A importância da trava de segurança para notebook

A importância da trava de segurança para notebook

Tempo de leitura: 6 minutos

Saiba a importância da trava de segurança para notebook, e como ela pode ser decisiva para garantir a proteção do seu equipamento.

Seu notebook é muito valioso para você, afinal além de ser um investimento financeiro significativo, ainda possui armazenados dados importantes tanto pessoais, quanto possivelmente comerciais.

Com a tendência de trabalho remoto, home office e de nômades digitais, crescendo em todo o mundo, a tecnologia antifurto de dispositivos se tornou uma preocupação para todos, seja consumidor ou fabricante.

A mobilidade proporcionada por equipamento cada vez mais leves e eficientes também eleva o valor do patrimônio e os desafios de garantir a segurança deles.

Notebook Dell sobre mesa sem trava de segurança

Logo, para garantir a proteção do equipamento e das informações neles contidas, é necessário um bom sistema de segurança, que seja fácil de usar e principalmente confiável.

O uso da trava de segurança para notebook é um desses sistemas de segurança e é considerado o mais acessível e seguro.

O que é uma trava de segurança?

A trava de segurança para notebook é um mecanismo de segurança que conecta um cabo de aço ao seu aparelho e o prende a um objeto fixo, como uma mesa, por exemplo, usando a mesma lógica de uma trava de bicicleta.

Essa ferramenta de segurança, é muito eficiente contra o furto de notebook, em áreas públicas, como cafés, aeroportos e bibliotecas, locais de grande incidência de roubos de eletrônicos.

Os aparelhos fabricados a partir do ano 2000 em sua maioria possuem Slot de segurança, como o Slot Kensington conhecido também como Slot-K, o que permite o uso de travas de segurança para notebook.

Como usar a trava de segurança para notebook?

Após adquirir uma trava de segurança para notebook, o uso dessa ferramenta é muito fácil e intuitivo. Pode ser utilizada por estudantes em seu notebook pessoal ou até mesmo por gerentes de TI responsáveis por vários equipamentos.

As categorias de travas de segurança mais populares são por combinação e com chave, obviamente por sua praticidade, a de combinação ou segredo é a mais procurada, como o modelo CS-10 C3TECH.

Para utilizar uma trava de segurança para notebook com segredo de maneira segura, você deve seguir as seguintes instruções:

  • Passe o cabo da trava de segurança para notebook em volta de um objeto fixo, e depois passe a parte que possui a tranca pelo orifício do cabo, puxe bem para garantir que está preso.
  • Depois zere a numeração da trava, “0000” é o padrão de fábrica de 99% das travas de segurança para notebook, usada para que você defina a sua combinação posteriormente.
  • Mantenha o botão da tranca pressionado, ele só deve ser solto quando os números, da combinação estabelecida, forem colocados. Selecione a combinação de números escolhida por você, não esqueça de anotar.
  • Libere o botão da trava de segurança para notebook, agora ela estará com o segredo escolhido por você. Localize o Slot de segurança do notebook, em geral, uma abertura retangular, na horizontal ou vertical, próximo a dobra da tela do aparelho.
  • Pressione o botão de tranca do notebook e encaixe a trava no Slot de segurança, ao soltar o botão a trava irá se prender ao aparelho.
  • Não se esqueça de girar os números para esconder sua combinação. Para liberar o aparelho, basta colocar o segredo e pressionar o botão da trava.

A trava de segurança para notebook é segura?

Trava de segurança para notebook é um padrão no mundo todo, é muito difícil quebrar o cabo e a violação da trava é tão complexa que para retirar do aparelho certamente inutiliza para a revenda, o que é um fator muito importante para um ladrão.

Claro que nenhum sistema de segurança é intransponível. Por isso, você precisa tomar alguns cuidados, como, por exemplo, não divulgar a senha da trava de segurança para notebook e não deixar seu equipamento sozinho em local público por longos períodos.

Diminua o prejuízo.

Existem várias maneiras de um bandido aborda-lo ou até mesmo criar oportunidades de roubo, por isso, garanta a sua segurança e tome algumas medidas preventivas para diminuir o seu prejuízo.

Investir em uma trava de segurança para notebook eleva o nível de segurança, no entanto, não o isenta de ter o notebook roubado.

Backup regular.

Faça uma cópia de segurança (backup) de seus dados regularmente, utilize um HD externo para manter uma cópia dos dados, isso pode ser útil tanto para o caso de furtos, quanto para possíveis problemas técnicos.

Procure HDs com alta velocidade de transferência como o HD Seagate que possui capacidade de transferência de dados de cerca de 4,8GB/S, o que evita que os backups sejam desperdícios de horas.

Senha no sistema operacional.

Sempre use senhas para o sistema operacional do seu equipamento, fazer login automaticamente poder ser prático, porém é um risco muito alto para a segurança do seu equipamento!

Sabemos que hoje em dia existem formas de quebrar a segurança de vários sistemas operacionais, porém, por que abrir mão dessa camada extra de proteção?

Seguro do notebook.

Além da trava de segurança para notebook, se seu equipamento for muito caro, e decidir que vale o investimento, estude a viabilidade de adquirir um seguro para o seu equipamento.

Essa dica deve ser avaliada caso a caso, pois seguros são caros e possuem contratos com vários por menores que devem ser verificados.

Boletim de Ocorrência.

Muitas pessoas pensam que registrar a ocorrência do furto é perda de tempo, porém, em alguns casos trazem o aparelho de volta e sempre ajudam a polícia local a mapear as áreas que necessitam de mais segurança, o que é muito importante.

Segurança em primeiro.

O uso de travas de segurança para notebook é uma maneira eficaz de garantir a integridade do seu aparelho, além de apresentar ótimo custo-benefício e praticidade, aliados aos cuidados acima listados, garante menos problemas para você e mais eficiência para seu trabalho e estudo!

Gostou de saber mais sobre segurança para proteger seu equipamento e dados? Leia mais sobre o assunto no nosso blog, e acesse nosso site para conferir as novidades no mercado de tecnologia!