal ferramenta é interessante, por exemplo, quando um determinado driver está com problema e você quer saber se ele está atualizado ou não.

Esse meio só permite atualizar um driver por vez, sempre tendo que repetir o processo abaixo.

1. Na barra de pesquisa, ao lado do menu iniciar digite ” Gerenciador de dispositivos” e clique na opção que aparecer com o mesmo nome.

Aparecerá uma janela com todos os drivers listados no seu notebook, separado pelos dispositivos ao qual cada um pertence.

2. Acesse o ícone (>) que fica ao lado da categoria de sua preferência. De acordo com cada categoria, ele irá expandir a categoria e pode aparecer um ou mais dispositivos relacionados.

3. Com o botão direito clique no dispositivo desejado, dependendo do notebook, ao clicar pode já ter a opção Atualizar driver; caso contrário, vá em Propriedades ->Driver-> Atualizar Driver.

4. O Windows perguntará se você deseja: ‘Pesquisar automaticamente software de driver atualizado’ ou ‘Procurar software de driver no computador’.  Escolha a opção de sua preferência e clique em Avançar.

O sistema irá pesquisar se existem atualizações mais recentes e irá instalar, caso tenha alguma disponível.

teclado_atencaot Atenção!

Para fazer essa ação é necessário ter acesso a conta do Administrador do notebook. Também é preciso saber qual é o driver específico.

Atualizadores de drivers

drivers_imagem_tree

Também, é possível utilizar programas que atualizem os drivers para você. Como é o caso do Slim Drivers que, após instalado, fará uma verificação de todas as atualizações disponíveis, acesse esse link para mais informações.

Além de ter uma variedade de programas similares como o Driver Booster ou Device Doctor.

O Aida64  é um programa que fornece diversas informações sobre os hardwares da sua máquina e, além disso, é possível utilizá-lo no seu smartphone Android . O software mostra desde dados sobre desempenho, até links e especificações para as atualizações de drivers.  Tem a versão gratuita e a paga, sendo que a segunda, disponibiliza maiores informações para os usuários.

Lembre de sempre fazer download em sites de confiança, para não colocar seu equipamento em risco!

Outras maneiras

Dependendo do hardware, ele pode vir com um CD de instalação do drive, é importante guardá-lo em um lugar com segurança. Além disso, nos sites oficiais das fabricantes de notebooks, como a Dell e a Samsung,  a maioria disponibiliza as atualizações dos seus drivers.

Ficou alguma dúvida? Deixe o seu comentário! 😉

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles