Entenda como trocar a tela notebook positivo

Tempo de leitura: 6 minutos

Quem utiliza um computador no dia a dia sabe o quão problemática pode ser uma tela quebrada, principalmente quando o dispositivo não dá indícios de que algo está errado e tudo ocorre de uma hora para outra.

Nesses casos, é fundamental saber o que fazer para resolver a situação o mais rápido possível, gastando o menor valor.

Hoje falaremos um pouco mais sobre como realizar essa troca em uma tela notebook Positivo, marca brasileira bastante popular e com diversos modelos disponíveis no mercado. Ficou interessado? Então, permaneça conosco durante este artigo.

Conheça a sua tela

Antes de realizar a troca de uma tela notebook Positivo é necessário saber diferenciar cada modelo. No geral, podemos dividir tal peça em duas categorias: a de telas sensíveis ao toque e a de telas LCD.

Já faz alguns anos desde que a Positivo lançou seu primeiro computador de tela sensível ao toque, o que permite, basicamente, que o usuário interaja diretamente com a mesma usando os dedos ou uma caneta ao invés de um mouse ou teclado.

Quando uma tela como essa quebra, ao contrário das demais, ainda é possível utilizá-la, isso porque, a sensibilidade se dá por conta de uma fina camada que lê os sinais do toque e fornece as informações necessárias ao processador.

O que isso significa? Que uma tela de toque é o mesmo que uma LCD, porém, com uma tecnologia extra.

Logo, se uma das camadas estiver com problemas, a troca nem sempre é necessária. O importante é averiguar o que há de errado com a peça como um todo.

Por outro lado, se a tela notebook Positivo for apenas de LCD, a troca pode ser realmente necessária, caso contrário, o dispositivo ficará quase que inutilizável.

Principais problemas apresentados pelas telas

Uma tela notebook Positivo de LCD, assim como as demais marcas, pode apresentar diversos tipos de problemas capazes de obrigar o usuário a realizar uma troca. Entre os mais comuns estão:

  • A tela não mostra a imagem;

  • A tela desliga sozinha após um curto período;

  • A tela está muito escura, o que dificulta a leitura e visualização das páginas;

  • A tela está totalmente branca;

  • Existem diversas linhas coloridas verticais aparecendo na tela;

  • O tempo de resposta da tela após o notebook ser ligado é alto;

  • Consta na tela a mensagem “sem sinal” o tempo todo.

O que pode causar problemas na tela?

De modo geral, existe uma infinidade de possíveis causas para uma tela notebook Positivo deixar de funcionar, como as descritas abaixo.

Fonte de alimentação

Os problemas relacionados a fonte acontecem graças a uma de suas funções, que é a de fornecer energia para cada componente de um display LCD. Quando o fornecimento de energia sofre algum revés, a tela como um todo também é prejudicada.

Luz de fundo

Também conhecida como retroiluminação, a luz de fundo espalha a luz pelos cristais de LCD. Quando essa luz é danificada, a tela acaba ficando escura ou com a imagem desbotada.

Inversor

O inversor está localizado na parte inferior da tela. Tal peça é responsável por fornecer energia ao módulo, que garante a luz de fundo do dispositivo. Quando o inversor está com defeito, ele é incapaz de gerar corrente e tensão corretas, o que resulta em uma tela sem brilho.

Além dos motivos acima, uma tela notebook Positivo pode apresentar problemas causados por rachaduras, pancadas e até mesmo por líquidos derramados sobre ela.

Como faço para trocar a tela do meu notebook?

Se a tela notebook Positivo apresentou algum problema e você sente que é hora de realizar a troca, separe todos os materiais necessários e sente-se com calma para realizar o processo da melhor maneira possível, com foco total na tarefa.

Então, é só seguir os passos descritos abaixo.

  1. Compre uma tela nova

  2. Para isso, vire o seu notebook de cabeça para baixo e observe no adesivo colado na tampa inferior o número de série no seu dispositivo. Com esse dado em mãos, procure em um site de confiança ou em uma loja física o modelo exato da tela do seu computador.
    Lembre-se que comprar a peça errada pode gerar prejuízos, já que a mesma não se encaixará ou funcionará como esperado.
    Se por algum motivo você não encontrar o número mencionado, basta acessar o BIOS. Para isso, abra o console do Windows da seguinte maneira:

    • Vá para o menu Iniciar e pesquise por CMD;

    • Na sequência, uma janela com fundo preto abrirá na sua frente;

    • No console (aqui em C: \ Usuários \ “Nome”) digite exatamente “wmic bios get serial number” (sem as aspas);

    • Pressione Enter e o número de série será exibido na tela.

  3. Adquira todas as ferramentas necessárias para a troca

  4. Para realizar a troca com segurança, será necessário tomar alguns cuidados, como garantir o seguinte:

    • Um espaço de trabalho limpo e plano;

    • Uma faca de lâmina fina ou similar para remover a moldura da tela;

    • Chaves de fenda adequadas para os parafusos;

    • Uma pequena tigela ou saco plástico para manter os parafusos seguros.

  5. Corte a energia

  6. Na sequência, comece o processo de troca da tela notebook Positivo desligando o computador e se certificando de que ele esteja desconectado da fonte de alimentação. Você também precisará remover a bateria, certo? Lembre-se também de evitar tocar nos componentes para que a eletricidade estática não os danifique. Remova a moldura

  7. A moldura da tela pode ter algumas tampas com parafusos na parte inferior, perto das dobradiças. Para removê-las basta tirar cuidadosamente os parafusos que as cobrem.
    Em seguida, coloque cada um dos parafusos no recipiente mencionado anteriormente, para não correr o risco de perdê-los.
    Com o uso de uma espátula ou faca de lâmina fina e sem dentes, remova, por fim, a moldura. A tarefa deve ser feita com o máximo de cuidado, afinal, o objetivo é trocar apenas a tela e não precisar investir em outras peças danificadas sem querer. Remova a tela

  8. Depois de retirar a moldura você terá fácil acesso à tela, que está presa a estrutura de metal do notebook. Verifique se não há mais nenhum parafuso na região antes de continuar o processo. Desconecte os cabos

  9. Existem ainda alguns cabos que mantém a tela no lugar. Você precisará desconectá-los, retirando possíveis fitas presentes na região. Em seguida, aplique uma pressão direta e uniforme puxando a tela, mas sem torcer os cabos. A peça será desconectada com certa facilidade. Coloque a nova tela no lugar

  10. Agora, basta remontar o notebook. A ideia é refazer o caminho, seguindo os passos na ordem inversa. Com os cabos reconectados, posicione a moldura, os parafusos e os adesivos. Reinicie o computador

Coloque a bateria em seu devido lugar, conecte o computador à fonte e ligue-o como de costume.


Pronto! A tela notebook Positivo foi trocada com sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *