Transformando a tela de notebook em tv

Notebook tv

Então você comprou ou pretende comprar um notebook novo e não sabe o que fazer com o antigo? Você sabia que uma das formas de reaproveitar seu notebook velho é fazer uma TV com ele?

Pois é, transformar a tela de notebook em TV requer um pouquinho de intimidade com circuitos, mas sim, é possível reaproveitar a tela do notebook antigo para fazer uma televisão.

Continue lendo para saber mais.

Ligando seu notebook a uma TV com cabo HDMI

Se você chegou a esse artigo porque deseja conectar seu notebook à sua televisão, fique sabendo que é possível fazer isso sem instalar nenhum programa na sua máquina, usando um cabo HDMI.

O cabo HDMI serve para transmitir dados para aparelhos de alta resolução, quer sejam eles televisores, computadores ou videogames. Assim, você pode ter uma visão da imagem da tela do seu notebook em um monitor de TV, o que pode ser bem útil para o jogador que deseja curtir seu jogo favorito em uma tela maior.

Também é uma opção muito boa para quem deseja ver um filme que está no computador na televisão, obtendo uma imersão maior na tela da TV.

Nos modelos de TV mais antigos, com tubo de imagem, pode não haver saída HDMI, mas tudo bem: você pode usar um cabo VGA, que é o padrão analógico.

Acontece que você também deve pensar na questão da qualidade da imagem: prefira um monitor com imagens HD (720p). Para saber esses detalhes, você pode consultar o manual da sua tela, obtido a partir do partnumber (o número atrás do componente).

Agora, se o que você quer é realmente transformar a tela do seu notebook antigo em uma televisão, continue lendo esse artigo para descobrir como.

Verificando a tela do notebook

Antes de tudo, você precisa saber como está a tela do notebook: ela está boa? Ainda liga? Está com algum defeito? Aqui no blog já falamos sobre diferentes situações com a tela do seu notebook:

Problemas na tela do notebook: saiba como identificar e resolver
Tela de notebook – Como escolher para seu computador?
Como fazer a limpeza correta da tela do notebook?

Estes e outros assuntos você encontra no nosso blog.

Transformando a tela de notebook em TV

Se você verificou a tela do seu notebook antigo e ela está funcionando bem, então é possível transformá-la em uma televisão. Para isso, você vai precisar de:

– Tela de LCD do notebook antigo;
– Fonte 2A;
– Placa de TV;
– Cabo LVDS;

Esses componentes podem ser encontrados facilmente online. Claramente, se você tem intimidade com eletrônica, a montagem da sua TV vai ser mais fácil, fazendo uma reciclagem muito bacana do seu equipamento.

Em comparação com o preço de uma televisão nova, comprar esses componentes vale a pena. A placa de TV pode ser encontrada por em torno de 30 reais.

Essas placas já acompanham um controle remoto e o sensor do controle e no manual você encontra informações sobre como ligar esse sensor na placa.

Para ficar mais claro para quem nunca desmontou um notebook: atrás da tela do seu equipamento, alguns dos componentes do circuito de distribuição são o cabo que vai à tela LCD, outro na webcam que tem na tela, o inversor de imagem e a iluminação.

É possível ver o partnumber da sua tela na parte de trás do componente.

A placa de TV pode já vir com o painel de controle com os botões para ligar, desligar, aumentar de volume e abrir o menu, além do sensor do controle remoto. Quem tem algum conhecimento de eletrônica pode facilmente fazer o próprio painel conforme as instruções da placa.

Essa placa de TV tem as entradas da fonte, VGA, HDMI, conjunto de entrada de vídeo, entrada e saída de áudio, USB e um conector para antena externa.

Primeiro você deve desmontar a tela do seu notebook.

* Atenção: a tela de LCD implica na utilização de um inversor, mas isso não é necessário na tela de LED.

Em seguida, na placa de tv:

1) Conecte as teclas de comando;
2) Conecte o inversor (no caso de tela de LCD, na tela LED não precisa);
3) Conecte o cabo LVDS na placa de TV (a outra ponta é posteriormente conectada à tela do notebook);
4) Conecte a fonte;

Atenção: é possível conectar speakers se você tiver caixa. Esses speakers podem ser retirados do próprio notebook antigo, caso estejam funcionando, mas é preciso algum conhecimento de eletrônica para isso. A parte onde os speakers conectam está discriminada na placa de TV.

Dica: quem não sabe como colocar o software de tv, basta descompactar o arquivo em um pendrive, conectar à placa e ligar a fonte.

Se todos os passos foram seguidos corretamente, ao apertar o botão de power, sua tela vai ligar e informar o “sem sinal”. Agora é possível ligar a antena à placa de TV e aproveitar sua nova televisão.

Utilizando um conversor digital

Agora você sabe como transformar a tela do seu notebook em TV, sabia que você pode transformar até mesmo um monitor daqueles antigos (de tubo) em televisão utilizando um conversor digital?

Pois é, dependendo da conexão de vídeo talvez você precise de adaptadores para a transmissão de áudio e vídeo, mas ainda assim é até mais simples do que transformar a tela do notebook em TV.

A preocupação maior deve ser com a saída de som, no caso do monitor não ter uma caixa embutida, o que você pode contornar utilizando caixas externas.

Você vai precisar de:
– Um monitor;
– Uma antena UHF;
– Um conversor de TV digital;
– Cabo coaxial;
– Cabo HDMI

Atenção: no caso do seu monitor não possuir entrada HDMI, basta utilizar um adaptador HDMI/VGA.

Para transformar o monitor em TV:

1) Instale a antena UHF e conecte ao cabo coaxial;
2) Conecte o cabo coaxial ao conversor de TV digital;
3) Conecte uma ponta do cabo HDMI no conversor e a outra no monitor;
4) Ligue seu monitor e o conversor de TV digital;
5) Configure e procure os canais;
6) Aproveite sua TV.

E aí, gostou desse conteúdo?

Se você gostou desse conteúdo e agora percebeu que precisa de componentes para criar sua televisão, como cabo HDMI ou mesmo uma tela de notebook nova, por exemplo, você pode encontrar essa e outras peças para notebooks aqui na bringIT!

Acesse nosso site ou entre em contato através de nossas redes sociais (Youtube | Facebook | Instagram).

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido
Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles