ícone compartilhar redes sociais
modo de segurança notebook

Como tirar meu notebook do modo de segurança? Descubra já!

Welysson

O modo de segurança é uma defesa do computador para se recuperar de um erro inesperado. Ele pode acontecer de forma automática ou ainda ser acionado manualmente pelo usuário durante a solução de problemas técnicos. De modo geral, é possível reverter esse mecanismo logo quando reiniciado o aparelho, no entanto, em algumas ocasiões, esse modo pode persistir levando o usuário a não saber como resolver esse problema.

Pensando nisso, resolvemos elaborar um pequeno tutorial para que você remova o modo de segurança de maneira rápida e segura, estando conectado a um processador Windows ou Mac. Acompanhe.

Como tirar meu notebook do modo de segurança? Descubra já!

Se por algum descuido você acionou sem querer o modo de segurança do seu computador e não sabe como sair dele, fique tranquilo, na maioria dos casos esse é um problema simples de ser solucionado e não ameaça a integridade dos arquivos anteriormente salvos na máquina.

Se você faz uso de um Windows 10 e está passando por esse problema, veja os passos a seguir para soluciona-lo:

1. Para começar a retirar seu computador do modo de segurança, pressione a tecla “Windows” e a tecla “R” ao mesmo tempo. Como consequência o menu “Executar” se abrirá e você deve escolher a configuração “msconfig” (sem aspas);

2. Dado esse passo, outra janela se abrirá e você precisará clicar na aba “Inicialização” e depois desmarcando a opção “Inicialização segura” e confirmando ao clicar em “OK”;

3. Ao final, a configuração do próprio sistema irá pedir para você reiniciar o computador para que as alterações sejam aplicadas corretamente. Nesse caso, você só precisará clicar em “Reiniciar” que o sistema fará todo o resto.

Com apenas esses 3 passos simples, você consegue voltar com a vida normal do sistema sem que os aplicativos e documentos sejam afetados.

No entanto, caso você utilize um Mac, também separamos alguns passos simples para você poder resolver esse problema com maior praticidade e agilidade. Veja como é fácil:

1. Clique no menu “Apple” e escolha a opção “Reiniciar”;

2. Caso o modo de segurança ainda persista, verifique se a tecla “Shift” não está travada, essa tecla faz com que o computador inicie nesse modo quand pressionada;

3. Se mesmo assim o problema persistir, desligue o computador e ao ligar novamente, pressione as teclas “R” “P” “Option” e “Command” ao mesmo tempo por ceca de 20 segundos até ouvir o barulho da inicialização do aparelho;

4. Aguarde até o fim da sua reinicialização e o computador estará apto para ser utilizado com todas as funções disponíveis.

Em alguns casos, mesmo seguindo todos os passos pode ser que o computador persista no modo de segurança, nessas condições será preciso buscar uma assistência técnica especializada para resolver o problema de maneira segura.

Outra dica importante para seguir durante a resolução desses problemas, é desconectar quaisquer periféricos externos, como é o caso de pendrives, carregadores e outros dispositivos para que não sofram com nenhuma alteração nos arquivos compartilhados entre eles.

Qual é a função do modo de segurança?

O modo de segurança geralmente é usado automaticamente pelo software do computador durante uma atualização geral, ele tem como objetivo isolar a maior quantidade de programas e aplicativos instalados na máquina para realizar os reparos ou consertar problemas mais centrais.

Embora seja um modo automático do computador, o próprio usuário pode requisitar navegar por ele nesse modo, geralmente isso ocorre quando técnicos realizam algum reparo urgente na máquina e precisam de espaço para trabalhar nessas resoluções.

Mesmo que ele tenha características muito específicas, pode ser que o computador demore para entender que ele não precisa mais utilizar o modo de segurança, fazendo com que o problema descrito acima cause impaciência nos usuários que precisam continuar usando suas funções.

Outro ponto importante que os usuários precisam se atentar ao resolver o problema sozinho, é que os comandos e disponibilidade dos itens podem mudar de versão para versão, tanto do Windows como do Mac, mesmo que a padronização ainda siga um percurso único.

notebook com windows

Sendo assim, caso você não utilize o Windows 10, precisa procurar especificamente pela resolução mais indicada para a versão em uso, podendo conter informações adicionais que são importantes para que o problema seja solucionado.

Outra maneira simples de não perder tempo retirando a máquina do modo de segurança é abrir o manual de ajuda do sistema, lá é possível encontrar um tutorial ainda bem mais completo para cada problema com o modo de segurança.

Esse manual de ajuda pode ser encontrado em uma pesquisa rápida pelo celular nos principais sites de busca, evitando assim que o computador seja a única forma de entrar em contato com isso.

Em último caso, é importante que o usuário procure técnicos especializados se o problema persistir de acontecer. Na própria página dos desenvolvedores, você encontra o acesso para as centrais de atendimento e garante uma excelente manutenção por um preço mais justo, ou até mesmo de graça se a máquina ainda contar com garantia ativa.

Sabemos que o computador por vezes é um investimento e um bem de alto valor para o usuário em questão, sendo um importante material para fins acadêmicos e profissionais, ganhando um notório protagonismo durante os meses de home office em 2020, evidenciando ainda mais a sua importância como um meio de condicionar o acesso à tecnologia e a globalização.

pessoa segurando notas de dinheiro

Por entender todo esse pensamento, que a bringIT nasceu como uma empresa especializada em oferecer serviços de informáticas de ponta, acessórios e atendimento personalizado aos nossos clientes. Nossa missão é fazer com que o seu contato com o mundo da tecnologia seja cada vez mais simples e dinamizado, auxiliando na busca por objetivos laborais e contando com a rapidez de processadores para te ajudar a terminar aquele grande trabalho final da graduação.

Entre em contato conosco através do site e saiba mais sobre os serviços disponíveis que temos a oferecer com toda a facilidade de pagamentos e uma excelente pronta entrega mesmo em tempos de mobilidade reduzida. Envie suas dúvidas e sugestões para os nossos colaboradores, estaremos sempre à disposição para atendê-lo.