ícone compartilhar redes sociais
Cadeado sobre teclado de notebook

O que é necessário e como entrar em modo de segurança no notebook?

Welysson

O modo de segurança é uma ferramenta dos sistemas operacionais que permite a inicialização apenas dos programas necessários para que o notebook ligue. Mas, como entrar em modo de segurança no notebook? Nesse texto nós te explicamos tudo o que você precisa saber.

Esse tipo de inicialização é muito utilizado para identificar problemas com programas e drivers de terceiros. Com esse comando ativo, apenas alguns programas nativos do sistema serão acionados, demais funcionalidades podem não funcionar corretamente ou, até mesmo, não serem ativadas.

Acessar o modo de segurança não é difícil, mas, antes de explicar como entrar em modo de segurança no notebook, precisamos entender melhor como ele funciona e para que ele é utilizado.

O que é o Modo de Segurança?

Podemos explicar o modo de segurança como uma ferramenta de inicialização do sistema operacional do seu notebook. Quando esse modelo é “ligado”, durante o processo de inicial, apenas os arquivos necessários para o funcionamento da máquina são ativados.

Notebook iniciando no modo de segurança acima de uma mesa ao lado de uma planta

Ou seja, apenas programas e drivers essenciais para o funcionamento do sistema operacional funcionam com o modo de segurança. Programas e drivers de terceiros são desativados. Além disso, as imagens da tela passam a ser reproduzidas em VGA, isso permite que a tela de inicialização possa ser exibida em qualquer monitor.

A principal função do modo de segurança é oferecer um ambiente livre de influências. Dessa forma, fica mais fácil reconhecer e solucionar possíveis falhas ligadas e softwares e drivers apresentadas pelo computador.

Isso acontece porque, os programas que podem causar as falhas no equipamento não são iniciados, assim o técnico consegue rodar a “solução de problemas”, encontrar onde estão as falhas e corrigi-las.

Tipos de Modo de Segurança

A expressão “Modo de Segurança” pode deixar a impressão de que existe apenas uma configuração para esse tipo de inicialização. Na verdade, as coisas são um pouquinho diferentes, você pode optar por diferentes modos de segurança de acordo com as necessidades exigidas pelo reparo feito.

1 — Modo de Segurança Mínimo ou Restrito: mais robusto de todos os modos de segurança, não permite da execução de nenhum software ou driver adicional ao sistema. É o mais utilizado na identificação e solução dos problemas em notebook.

2 — Modo de Segurança com Linha de Comando: esse modelo permite o funcionamento e o acesso ao prompt de comando do sistema operacional. Utilizado para aplicar algumas correções necessárias.

3 — Modo de Segurança sem o Active Directory: caso o problema do notebook esteja no Active Directory, é possível escolher um modo de segurança específico no qual esse programa é desativado. Lembrando que ele funciona normalmente nos demais modos de segurança.

4 — Modo de Segurança com Suporte de Rede: esse modelo permite que a conexão com a internet funcione, muito utilizado quando os reparos não podem ser feitos dentro de um ambiente off-line.

Como entrar em modo de segurança no notebook

Para efeito desse texto vamos considerar o sistema operacional Windows, o mais comum de ser encontrado nos computadores brasileiros. Para acessar o modo de segurança em modelos mais antigos desse sistema, bastava pressionar a tecla F8.

Entretanto, com o Windows 10, modelo mais recente do sistema, é preciso uma pouco mais de atenção. A seguir vamos explicar como entrar em modo de segurança no notebook no Windows 10.

1ª Forma:

1 — Com o computador ligado, acesse a página de configurações ou pressione as teclas Windows e I ao mesmo tempo.

2 — Encontre a opção “Atualização e segurança” e depois clique na opção “Recuperação”.

3 — Na aba de “Recuperação”, vá até “Inicialização Avançada” e selecione “Reiniciar Agora”.

4 — Durante o processo de reinicialização clique em “Escolha uma Opção” e em seguida em “Solucionar Problemas”.

5 — Vá até “Opções Avançadas”, selecione a aba “Configurações de Inicialização” e, em seguida, clique em “Reiniciar”.

6 — Quando o notebook reiniciar, você pode escolher entre duas opções: Pressione 4 ou F4 para acessar o Modo de Segurança ou 5/F5 para ativar o Modo de Segurança com Rede.

2ª Forma:

1 — Primeiro, reinicie o notebook normalmente. Quando estiver na página de entrada clique em “Desligar” enquanto pressiona a tecla Shift.

2 — Selecione “Reiniciar”.

3 — Com o computador ligado, procure pela aba “Escolha uma opção”, depois clique em “Solucionar Problemas”.

4 — Em seguida clique em “Opções avançadas”, acesse as “Configurações de Inicialização” e de o comando de “Reiniciar”.

5 — Quando o notebook reiniciar, você pode escolher entre duas opções: Pressione 4 ou F4 para acessar o Modo de Segurança ou 5/F5 para ativar o Modo de Segurança com Rede.

Com o Modo de segurança ativo, o notebook continuou apresentando problemas? Isso é um indicativo que o problema pode estar no hardware da sua máquina. O melhor a fazer nessa situação é levá-la a um técnico capacitado.

Os principais problemas que podem ser resolvidos com o Modo de Segurança ativado são:

– Você pode escanear seu notebook em busca de vírus que não podem ser excluídos normalmente, isso porque a maioria dos vírus não fica ativo em modo de segurança. Dessa forma, é mais fácil exclui-lo.

– Um dos softwares instalados não funciona direito e está comprometendo o funcionamento do computador. Acesso o painel de controle no modo de segurança e faça a desinstalação.

– A última atualização causou mais problemas do que trouxe benefícios. Ative o modo de segurança e faça uma restauração do sistema para uma data anterior as mudanças.

– Também é possível resolver problemas de drivers e hardware através do modo de segurança. Basta pressionar as teclas Windows e R. Uma caixa de diálogo será aberta, digite devmgmt.msc e, em seguida, execute.

Esse comando vai abrir o Gerenciador de Dispositivos, os drivers ou hardwares que estiverem desatualizados vão ser indicados por um triângulo amarelo. Clique com o botão direito do mouse sobre eles e selecione a opção “atualizar software”.

Caso o problema continue, mesmo após a atualização, talvez seja necessário desinstalar o software ou driver e fazer a instalação novamente. Nesse caso, faça o download dos drivers direto do site do fabricante do seu notebook.

Este artigo te ajudou? Então não deixe de acompanhar as demais publicações do nosso blog. Aproveite e faça uma visita em nosso site.