12 dicas de como melhorar o desempenho do notebook

12 dicas de como melhorar o desempenho do notebook

Tempo de leitura: 6 minutos

Otimizar o notebook e explorar ao máximo seu potencial é uma prioridade para qualquer pessoa que utilize frequentemente deste dispositivo.

Lentidão e travamentos constantes são situações capazes de tirar qualquer pessoa do sério. Porém configuram problemas rotineiros para quem utiliza notebook com frequência, uma vez que são muitos arquivos e programas baixados. Mas, afinal, como proceder para melhorar o funcionamento do computador?

Confira 12 dicas para otimizar o desempenho de um notebook.

Verificar o processador

O processador é indubitavelmente um dos mais importantes componentes para assegurar o bom desempenho de um notebook, o que torna indispensável gerenciá-lo e fazer correções preventivas neste sempre que possível.

Para garantir uma performance satisfatória do notebook é imprescindível averiguar pontualmente em que condições está a memória do processador de um notebook e investir em mecanismos que possibilitem maior aproveitamento das funções do processador.

Antivírus é vital

Os vírus caracterizam grandes problemas para o desempenho de um computador. Nesse sentido, é importante utilizar constantemente de antivírus para eliminar essas eventuais ameaças.

Todavia, é importante escolher um antivírus efetivo e que consiga eliminar todas as ameaças existentes. Além disso, para ser funcional o antivírus necessita ser compatível com as especificidades do notebook.

Antivírus não pode ser escolhido de qualquer forma, por isso nem sempre os notebooks funcionam plenamente mesmo quando estes são utilizados de forma constante.

Permitir as atualizações do Windows e dos drivers em geral

Para um bom funcionamento do dispositivo em questão é imprescindível manter os drivers e de hardware e o Windows constantemente atualizados.

Muitas pessoas relutam em atualizar tais configurações, mas o fato é que a atualização dos drivers está relacionada com o desempenho do notebook.

Da mesma forma o Windows, uma vez que este sistema operacional é extremamente complexo. Logo, a Windows está constantemente atualizando as configurações para assegurar um melhor desempenho e as atualizações, portanto, devem ser imediatas para garantir um bom trabalho do sistema.

Uma vez que o usuário não as instale de imediato ou as desative, o sistema fica comprometido como um todo.

Otimizar as configurações de energia

Efeitos visuais em demasia e outros efeitos técnicos também prejudicam o trabalho do notebook.

Logo, é imprescindível atualizar as chamadas Opções de Desempenho, assim desabilitando animações desnecessárias e outros virtuosismos do sistema.

Além disso, muitos usuários costumam alterar manualmente as configurações referentes ao brilho, o que também impacta no bom funcionamento do notebook. O correto é deixar ativado no Windows o modo de economia de energia.

Sem falar que muitas pessoas deixam o notebook carregado constantemente, o que além de viciar a bateria, também pode ocasionar um superaquecimento nesta. Portanto, este é outro hábito que deve ser evitado. Em casos de bateria viciada, o prudente é adquirir outra.

Evitar aplicativos em segundo plano

Outro fator que precisa ser averiguado é a questão dos aplicativos em segundo plano, uma vez que estes consomem o notebook.

O ideal é desativar os aplicativos que ficam em segundo plano, já que estes comprometem o bom funcionamento do dispositivo em questão.

Alguns usuários não percebem, mas muitos aplicativos ficam em segundo plano e ao desativar aqueles dispensáveis fica visível o quanto o desempenho do notebook é otimizado.

Limpar a área de trabalho

O desktop é outra configuração que todos os usuários devem atentar para que não ocupe um espaço desnecessário no sistema.

Logo, a área de trabalho deve ser constantemente enxuta, de forma a conter o essencial. A quantidade de arquivos e atalhos são itens que impactam negativamente no desempenho de um notebook.

O recomendado é excluir arquivos que não são utilizados e armazenar os itens indispensáveis em pastas acessíveis para futuras utilizações.

Atentar para o gerenciador de tarefas

O gerenciador de tarefas é um termômetro imprescindível para averiguar os motivos que podem à lentidão do notebook.

Tal pesquisa no gerenciador de tarefas aponta quais programas estão consumindo mais a memória RAM e o processamento de um modo geral, assim como o estado de memória do dispositivo.

É usual que notebooks que não atentem para a questão do gerenciador de tarefas possuam o uso do disco quase que com capacidade total.

Desinstalar programas que não são utilizados

Existem determinados programas que consomem muito a memória RAM e por vezes alguns deles nem são essenciais.

São muitos os programas que o usuário baixa e só utiliza algumas vezes, mas por algum motivo eles seguem consumindo a memória do notebook.

A desinstalação de programas é simples, sendo feita por meio do próprio sistema operacional do notebook.

Desfragmentar o disco rígido

Nem todas as pessoas sabem, mas desfragmentar o disco rígido é uma medida crucial para a vida útil do notebook.

Isso ocorre porque a reorganização dos dados contidos no disco rígido melhora significativamente o desempenho do notebook.

O desfragmentador pode ser executado via agendamento, mas também pode ser feito de forma manual se assim desejar o usuário.

Executar a solução de problemas

Existe uma tarefa no Windows denominada Soluções de Problema e que deve ser utilizada pontualmente, já que localiza problemas que podem afetar o desempenho do notebook.

Além de encontrar tais ameaças, o mecanismo em questão também os corrige automaticamente.

Limpar os arquivos temporários e de registro

Usuários que utilizam frequentemente do dispositivo em questão tendem a acumular bastante lixo virtual. Afinal, são muitos os arquivos ditos temporários, mas que ficam armazenados no Windows por um tempo prolongado.

O que torna vital uma varredura frequente no sistema. Para isso, existem determinados programas que podem ajudar nesta tarefa, como, por exemplo, o CCleaner.

Adicionar mais memória RAM

A memória RAM, assim como o processador, configura um dos pilares fundamentais para garantir que um notebook tenha um desempenho satisfatório.

Em razão disso, se o dispositivo continua apresentando uma performance fraca mesmo após inúmeras resoluções, adquirir mais memória RAM é uma solução extremamente viável.

Porém, é algo que não pode ser feito de qualquer forma, sendo necessário averiguar as configurações no notebook e quais os melhores procedimentos antes de comprar mais memória para o dispositivo.

Conheça os nossos serviços

Acesse o nosso endereço eletrônico e conheça os produtos e serviços que ofertamos. Entre em contato com os nossos colaboradores para solicitar um orçamento. Também atendemos por meio das nossas Acesse a redes sociais .