Saiba como limpar memória RAM

Tempo de leitura: 6 minutos

Cada vez mais nossas atividades estão sendo realizadas pelo computador. Sejam elas de trabalho ou de lazer, estamos sempre na frente de uma tela desempenhando funções. Isso torna muito mais importante manter um computador com bom desempenho.

Imagine ter que lidar com um aparelho que não consegue realizar várias tarefas ao mesmo tempo, seja por pouca memória RAM ou por qualquer outro motivo. Por isso é essencial adquirir bons itens e, também, cuidar das configurações do seu computador.

Pensando nisso, vamos entender melhor o que é a memória RAM e explicar como sempre realizar o procedimento de limpeza nela pode gerar um incremento enorme de eficiência na sua máquina.

Primeiro, o que é memória RAM?

A memória RAM é uma memória de trabalho do seu computador. Ela funciona guardando de maneira temporária os dados que estão sendo utilizados pelo sistema.

Vamos entender melhor. Quando você instala um programa ou salva as fotos das suas férias em uma pasta, esses dados são armazenados no HD ou no SSD. Por outro lado, quando você abre o seu navegador, os dados utilizados para execução dessa tarefa são armazenados de maneira temporária na memória RAM.

Ao finalizar as tarefas, a memória RAM é liberada para novas demandas do computador. Essa memória é muito mais rápida que um HD, por exemplo, e isso é o que permite um uso fluido e sem travamentos no notebook.

Acessando o Gerenciador de Tarefas no Windows é possível descobrir em tempo real quanto cada aplicação está demandando de memória RAM e quanto ainda está disponível sem uso. Essa é uma boa alternativa para descobrir qual programa está drenando sua RAM e atrapalhando o uso, por exemplo.

É importante deixar claro que um sistema com memória RAM de sobra dificilmente terá travamentos ou lentidão na hora de realizar suas tarefas.

Acesse nosso catálogo se estiver precisando de mais RAM para instalar no seu notebook ou de qualquer outro item de armazenamento. Nós certamente teremos o que você está procurando: um produto de qualidade com excelente custo-benefício.

Como limpar sua memória RAM

  • Reiniciando o computador: sim, essa é a maneira mais prática e rápida de liberar espaço na memória RAM do seu dispositivo. Isso ocorre porque, ao reiniciar, vários processos que não estão sendo mais necessários são interrompidos e isso permite que essa memória livre seja alocada em outras atividades. Para quem mantém sempre o notebook ligado, uma boa dica é reiniciar o aparelho de tempos em tempos. Essa ação simples pode ajudar bastante quando a baixa memória RAM disponível ainda não é tão crítica.


  • Desinstale softwares: muitos programas podem continuar consumindo memória RAM do seu computador mesmo quando você não estiver usando diretamente. Eles ficam realizando operações em segundo plano e o impacto disso na eficiência do notebook pode ser significativo.
    Então, desinstale aqueles programas que você não usa mais no seu computador. Faça isso navegando para “Configurações > Aplicativos” e clicando em “Desinstalar” em qualquer programa que você deseja remover.

  • Se atente para a presença de malware: é importante verificar se há malware no seu notebook. Esses softwares desonestos são capazes de consumir muita memória RAM do seu computador e talvez seja isso que está causando uma lentidão exagerada na sua máquina.
    Existem vários softwares que fazem uma varredura através desses malwares, então escolha um de sua preferência e mantenha sua máquina protegida desse problema.

  • Gerencie seus programas: programas pesados e que demandam muito do seu computador podem ser um problema para a memória RAM dos dispositivos. Por isso, é importante pensar se eles são realmente a opção mais adequada ao seu tipo de uso.
    O Photoshop, por exemplo, é um software que demanda muita memória RAM e exige um computador com boas configurações para que funcione de maneira fluida. Se o seu notebook não tiver essa potência adequada, vale a pena tentar outros programas mais leves que desempenham funções parecidas, como o GIMP.
    Também se atente para não deixar vários programas abertos ao mesmo tempo, pois isso pode fazer a velocidade do seu computador despencar. Sempre que finalizar o uso, feche o programa e, se possível, utilize um por vez.

  • Cuidado com utilitários de limpeza de RAM: é comum encontrar utilitários de limpeza de RAM que se dizem eficientes na limpeza da memória do seu computador. Parece tentador, realmente, conseguir melhorar o desempenho da sua máquina dessa maneira tão prática, mas recomendamos evitar esse tipo de programa.
    Esses utilitários podem criar uma falsa sensação de limpeza de memória RAM, mas fazem isso a um custo muito alto: retirando memória de programas que realmente precisam dela para funcionar de maneira adequada.


Dito isso, seguir as outras dicas que demos e se atentar para a forma como você utiliza seu computador é uma maneira muito mais confiável de lidar com a memória RAM.

Caso o seu uso realmente demande uma grande quantidade de memória RAM, a nossa sugestão é investir em um upgrade para que sua experiência seja produtiva. Essa pode ser uma grande dica, principalmente para quem trabalha com programas pesados. Vamos entender melhor como saber a hora de realizar esse upgrade de memória.

Quando fazer o upgrade de memória RAM?

O primeiro sinal de que você está precisando investir em memória RAM é no momento em que seu computador começa a ficar lento quando abre programas mais pesados, que demandam mais da máquina.

Também vale a pena investir quando você quer manter várias aplicações abertas ao mesmo tempo. A memória RAM é importante para que você consiga fazer isso sem que o computador comece a apresentar lentidão.

Além disso, se você utilizar um programa ou jogo que já deixa claro nas especificações que demanda mais memória RAM do que a que o seu computador tem disponível, é sinal que realizar esse upgrade é um passo obrigatório para que você consiga usar o programa sem problemas.

É importante verificar se o seu notebook permite esse upgrade, pois alguns possuem a memória RAM acoplada de maneira permanente na placa-mãe. De modo geral, 8GB é o mínimo adotado atualmente para rodar programas com fluidez.

Nós podemos te ajudar!

Somos um e-commerce de informática, com foco em peças e acessórios para notebook. Temos uma grande variedade de produtos em nosso catálogo. Certamente eles irão atender às suas necessidades.

Temos baterias, fontes, teclados, monitores, HDs, SSDs, mochilas etc., ou seja, tudo que você precisa para ter uma boa experiência se tratando de tecnologia. Todos os produtos de ótima qualidade e com excelente custo-benefício.

Também temos um blog para mantê-lo sempre informado sobre as novidades do mundo da tecnologia. Por aqui conversamos sobre dicas de hardwares, damos passo a passo para instalações de produtos, listamos os melhores produtos de diversas categorias e muitas outras coisas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *