ícone compartilhar redes sociais
Tela de notebook sobre mesa de madeira conectada em monitor com imagem de montanhas

É possível transformar tela de notebook em monitor?

Welysson

Você possui um computador desktop (de mesa) e sente a necessidade de utilizar mais de uma tela na sua rotina, mas não pode investir em um produto novo no momento? Então, olhe ao seu redor. Sabe aquele dispositivo portátil que você não utiliza muito e está aí parado? Saiba que ele pode ser exatamente o que você procurava!

Hoje vamos lhe ensinar como transformar tela de notebook em monitor de um jeito bastante prático e que vai suprir as suas necessidades rapidamente. Embora possa parecer um processo complicado e que envolve diversas etapas e materiais extras, a história não é bem assim.

Existem diversos truques para que a ideia funcione e você precisa conhecer todas eles agora mesmo. Para isso, continue conosco durante esta matéria.

Por que devo transformar a tela de um notebook em um monitor extra?

Dispositivos antigos, ultrapassados ou encostados são excelentes candidatos para se tornarem uma tela extra para o dia a dia, afinal, comprar um periférico novo para essa função nem sempre é uma opção viável, exigindo um bom investimento.

Para utilizá-los, basta que o sistema operacional e a tela ainda funcionem perfeitamente, mesmo que estejam lentos (isso não irá interferir no processo). Por isso, antes de mandar para a reciclagem peças reutilizáveis, você precisa aprender a transformar tela de notebook em monitor.

Entre as principais vantagens de colocar mais um centro de imagem na sua mesa, estão:

  • Você pode visualizar dois projetos, documentos ou relatórios lado a lado, facilitando a comparação entre eles;
  • É possível jogar utilizando uma tela e acompanhar a transmissão de outro jogador ao mesmo tempo (o que inclui seguir tutoriais de jogos);
  • Use um monitor para trabalhar e outro para realizar pesquisas relacionadas ao assunto;
  • Tenha uma tela extra para conferir notificações de redes sociais ou aplicativos sem ter que parar o que você está fazendo;
  • Você está conversando com outras pessoas? Ao invés de abrir e fechar abas e janelas, mantenha as conversas na tela extra, para ficar sempre de olho;
  • Assista a jogos, séries e vídeos enquanto realiza outros procedimentos.

Além das opções acima, acredite, você encontrará uma série de novos usos por conta própria, sempre baseados nas suas necessidades como usuário.

Procurando um segundo monitor para a sua mesa de trabalho ou jogos? Então, acesse o site da bringIT agora mesmo e confira os modelos disponíveis!

O que irei precisar para essa tarefa?

No geral, as dicas a seguir funcionarão perfeitamente em computadores com sistema operacional Windows. Caso você deseje utilizar um equipamento macOS, talvez seja necessário realizar alguns ajustes prévios.

Para transformar tela de notebook em monitor você irá precisar de:

  • Computador principal;
  • Um notebook antigo ou pouco utilizado;
  • A versão mais recente do Windows 10 instalada nos dois dispositivos.

Com o Windows atualizado em ambos, basta seguir as etapas abaixo.

Habilite seu notebook

Para isso, abra as “Configurações” do notebook e realize o processo indicado:

  • Selecione “Sistema”;
  • Selecione “Projetando para este PC”.

Neste momento, você deverá escolher a opção que melhor se adequa a sua situação em termos de segurança, sendo elas:

  • Alguns dispositivos Android e Windows podem projetar neste computador quando você permitir:para isso, é preciso alterar a configuração padrão de “Sempre desativado” para “Disponível em qualquer lugar”;
  • Peça para projetar neste computador: escolha entre as opções “Apenas na primeira vez” ou “Sempre que uma conexão for solicitada”, dependendo se você deseja um prompt (recurso que fornece um ponto de entrada para digitar comandos do sistema operacional) todas as vezes que ligar o monitor;
  • Requer PIN para emparelhamento:você pode criar um PIN (número de identificação pessoal) caso esteja preocupado com outros dispositivos projetando dados na tela do seu notebook. Essa é uma opção muito recomendada para quem utiliza redes públicas de internet.

Após selecionar todas as opções que lhe parecem importantes, guarde o nome do computador, que parece no final desta mesma janela de configurações. Você precisará deste nome quando for escolher o dispositivo para realizar a conexão do monitor.

Conecte seu computador ao notebook

Um passo mais perto de transformar seu notebook em monitor é hora de realizar as demais configurações:

  • Comece trabalhando no seu computador principal. Por lá, pressione as teclas Windows P;
  • Escolha entre as opções de como você gostaria que a tela fosse exibida;
  • Então, você deve ver o nome do seu notebook surgir como uma opção de conexão disponível;
  • Aprove essa ação e pronto! Você pode começar a utilizar uma tela extra no mesmo minuto;
  • Caso queira voltar atrás dessa escolha, faça o mesmo processo e clique em “Desconectar”.
Notebook em suporte conectada a tela de monitor desktop com imagens de montanhas de cobertas de gelo

De que outras maneiras posso usar uma tela de notebook transformada em monitor?

Além do modo mencionado acima, também é possível transformar seu notebook em monitor e utilizá-lo das seguintes maneiras:

  • Você pode unir os dois monitores, para que juntos, formem uma tela maior. Para isso, basta utilizar o atalho Windows P e escolher a opção “Extend”, ou “Estendido”;
  • Caso você deseje que a tela do notebook e do computador mostrem o mesmo conteúdo, de forma duplicada, selecione a opção “Duplicar”;
  • Para parar de exibir a tela do computador e manter apenas o seu novo monitor funcionando e exibindo imagens, selecione “Segunda tela apenas”.

Dicas extras para ter os melhores resultados com o uso de uma segunda tela

Com uma nova tela disponível para trabalhar, estudar ou jogar, é hora de conhecer algumas dicas especiais para melhorar a sua experiência como usuário.

Mantenha seu jogo na tela principal

Embora o uso dos dois monitores seja bastante prático para a maioria das tarefas, os jogadores encontram um pouco de dificuldade para lidar com tal configuração. Isso acontece porque pode haver atrasos de resposta, interferindo na jogabilidade.

O ideal, nesse caso, é manter o game na tela principal e utilizar a secundária apenas para chats, pesquisas e vídeos.

Versões antigas do Windows

Se você possui uma versão mais antiga do sistema operacional Windows, como o 7 ou o 8, não se preocupe! Ainda é possível transformar a tela do seu notebook em monitor. Para isso, basta adquirir um adaptador de vídeo Microsoft e conectá-lo às portas USB e HDMI da tela.

Aumente sua produtividade

Por mais estranho que possa parecer em um primeiro momento, usar uma segunda tela para realizar as suas atividades diárias pode aumentar consideravelmente sua produtividade. O importante é ter um pouco de paciência, até que o processo se torne um hábito comum.

A melhor opção, nesse caso, é transmitir suas principais tarefas na tela principal e manter a secundária apenas para coisas mais básicas ou menos importantes.

Pense no meio ambiente

Antes de se livrar de um notebook antigo, lembre-se que você estará contribuindo para aumentar a quantidade de lixo eletrônico descartado diariamente. Reciclar seu dispositivo e usá-lo como segundo monitor pode ser uma excelente escolha não apenas para você, mas também para o meio ambiente.

Quer ter acesso a mais conteúdos incríveis como esse? Então, venha conhecer o blog da bringIT. Lá você encontra as melhores dicas, tutoriais e notícias do mundo tecnológico!