Guia passo a passo de como mudar a letra do teclado

Guia passo a passo de como mudar a letra do teclado

Tempo de leitura: 6 minutos

A utilidade de um dispositivo móvel pode ser ainda maior quando você compreende todas as suas funcionalidades. Hoje nossas dicas serão para te ensinar a como mudar a letra do seu teclado e deixar o layout do seu aparelho com a sua personalidade. Confira!

Qual é a fonte padrão do Android?

Você já notou que os dispositivos móveis possuem uma fonte padrão? Então, para os aplicativos do Chrome OS a fonte recomendada como padrão é a “Roboto”. Em 2011 essa fonte foi patenteada com a finalidade de aplicação na versão 4.0 nos sistemas utilizados via mobile na Google.

E a empresa vem atualizando o seu sistema com fontes estilizadas e que tem feito grande sucesso entre os usuários desses dispositivos. Você sabia que é possível mudar a letra do seu teclado e selecionar aquela que melhor se encaixa no seu perfil de usuário? Confira a seguir passo a passo de como realizar essas alterações no seu aparelho Android.

Alteração da fonte do dispositivo Android

Mudar a letra do seu teclado Android não é uma tarefa muito difícil e nós vamos orientá-lo passo a passo sobre como fazer essas alterações. A interface do seu dispositivo pode ser alterada de duas formas: pela “opção nativa” ou por aplicativos disponibilizados pela Play Store.

A opção nativa é aquela que já vem instalada no dispositivo e que faz parte das opções do sistema, enquanto a de outros aplicativos é necessário que se baixe o app para poder instalar novas ferramentas de fontes. Assim, todos os dispositivos Android possuem o recurso para a alteração de suas fontes.

No entanto, nem todos os fabricantes permitem que essa opção seja utilizada, como é o caso Motorola que somente oferece a fonte padrão e o aumento dessa fonte. As demais funções para a alteração é bloqueada.

No caso da Samsung, por exemplo, essa ação de mudar o estilo de fontes já é acessível e o usuário consegue utilizar outras fontes do próprio sistema ou instalar novas opções por app diversos. Então, como alterar o estilo de fonte?

Alterar fonte na função nativa

Para alterar a fonte pela função nativa do android siga os passos:

  1. Acesse o ícone de “Configurações” do seu Android e selecione a opção “Tela” ou “Visor”.
  2. Em seguida, toque em “Tamanho e estilo de fonte”.
  3. Seleciona a opção “Estilo de fonte”.

E assim, você escolhe a opção de fonte que te agrada e está prontinho, alteração realizada!

Alterar a fonte do Android por Apps

Como alguns dispositivos não possuem a opção para alterar a fonte de forma nativa, é possível realizar essa alteração por aplicativos de terceiros. Mas não é de um uso restrito aos dispositivos sem opção. Se você não gostou das fontes disponíveis na opção nativa do Android, também pode alterar a fonte a partir das opções oferecidas por outros aplicativos.

A seguir, vamos lhe mostrar como a letra do seu teclado Android com o uso de aplicativos de terceiros. Esses aplicativos são encontrados no seu Play Store e vale lembrar que nem todos os aplicativos são gratuitos. Alguns oferecem anúncios, outros são pagos, então você pode selecionar o seu app de fontes de acordo com as suas necessidades.

Esses aplicativos oferecem estilos de letras variados e que te permitem alterar toda a parte de layout do seu dispositivo. Além disso, entre esses apps, tem aqueles que o ajudam a mudar a fonte também dos seus aplicativos de bate papo.

Para instalar esse aplicativo, varia de um dispositivo para outro, no entanto as etapas são basicamente as mesmas e o processo é supersimples de fazer. Confira:

  1. Abra o seu app do Play Store e na barra de pesquisas escreva “fontes” ou “fonts”.
  2. Escolha a opção que for do seu agrado.
  3. Toque em instalar e realize os processos que o aplicativo sugerir para a instalação e uso da fonte.

No caso de você desejar uma fonte específica, basta digitar o nome da fonte no espaço de pesquisa do Play Store e selecione uma das opções que esteja dentro da sua exigência de uso.

Pessoa digitando após mudar a letra do teclado de seu celular

Como deixar a fonte do seu teclado maior

Muitas vezes buscamos alterar a fonte do nosso celular, mas a visibilidade para digitação não apresenta um resultado muito bom. Mas é possível utilizar as suas fontes sem nenhum transtorno aumentando o teclado do seu dispositivo tornando a digitação mais prática e sem erros.

Assim, o teclado do Gboard permite que a alteração do tamanho do teclado no dispositivo Android seja feita sem muita dificuldade. Esse recurso oferece essa solução para pessoas que utilizam dispositivos com telas pequenas e que dificultam tanto na digitação quanto na leitura. Vamos então compartilhar com você mais essa dica de como aumentar as fontes do seu teclado.

O primeiro passo é abrir uma barra de pesquisas no seu celular para que o teclado apareça. Em uma das extremidades do seu teclado há o ícone de configuração desse teclado, geralmente representado pelo símbolo de uma engrenagem. Toque nesse símbolo para abrir as opções.

Entre as opções que aparecerem, vá em “Preferências” e, em seguida, selecione a opção “Modo para uma mão”. Escolha entre a mão direita ou esquerda e selecione a opção. Após essas etapas acesse onde diz “Altura do teclado”. Aparecerão as opções “Mediano – Alto” ou “Ultra-alto” e altere o tamanho das letras na telado seu dispositivo a partir dessas opções.

Aumentar e diminuir tamanho de textos no Android

Se você deseja aumentar, não somente a fonte do seu teclado Android, mas também o tamanho de qualquer texto do seu dispositivo, você pode seguir os seguintes passos:

Vá no ícone “Configurar” do seu dispositivo e toque na opção “Tela”. Acesse a opção “Avançados” e em seguida busque pela alternativa “Tamanho de exibição”.

Nesse espaço vai aparecer uma barra onde você poderá selecionar o tamanho de visualização que deseja na sua tela. Então aumente ou diminua os itens da sua tela conforme for confortável para a sua visualização.

Gostou de nossas dicas? Quer receber mais novidades sobre a tecnologia, acesse ao nosso site e acompanhe nossos produtos ou acompanhe novas dicas no nosso canal do YouTube.