Como clarear a tela do notebook – Confira o passo a passo!

Tempo de leitura: 5 minutos

Certamente, nem todo mundo conhece os comandos e configurações relativos à tela do notebook. E sempre que se está em um ambiente escuro ou claro demais, alguns ajustes devem ser feitos. Clarear a tela do notebook é possível em alguns passos básicos. Então, confira a seguir!

Ajuste o brilho da tela do notebook pelo teclado

Em suma, ajustar o brilho da tela do computador não é nem de longe uma tarefa complicada. Desta forma, não sendo um problema de ordem física ou que comprometa este componente, qualquer pessoa pode ajustar o brilho da máquina com facilidade e sem grandes riscos. Todavia, há ainda algumas opções para resolver o problema antes de buscar ajuda técnica.

Primeiramente, a primeira dica para clarear a tela do notebook é explorando o teclado. Porém, cada modelo e marca trazem opções diferentes para isso. Em geral, a tecla traz um sol desenhado ou algo que indique brilho.

Alguns modelos trazem ícones distintos, de mais ou menos brilho, e em outros casos, estas teclas são as “F1” e o “F2”, ou o “F11” e o “F12”, sendo as opções mais comuns. Faça o teste na sua máquina.

Depois, basta localizar estas teclas e ajustar conforme a sua preferência, automaticamente. Em alguns casos, pode aparecer uma janela para ajustar manualmente.

Saiba como clarear a tela do notebook pela Central de Ações

Nem sempre é possível ajustar o brilho ou clarear a tela do notebook pelo teclado, seja por problemas diversos ou por não ter estas opções.

Neste caso, basta ir em “Central de ações” do Windows 10, que está ao lado da “Data e Hora”, na barra de menu inferior. Assim, no slider – que é o controle deslizante de brilho – você pode clarear a tela do notebook como desejar.

Atualize o drive

No entanto, se o problema persistir, talvez o drive esteja desatualizado. Verifique as peças físicas na tela estejam funcionando de acordo com o sistema operacional. Vá até o Gerenciador de Dispositivos do Windows e encontre os adaptadores de vídeo.

Em destaque, o processo é bem simples: acesse Painel de Controle > Hardware e Sons > Gerenciador de Dispositivos e busque por Adaptadores de vídeo. Clique duas vezes sobre o seu dispositivo de vídeo.

Depois, selecione a aba Driver e clique em Atualizar Driver. Uma dica é que o Windows 10 permite buscar na Internet o software adequado para cada componente. A seguir, se houver problema com este drive, instale uma versão recente ou compatível.

Ajuste o brilho da tela do notebook pelas Configurações

Outra opção muito segura é clarear a tela do notebook pelas configurações da máquina. Para isso, vá ao menu “Iniciar”, acesse a aba de “Configurações” do Windows 10 e selecione a opção “Sistema”. Depois, à esquerda, abra a aba “Vídeo” e altere no slider a opção “Alterar brilho da tela interna”.

Ajuste conforme a bateria

Em suma, um problema mais complexo é quando há problemas de compatibilidade de energia. Mas isso também pode ser solucionado através do sistema. Você pode otimizar o uso da bateria adequando o brilho quando precisar usar o notebook em locais sem acesso à tomada.

Assim, é possível alterar a intensidade do brilho e o desempenho do computador. Quando a bateria está perto de acabar, o Windows colocar o notebook em modo de economia de energia, diminuindo a sua luminosidade. Desta forma, isto pode incomodar alguns usuários.

Desta forma, para alterar os planos de energia do Windows, vá em Painel de Controle > Hardware e Sons > Opções de Energia.

Ou ainda, acesse o menu “Iniciar”, a aba de “Configurações” do Windows 10 e selecione a opção “Sistema”. Depois, na parte lateral esquerda da tela, abra a opção “Bateria” e marque a opção “Reduzir brilho da tela no modo economia de bateria”.

E quando não é possível clarear a tela do notebook?

Para finalizar, se você tentou todas as opções acima, pode ser que o seu equipamento esteja danificado. Logo, entre as causas mais comuns estão:

  • Problemas de configuração da tela – que envolve os passos acima.
  • Componente da placa mãe queimado. Assim, avalie a situação juntamente com um técnico.
  • Problemas de hardware – como o próprio monitor danificado ou o cabo flat. Neste caso, também busque a assistência técnica.
  • Problema com a versão da BIOS – Sistema Básico de Entrada/Saída. Desta forma, verifique no site do fabricante uma versão adequada.
  • Drive de vídeo desatualizado – você pode atualizá-lo em Painel de Controle > Hardware e Sons > Gerenciador de Dispositivos.
  • Problemas de incompatibilidade de energia – como dito anteriormente, ocorre quando a bateria tem problemas ou está perto de acabar. Verifique este problema em Painel de Controle > Hardware e Sons > Opções de Energia.

Como você pode notar, há muitas opções para você mesmo resolver problemas de brilho da tela do seu computador pessoal. É possível adaptar o uso em diferentes condições de ambiente e ainda de uma forma que contribua para a sua saúde e bem-estar.

Além disso, conheça também as opções de notebook e telas para notebooks em nossa loja e aproveite as melhores condições de pagamento e os melhores preços. Além disso, com as facilidades de uma compra on-line e segura!

Veja também: Tirar a bateria do notebook e usar na tomada é bom? Mitos e verdades

Então, gostou das dicas sobre telas para notebook? Não se esqueça de que tudo o que você precisa para ter a melhor experiência no dia a dia com o seu notebook você encontra na bringIT com as melhores condições e as melhores marcas! Compartilhe estas informações em suas redes sociais e deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *