ícone compartilhar redes sociais
Memória RAM

Como aumentar memória RAM?

Welysson

Você sabe como aumentar a memória RAM? Realizar esse procedimento pode aumentar bastante a vida útil de PCs e notebooks, tornando a máquina muito mais rápida do que ela normalmente é. E a sua instalação, como veremos, é bem simples.

No entanto, é preciso conhecer bem os tipos de memória disponíveis, além de se certificar de que não irá fazer o procedimento de maneira errada. Por isso, é importante estar atento a todas as informações sobre o assunto.

Quer saber mais sobre o tema? Então venha conferir a maneira mais fácil de aumentar a RAM do seu aparelho.

Conheça a capacidade do seu computador

Para aumentar a memória RAM do computador ou notebook, é necessário primeiro conhecer toda a capacidade da sua máquina. Os aspectos técnicos são extremamente importantes nessa etapa do processo, mesmo que não tenha muito conhecimento sobre essa área.

Contudo, garantimos que essa parte do procedimento é bem simples. Aqui, é necessário ficar atento se o sistema do seu notebook é de 32 ou 64 bits. É isso que vai delimitar quanto é possível aumentar de memória em sua máquina.

Um computador onde o sistema é de 32 bits, é possível contar com uma memória RAM de, no máximo, 3GB. Mesmo que 2 pentes de 2GB sejam colocados na máquina, o PC é capaz de reconhecer apenas 3, não sendo possível ultrapassar esse limite.

Já no caso das máquinas de 64 bits, esse limite vai variar de acordo com o sistema operacional do seu computador. Em algumas versões, esse número pode chegar a até 192 GB, aumentando a capacidade do computador de maneira significativa.

Para descobrir qual é o caso do seu computador, basta clicar no menu “Iniciar”, utilizar o botão direito para clicar em “Computador”, e em seguida vá em “Propriedades”. Nessa tela, é possível verificar se o seu sistema é 32 ou 64 bits.

Descubra o tipo de memória RAM

Outro ponto importante é descobrir qual é o tipo de memória RAM presente em sua máquina. Atualmente, são três os principais tipos: DDR, DDR2, DDR3 e DDR4. É necessário que se adicione o pente do mesmo modelo que o já presente no seu aparelho.

Caso tenha um pente DDR3, por exemplo, mas compre uma memória RAM DDR2, a instalação pode acontecer, porém, o resultado pode acabar não sendo bem o que você está esperando. O mais recomendado é utilizar o mesmo tipo.

Para descobrir o tipo de pente, basta abrir a máquina e checar o tipo presente na placa. Além disso, existem programas que fazem esse trabalho para você, como o Everest, que analisa o hardware do seu computador e pode te dar a resposta.

Atenção na hora de comprar o pente

Já apresentamos os tipos de memória RAM disponíveis, falamos que é importante escolher o pente do mesmo modelo, mas não explicamos o porquê disso. Agora vamos entender melhor porque essa questão pode ser tão crucial para o desempenho do PC.

Caso os pentes sejam iguais, existe a possibilidade de aproveitar um recurso chamado de Dual Channel. Isso acaba fazendo com que o desempenho da máquina seja ainda melhor, aumentando a velocidade com que operações básicas são realizadas.

Esse recurso aumenta a velocidade em que os dados são transmitidos no notebook, o que pode melhorar significativamente a performance do seu aparelho. Por isso, caso tenha a possibilidade, não hesite em utilizar essa ferramenta para melhorar o PC.

Contudo, é preciso destacar que nem todos os computadores suportam o Dual Channel, e a única maneira de descobrir se esse é o seu caso, é lendo o manual da sua máquina. Nele, é possível checar todas as especificações do PC a ser modificado.

Como fazer a instalação da RAM?

Agora que já sabemos os tipos de memória disponíveis, conhecemos os benefícios de se escolher o mesmo tipo de pente, e aprendemos a checar a capacidade do PC, já podemos, enfim, passar a parte da instalação da memória RAM.

Aqui, vamos detalhar a melhor maneira de fazer isso tanto em computadores de mesa quanto em notebooks, para que o processo abarque o maior número de pessoas possíveis. No mais, confira abaixo como realizar o procedimento.

Como instalar em computador?

A instalação no computador pode confundir algumas pessoas, porém, garantimos que o procedimento é bem simples. Para começar, desligue o seu computador e lembre-se de remover o cabo da fonte, para que nenhuma energia corra na máquina.

Após isso, retire a tampa da CPU e identifique a placa mãe do PC. Localize o local onde a memória RAM presente já está instalada, e verifique os slots que estão vagos. Em cada um dos espaços é possível visualizar duas alavancas nas extremidades.

Para retirar um pente da memória, basta pressionar com pouca força essas alavancar. Para instalar um novo pente, é necessário apenas encaixar a nova peça até que se escute um estalo vindo da máquina.

Após isso, a instalação já foi feita, e basta fechar a CPU, ligar a fonte e o computador novamente, e verificar se a instalação foi bem-feita. À frente vamos ensinar a checar se o procedimento aconteceu da forma correta.

Como instalar em notebook?

Primeiro, assim como no computador de mesa, é preciso desligar o notebook e tirá-lo do carregador. Após isso, remova os parafusos da porta base, geralmente presente no fundo da máquina. É a partir desse ponto que podemos mexer nas peças do aparelho.

Após isso, identifique a memória RAM e seus slots presentes no notebook. Destrave os pinos que a prendem com muito cuidado, usando o mínimo de força possível para não correr o risco de danificar o aparelho.

Depois de retirar a peça, basta encaixar a nova memória no local indicado até que se escute um estalo, provando que a peça se encaixou. Coloque a porta base novamente no local e ligue o notebook para conferir se o processo deu certo.

Como descobrir se a memória RAM aumentou?

Para verificar se deu certo o processo de aumentar a memória RAM do seu aparelho, basta ligar a máquina e utilizar o botão direito na opção “Meu Computador”, ir em “Propriedades” e checar se a nova capacidade de RAM aparece disponível.

Caso o procedimento não tenha dado certo, basta realizar o procedimento novamente, certificando-se de que as peças serão instaladas da maneira correta. Contudo, como vimos, a instalação é simples, e por isso, nenhuma dificuldade deve ser encontrada.

Gostou do conteúdo? Quer descobrir um excelente local para comprar os melhores acessórios para PC e notebook, além dos pentes de RAM? Então venha conhecer o nosso site para checar as melhores opções!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *