Tela notebook escura imagem no fundo: o que pode ter acontecido?

Tempo de leitura: 5 minutos

Percebeu a tela notebook escura com imagem no fundo? Esse é um problema que pode ser bem incômodo, afinal, você não está vendo absolutamente nada que acontece na tela, tornando o notebook praticamente obsoleto. A verdade é que esse problema pode ter diversas origens, desde as mais simples, até as mais complexas.

Então, se você já passou pelo problema da tela notebook escura imagem no fundo, continue lendo o post. Vamos mostrar para você o que pode ter acontecido e como resolver.

limpar tela de notebook preta

Problemas na configuração do brilho

Geralmente, esse é o problema mais comum e também o mais simples de resolver. Os teclados de notebook apresentam diversos atalhos e um deles ajuda a controlar o brilho da tela. É possível que em algum momento você tenha apertado esse botão sem querer e diminuiu o brilho.

Nesse caso, a solução é simples. Basta apertar o botão Fn mais o botão com ícone de brilho, que geralmente é um sol com um sinal de ou sendo preenchido. Se o teclado parou de funcionar, você pode acessar as configurações de vídeo e mudar o brilho da mesma forma. Assim como o brilho, o contraste do Windows também pode estar muito alto, dificultando a visualização da tela.

Bateria configurada para economizar energia

Se você perceber a tela notebook escura imagem no fundo verifique se o computador está ligado na tomada ou funcionando só na bateria. Nesses casos, o Windows está sempre procurando formas de economizar energia, com um plano de gerenciamento de energia.

O brilho é um dos fatores que afeta a potência do note, o que significa que o Windows pode diminuí-lo bastante. Você pode acessar o painel de controle – hardware e sons – opções de energia e ver isso você mesmo.

Drivers incompatíveis

Atualizar os drivers é sempre importante para garantir que as partes do seu notebook estão interagindo da melhor forma possível. Se ele for incompatível ou estiver desatualizado, você pode perceber problemas.

O Windows faz esse processo de atualização automaticamente, mas você também pode conferir a situação dos drivers por meio do gerenciador de dispositivos.

Versão da BIOS desatualizada

Assim como os drivers, a BIOS também pode estar desatualizada ou incompatível, gerando algum problema de comunicação entre a placa mãe, seus componentes e o sistema operacional. Você pode verificar no site da fabricante do notebook se existe uma versão mais nova da bios. Assim, basta atualizar para resolver o problema.

Problema no cabo flat

cabo flat

Agora começamos a entrar nos problemas mais específicos e o cabo flat é um dos mais comuns. Ele é responsável por fazer a conexão entre a placa de vídeo e a placa mãe. Se ele estiver com algum problema, a imagem será comprometida.

É uma estrutura muito delicada, o que significa que não somente pode dar problemas com facilidade, mas que também demanda uma mão mais técnica para corrigir.

Ainda na placa mãe, é possível que ela tenha algum componente queimado, o que deixa o notebook tela escura imagem no fundo mais evidente.

Lâmpadas fracas ou queimadas

O notebook pode ter um backlight, uma lâmpada de LED ou CCFL que pode estar com defeito ou muito fraca, impedindo que a imagem seja projetada na tela. É preciso abrir o notebook para verificar, o que significa que o ideal é chamar um técnico de confiança.

Tente algumas opções mais improváveis

Se nada acima der certo, você ainda tem algumas opções, apesar delas serem improváveis. Ainda assim, vale a pena testar. A primeira, é desabilitar a inicialização rápida para quem tem notebook com Windows 10, pois isso pode dar o problema da tela escura. Outro problema que pode gerar tela notebook escura imagem no fundo é o excesso de programas abertos. Abra o gerenciador de tarefas e vá fechando alguns.

Por fim, também existe um bug mais raro para quem usa Windows 10 com mais de uma conta de usuário. Em certos casos, essas configurações podem gerar esse problema. A solução é simples, removendo ou adicionando novas contas.

Que testes podem ser feitos para detectar o problema?

Enquanto esses são os problemas mais comuns, pode ser que a tela do computador fique totalmente escura e você não consiga ver nenhuma imagem no fundo e nem fazer mais nada. Nesse caso, você tem algumas opções.

Primeiro, faça o processo de reiniciação física. Desconecte todos os periféricos, incluindo USBs e cartões de mídia. O objetivo é testar o computador para ver se ele está iniciando normalmente e se o problema está na tela. Então, tire a bateria e o cabo de energia, mantendo o botão de ligar pressionado por 15 segundos.

Em seguida, reconecte o cabo e ligue o notebook normalmente. Se não perceber nenhuma luz na tela, procure outros sinais de que o aparelho está funcionando, como as leds do teclado ou os barulhos do computador.

Instale um monitor externo para verificar se o problema é no notebook

Se você usa a segunda tela ou tem um monitor sobrando, esse é um teste importante, especialmente se você ouvir barulhos que indicam um computador funcional. Se a imagem aparecer no monitor externo, você já sabe qual é o problema. Caso contrário, pode ser uma situação mais grave.

Inicie o computador em modo de segurança

O modo de segurança é interessante caso seu computador fique com a tela preta ou muito escura. Nesse caso, ele pode detectar uma configuração errada e ligar mesmo assim. O desafio é que você precisa reiniciar o notebook, o que pode não ser tão simples com a tela escura.

Por fim, vamos finalizar o post com um alerta importante. Como você percebeu, existem diversos motivos que podem levar à tela notebook escura imagem no fundo. Não tem problema em fazer os testes e soluções mais simples, já que qualquer usuário é capaz de fazê-las. Porém, o recomendado é não abrir o notebook por conta própria.

A não ser que você tenha muita experiência e confiança, as peças do notebook são bem delicadas e frágeis. Portanto, o ideal é chamar um técnico de confiança para que ele faça isso por você sem maiores problemas.